Ir para o conteúdo PPGEQ Ir para o menu PPGEQ Ir para a busca no site PPGEQ Ir para o rodapé PPGEQ
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Laboratórios



O Departamento de Engenharia Química da UFSM (DEQ) conta com uma infraestrutura física de 1.900 m² em prédio próprio, composta por laboratórios de pesquisa, e laboratório de informáca, onde os alunos podem desenvolver seus trabalhos de conclusão de curso ou dissertações e teses na pós-graduação. Ainda se encontram disponíveis salas de estudo e permanência para os discentes, salas de professores e área administrava.

Os principais laboratórios do DEQ são:

– Laboratório de Biocombusveis: neste laboratório são realizadas pesquisas na área de separação e produção de biocombusveis ulizando catalisadores heterogêneos e processos não-catalícos. Novos catalisadores são desenvolvidos e avaliados em diversas reações, em parcular, reações de produção de olefinas e outros insumos da indústria petroquímica a parr de fontes renováveis, além de reações para a produção de biodiesel e butanol. Principais equipamentos: Analisador de álcool, Coluna de deslação de bancada, Coluna de deslação piloto, Analisador de gases portál, Analisador de gases de bancada, reatores batelada Marca Parr, unidade de reação connua para reação em fase gasosa, unidade de reação connua para reação em fase líquida, Cromatógrafo gasoso com Espectrômetro de Massas, Cromatógrafo gasoso com detectores FID e TCD, Cromatógrafo gasoso com detectores FID e TCD, Cromatógrafo Líquido (HPLC) com detectores RID e UV-VIS, Espectrofotômetro UV-VIS, Evaporador rotavo com bomba de vácuo.

– Laboratório de Bioprocessos: neste laboratório são desenvolvidas pesquisa na área de desenvolvimento de processos fermentavos, processos enzimácos e de separação de biocompostos. Principais equipamentos: Sistema de cromatografia líquida de alta eficiência, Sistema de cromatografia muldimensional, Leitor de Microplacas HIDEX Sense, com tecnologia para medidas de Luminescência (Lum), Intensidade de Fluorescência (FI), Fluorescência Resolvida no Tempo (TRF), Fluorescência Polarizada(FP) e Absorbância (ABS), Espectrofotômetro com refletância difusa, Biorreatores para fermentação líquida do po STR com volume total de 5 L, Biorreator para fermentação líquida do po airlif com volume total de 3 L,1 Biorreator para fermentação líquida do po STR com volume total de 40 L, Bomba de seringa para uso em fluídos pressurizados, Reator enzimáco em vidro com volume total de 2L (com controle de agitação, temperatura, pressão), Reator leito fixo de aço inox para fermentação em estado sólido com volume de 5L (com controle de temperatura, pressão, Umidade relava e CO2), Agitadores orbitais po shaker, Agitadores orbitais po banho-maria, Banho metabólico dubinoff, Reator composto por sonda de ultrassom com potência de 400W.

– Laboratório de Processos Ambientais: neste laboratório são desenvolvidos processos relacionados ao tratamento e recuperação de resíduos. Mais especificamente, são realizados trabalhos de pesquisa na área de recuperação de metais nobres de sucata eletrônica e pirólise de resíduos de materiais poliméricos e biomassa para obtenção de produtos de maior valor agregado. Principais equipamentos: Cromatógrafo Gasoso acoplado ao espectrômetro de massas (GC-MS), Pirolisador, Plastômetro de Extrusão, Separador magnéco de rolos Marca Inbras, Separador eletrostáco Marca Inbras, Equipamento para produção de nanofibras – Forcespinning Fiberlab, Sistema de Extração com Fluidos Supercrícos (Reatores de Aço Inox, Bomba seringa, banhos de aquecimento), Calorímetro Diferencial de Varredura, Módulo de Termogravimetria, Microscópio Eletrônico de Varredura com EDS, Fluorescência de Raio-X por energia dispersiva, Planta de Deslação a Vácuo, Moinho de facas, Moinho de Martelos.

– Laboratório de Engenharia de Processos Assisda por Computador: neste laboratório são feitos estudos de modelagem e simulação de processos, como reatores catalícos e bioquímicos, colunas de deslação e processos de adsorção. Este laboratório possui 12 computadores e um notebook, sowares e ferramentas Numéricas (Microso Visual Studio com Fortran, Bibliotecas Numéricas IMSL em linguagem Fortran, MatLab, Stasca, simulador EMSO com aplicavo VRTherm, AVL Fire, GT-Suite/GT-Power).

– Laboratório de Processos: este laboratório possui vários módulos didácos de fenômenos de transporte, operações unitárias e reatores químicaos e foi concebido para o desenvolvimento de atividades didáticas no Curso de Graduação em Engenharia Química. Principais equipamentos: Módulo de Adsorção Sólido-Líquido, Módulo de Condução em Barras, Módulo de colunas de leito fixo e fluidizado, Módulo de secagem em leito de jorro, sistema de tubos e conexões, Módulo de Transporte e Separação Pneumáca, Módulo de Secagem, Módulo de Absorção em coluna com cilindros de gases. 


Publicações Recentes