Ir para o conteúdo PPGEQ Ir para o menu PPGEQ Ir para a busca no site PPGEQ Ir para o rodapé PPGEQ
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Apresentação

Olá! Seja bem vindo ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFSM!

Este Programa de Pós-Graduação tem por objetivo formar profissionais detentores de conhecimentos, habilidades e atitudes, necessárias para atuar de forma criativa, eficiente e empreendedora, em projeto, pesquisa, desenvolvimento, consultoria e planejamento na área de desenvolvimento de processos industriais e ambientais, de forma a promoverem o desenvolvimento econômico e social na região de abrangência da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul e Brasil.

Nesta página procuramos apresentar as informações básicas sobre nossas atividades de pesquisa e fornecer aos interessados em ingressar em nosso programa todas as informações necessárias.

 

Nível:

Mestrado e Doutorado em Engenharia Química.

 

Área de Concentração:

Desenvolvimento de Processos Industriais e Ambientais.

 

Credenciamento:

Mestrado Recomendado pela CAPES em agosto de 2007.

Doutorado recomendado pela CAPES em dezembro de 2014.

 

Duração:

A duração do mestrado, incluindo a defesa de dissertação é de 24 meses (4 semestres), a partir da matrícula inicial. Para o doutorado, a duração é de 48 meses a partir da matrícula inicial.

 

Bolsas:

O Programa dispõe de bolsas de estudo de órgãos de fomento, como CAPES, as quais são distribuídas aos alunos de acordo com critérios definidos pela Comissão de Bolsas. Eventualmente, são obtidas bolsas pelos próprios docentes através de projetos de pesquisa aprovados em órgãos de fomento, como o CNPq, e através projetos de pesquisa realizados em parceria com empresas.

 

Periodicidade de Ingresso:

A inscrição será anual ou semestral, conforme Edital específico.