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Orientações Gerais de Ingresso para os Alunos

Segue logo abaixo algumas informações úteis para a realização do seu curso de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.

É de responsabilidade dos candidatos acompanharem o disposto no cronograma do Edital 027/2018 e suas atualizações, na página da PRPGP aqui , referente ao processo seletivo, tais como confirmação de vaga (24 e 25/01) e solicitação de matrícula via web (05 e 06/02). A chamada de suplentes está prevista para 14/02.

 

Do título de MESTRE em Engenharia de Produção

Será atribuído o título de MESTRE EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, na área de concentração do Programa, ao discente que:

I – cumprir um mínimo de 24 créditos, dos quais, no mínimo cursar três disciplinas obrigatórias;

II – comprovar a suficiência em uma língua estrangeira para o nível de Mestrado, orientações disponíveis aqui;

III – ser aprovado no Exame de Qualificação, que poderá ser realizado após ter concluído, no mínimo, setenta e cinco por cento dos créditos requeridos e deverá ser feito em até doze (12) meses após o ingresso do discente no Curso, sendo permitida apenas uma segunda defesa em até três (3) meses após a data da primeira. Caso não aprovado, o discente será desligado do Curso;

IV – ser aprovado na Defesa da Dissertação;

V- Entregar o exemplar da Dissertação encadernado com capa dura em cor azul e duas cópias digitais em CD, devidamente corrigido à Coordenação do Programa, respeitando as exigências do Regimento Geral da Pós-Graduação Stricto Sensu e Latu Sensu e as normas da MDT da UFSM.

Legislação:

  

1. OBRIGATORIEDADE DE REALIZAÇÃO DO PLANO DE ESTUDOS AINDA NO 1º SEMESTRE

O Plano de Estudos é o instrumento utilizado para planejar as suas atividades durante o curso. É preenchido online no Portal do Aluno, juntamente com o orientador que deverá aprová-lo e encaminhá-lo à Coordenação de Curso.

Deve ser realizado e aprovado ainda no 1º semestre de curso do aluno, pois acarretará impedimento de matrícula no 2º semestre de curso, caso não realizado.

 

2. DISCIPLINAS A SEREM CURSADAS E MATRÍCULAS

  • OFERTA DE DISCIPLINAS

A Coordenação, através da Secretaria do PPGEP, realiza a oferta das disciplinas dentro do período estipulado no Calendário Acadêmico e após consulta aos docentes sobre as disciplinas apresentadas na Oferta de Disciplinas prevista no site do PPGEP/UFSM, disponível aqui.

  •  APROVEITAMENTO DE DISCIPLINA

É realizado através de Requerimento de Aproveitamento ou Dispensa de Disciplinas, preenchido pelo aluno, requerimento disponível aqui. Orientações disponíveis aqui.

  • BOLSA DE ESTUDOS

A disponibilidade de Bolsa será preenchida por meio de uma seleção, normatizada através de um edital específico, disponibilizado de duas a três semanas antes do início das aulas – edital anterior disponível aqui.

Ao final de cada semestre letivo, os bolsistas do PPGEP deverão entregar na secretaria do programa o relatório semestral de atividades desenvolvidas, com a devida assinatura do professor orientador.

Os critérios para de concessão e manutenção de bolsas do PPGEP são estabelecidos pela Resolução Interna do PPGEP Nº 04, disponível aqui.

  •  DOCÊNCIA ORIENTADA

Os alunos do PPGEP poderão matricular-se na disciplina “Docência Orientada” que corresponde à atividade em disciplina de graduação, compreendendo no máximo 30% da carga horária da respectiva disciplina.

Procedimentos necessários para cursar a Docência Orientada, disponível aqui.

Os alunos bolsistas do PPGEP deverão fazer Docência Orientada I e II.

  • TESTE DE SUFICIÊNCIA

O teste de suficiência afere a habilidade de leitura em línguas estrangeiras e é obrigatório para os alunos de pós graduação, que deverão se submeter ao teste no decorrer do curso para ao qual foram admitidos, orientações disponíveis aqui.

  • MATRÍCULA NA EDT001/EDT002/EDT003/EDT004 – ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO

As disciplinas EDT001 até EDT004 – Elaboração de Dissertação devem ser realizadas somente quando não houver mais disciplinas a serem cursadas pelo aluno. Possuem a função de manter o vínculo do aluno com a Instituição não caracterizando “Abandono” de curso.

  • IMPEDIMENTO DE MATRÍCULA

Ocorre o impedimento de matrícula, durante o período de matrículas para os alunos que:

– Possuem débito com a Biblioteca Central ou qualquer outra biblioteca setorial da UFSM;

– Possuem débito com o DERCA: não apresentaram o diploma (para quem se encontra no 2º semestre do curso);

– Não realizaram ou não tiveram o Plano de Estudos aprovado no 1º semestre do curso.

  • MATRÍCULA CANCELADA – DESLIGAMENTO DO CURSO

O discente terá sua matrícula cancelada e será desligado do curso automaticamente quando esgotar o prazo máximo para a conclusão do curso (24 meses) ou quando apresentar desempenho insatisfatório equivalente a duas reprovações no curso.

 

3. EXAME DE QUALIFICAÇÃO

O exame de qualificação tem o objetivo de avaliar e qualificar o projeto de pesquisa, bem como a capacidade do mestrando em sua consecução.

O discente somente poderá requerer e prestar o Exame de Qualificação após ter concluído, no mínimo, setenta e cinco por cento dos créditos requeridos e deverá ser feito em até doze (12) meses após o ingresso do discente no Curso, sendo permitida apenas uma segunda defesa em até três (3) meses após a data da primeira. 

É responsabilidade do discente a abertura de processo à solicitação do exame de qualificação sugerindo, com a aprovação do orientador, a composição da banca examinadora, orientações disponíveis aqui.

 

4. DEFESA DA DISSERTAÇÃO

A dissertação deve constituir-se em um trabalho próprio, original, redigido em língua portuguesa ou conforme legislação própria da UFSM, encerrando uma contribuição relevante para a área do conhecimento. A estrutura e apresentação da dissertação deve respeitar o manual de elaboração da MDT. O artigo integrante da dissertação pode ser redigidos em outra língua, conforme as regras dos periódicos de interesse para submissão, respeitando o regulamento do programa.

A Dissertação deverá ser apresentada à Coordenação do PPGEP, devendo ser fornecido um exemplar para cada membro da Comissão Examinadora, na forma definida pelas normas de redação em vigor (MDT), no mínimo 30 (trinta) dias antes da data prevista para a defesa.

Para abrir o processo de solicitação de defesa de dissertação (ao final do curso), é necessário que o aluno esteja com seu plano de estudos devidamente cumprido, ou seja, o Plano de Estudos deve estar igual ao Histórico Escolar (mesmas disciplinas e mesmo número de créditos).

É responsabilidade do discente a abertura online do processo de defesa, no Portal do Aluno – solicitação MDT, pelo menos 30 dias antes da data da defesa.

É necessário pelo menos um membro externo à UFSM para composição da banca. Para preenchimento da solicitação de defesa é preciso ter o nome completo, CPF, data de nascimento e Instituição de origem dos membros externos à UFSM. 

A coleta dos dados pessoais do membro externo (nome completo, CPF, data de nascimento e Instituição de origem – disponível no lattes) são de responsabilidade do aluno.

A comissão examinadora será constituída de três membros efetivos (sendo um deles membro externo à UFSM) e um suplente. A presidência dos trabalhos na comissão examinadora será exercida pelo professor orientador, e os demais membros deverão possuir o título de doutor.

No caso de aprovação na defesa da dissertação, o aluno deverá apresentar a cópia definitiva da dissertação, à coordenação do PPGEP, de acordo com o prazo definido pela comissão examinadora, constante em ata de defesa, com as modificações sugeridas pela comissão examinadora, ficando a verificação das correções sob a responsabilidade do professor orientador. O prazo máximo, que poderá ser concedido pela comissão examinadora, é de até 60 dias.

  •  ENTREGA DA DISSERTAÇÃO:

Para finalizar o processo de defesa o aluno precisa entregar uma cópia impressa à Coordenação do PPGEP, encadernada com capa dura, em cor azul, que o PPGEP deverá enviar à Biblioteca Central da UFSM o exemplar impresso da dissertação, acompanhado da versão eletrônica e da respectiva autorização para liberação on-line.

Está disponível aqui, os procedimentos para a entrega da dissertação e seu respectivo aceite pela secretaria.***

Após a entrega do material o processo segue a PRPGP e ao DERCA para expedição do diploma***.

O egresso poderá acompanhar a emissão do diploma no consulta processos, aqui.

***Somente depois de satisfeitas todos os procedimentos de entrega, a ata da defesa de dissertação será encaminhada à PRPGP, para posterior encaminhamento ao DERCA, para emissão do Diploma de Mestre e demais ações para o devido registro e finalizar a situação do discente como “Formado”.

  •  SOLICITAÇÃO DE URGÊNCIA PARA EMISSÃO DO DIPLOMA

O aluno deverá preencher o formulário de solicitação de urgência para emissão do diploma e entregar na secretaria do programa com as demais documentações mencionadas na entrega da dissertação.