Ir para o conteúdo PPGEP Ir para o menu PPGEP Ir para a busca no site PPGEP Ir para o rodapé PPGEP
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Qualificação

O discente somente poderá requerer e prestar o Exame de Qualificação após ter concluído, no mínimo, setenta e cinco por cento dos créditos requeridos e deverá ser feito em até doze meses após o ingresso do discente no Curso de Mestrado.

Para abertura do processo à realização do exame de qualificação, o discente deverá trazer na secretaria do programa, preenchido e assinado, o Requerimento de Exame de Qualificação, disponível aqui.

O discente somente poderá requerer e prestar o Exame de Qualificação após ter concluído, no mínimo, setenta e cinco por cento dos créditos requeridos e deverá ser feito em até vinte quatro meses após o ingresso do discente no Curso de Doutorado.

A solicitação de defesa deve ser feita pelo menos 20 dias antes da defesa do Exame de Qualificação de Tese.

A Comissão Examinadora será constituída por cinco membros efetivos e dois suplentes, sendo que é obrigatório ter no mínimo um membro efetivo externo à UFSM.

Informações referentes à forma de participação do membro externo e questões financeiras: clique aqui.

Antes de acessar o sistema de processo online de solicitação de Defesa de Tese tenha os seguintes dados disponíveis:

1 – Versão online do Plano de Estudos, aprovado pelo Orientador e Coordenador PPGEP;

2 – Nome completo, CPF ou Passaporte, data de nascimento, titulação, sigla da IES e nome completo da IES do participante externo à UFSM;

3 – Verifique no Histórico Escolar se:

3.1 – todas as disciplinas estão com seus conceitos atribuídos? Caso negativo, procure o professor da disciplina para resolver a situação¹.

3.2 – A soma dos créditos deve ser no mínimo 36, equivalente aos 75% dos créditos requeridos pelo Regulamento do PPGEP.

3.3 –  No final do Histórico Escolar deve constar a observação de aprovação em dois Testes de Suficiência em Língua Estrangeira, sendo que o de Língua Inglesa é obrigatório.  

4 – Todas as disciplinas que estão no Histórico Escolar devem constar no Plano de Estudos.

5 – Mais informações verifique no Regulamento do PPGEP na Seção V Do Exame de Qualificação do Doutorado ou Mestrado.

O processo online de solicitação de defesa deve ser realizado via Portal do Aluno.

A estrutura e apresentação da dissertação ou da tese deve respeitar o Manual de Dissertações e Teses (MDT) 2015. O Tutorial de Solicitação de Defesa de MDT está disponível aqui.

¹ –  As disciplinas: EDD001 Elaboração de Dissertação/Tese ou EDD004 Elaboração de Defesa de Mestrado /Dissertação, são realizadas quando não há mais disciplinas a serem cursadas, a intenção é a de manter o vínculo do aluno com a Instituição e não caracterizar abandono, não precisando de conceito para sua defesa de dissertação. Quando a defesa for realizada e aprovada, automaticamente o conceito para a disciplina passa a ser “Aprovado”.