Ir para o conteúdo PPGEP Ir para o menu PPGEP Ir para a busca no site PPGEP Ir para o rodapé PPGEP
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Histórico

O histórico do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) corresponde ao do Centro de Tecnologia, pois sempre houve ao longo do desenvolvimento deste, uma preocupação constante dos seus vários departamentos, com a pesquisa científica e tecnológica nas áreas de conhecimento que lhes afetam.

É nesta linha de preocupação constante com a pesquisa científica e tecnológica, que em 1972, surgiu o curso de pós-graduação que originaria o atual PPGEP, inicialmente concebido para atender a Engenharia Mecânica. Em 1974, a UFSM, através do Centro de Tecnologia instalou o Curso de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, com duas opções de estudo e pesquisa, procurando manter-se sempre presente ao movimento de aperfeiçoamento e constante atualização do ensino de engenharia, tendo como objetivo também o desenvolvimento econômico da região geo-educacional da UFSM.

No entanto, a estrutura do curso tal como se apresentava, não foi suficiente para a obtenção de seu credenciamento pelo Conselho Federal de Educação, optando-se então pela reestruturação do currículo, e a diretriz escolhida foi a orientação do curso para a Engenharia de Produção, que procuraria focalizar o aspecto econômico dos sistemas de engenharia, os processos de fabricação, técnicas de análise do trabalho, tópicos relacionados com planejamento e controle da produção, e aplicação de métodos matemáticos na solução de problemas de planejamento e administração.

Mas foi em 1976, que foi alterado o nome do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, opção Gerencia Industrial, para Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, com fortes ligações ao Departamento de Engenharia Industrial, hoje Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas. Em 1980 estavam definidas as duas principais áreas de estudo e pesquisa do Curso: Gerência da Produção e Pesquisa Operacional.

Na década de 1990, os Docentes do PPGEP realizaram a sua qualificação de doutoramento. Nos últimos anos foi reorganizado o PPGEP com o fortalecimento da Área de Concentração Gerência da Produção e suas linhas de pesquisa, concentrando as diversas ações inovadoras, e um modelo de gestão com transparência e critérios bem definidos, tanto para docentes, alunos e futuros mestrandos.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, (PPGEP/UFSM), o qual compreende o Curso de Mestrado em Engenharia de Produção, atuando na formação de profissionais com perfil para a docência, a pesquisa e a gestão. Comprometido com às necessidades regionais oferecendo conhecimento das novas mudanças tecnológicas e sociais, além de dar ênfase no gerenciamento e avaliação de ações de desenvolvimento voltadas ao contexto regional. O PPGEP propõe-se a atender, de forma equilibrada e com excelência, ensino, pesquisa e extensão no campo da Engenharia de Produção, mais especificamente, na área de concentração de Gerência de Produção. Essa área de concentração engloba pesquisas centradas nos temas: Métodos Quantitativos para a Tomada de Decisão, Inteligência Organizacional, Gestão Integrada e de Energia e Mobilidade
Sustentável, que constituem as linhas de pesquisa do Programa.

Em 2010, houve uma reestruturação no corpo de professores, em função dos critérios de credenciamento e descredenciamento. O perfil dos professores doutores do programa, formados em instituições de renome nacional e internacional, possuem projetos nas linhas de pesquisas citadas anteriormente. A Engenharia de Produção da UFSM atua em dois níveis de ensino e pesquisa: graduação e mestrado acadêmico.

Nos anos de 2013 a 2018 o Programa abrigou nove bolsistas pesquisador em estágio pós-doutoral, fazendo pesquisas na linha de pesquisa de Inteligência Organizacional. O PPGEP atua fortemente na região, com ações nas mais diversas câmaras industriais e instituições acadêmicas, formando profissionais para pesquisa e docência e que participam nos diversos grupos de pesquisa e laboratórios do programa. Os docentes tem sido chamados para contribuir em diversas instâncias da UFSM e em projetos de outros PPGs. A procura pelo programa, em nível de ensino, pesquisa e extensão, tem crescido ano após ano, evidenciando a necessidade e a importância para a região de um núcleo de estudos avançados em Engenharia de Produção. Na avaliação quadrienal o Programa recebeu o conceito 4, demonstrando a melhora de qualidade nos critérios da avaliação. Foi submetida a Aplicativos de Propostas de Cursos Novos (APCN) para o doutorado em 2017 e aprovada em dezembro de 2018, com previsão de início das atividades para 2019.

Curso de Doutorado

O Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, nível Doutorado, iniciou seu funcionamento em 16 de janeiro de 2019.

A seleção dos candidatos para ingresso no 1º semestre de 2019 ocorreu através de edital, disponível aqui.

A seleção dos candidatos para ingresso no 2º semestre de 2019 ocorreu através de edital, disponível aqui, as inscrições estiveram abertas no período de quinta-feira (9) até as 19h59min do dia 24 de maio de 2019.

A seleção dos candidatos para ingresso no 1º semestre de 2020 ocorreu através de edital, disponível aqui.

Para acompanhar a atualização da legislação do Programa clique aqui.

Interessados em participar de edital de seleção de candidatos à Aluno Especial I de Pós-Graduação, referente ao 2º semestre letivo de 2019, clique aqui.