Ir para o conteúdo PPGERONTO Ir para o menu PPGERONTO Ir para a busca no site PPGERONTO Ir para o rodapé PPGERONTO
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Procedimentos

Plano de estudos

O Plano de estudos deve ser formulado juntamente com o orientador e ser preenchido antes da matrícula para o segundo semestre do Curso.

O preenchimento do plano de estudos é feito via Portal do Aluno, e seu procedimento pode ser visualizado no tutorial do Plano de Estudos.

Solicitação de Defesa de MDT e Qualificação

  • O procedimento de solicitação de defesa está disponível no “tutorial de solicitação de defesa de MDT” da PRPGP e é realizado via portal do aluno
  • Para aprovação da solicitação de defesa do discente o mesmo
    deverá ter comprovada a submissão de pelo menos um artigo qualis B2 ou maior na área interdisciplinar.
  • Para a solicitação de defesa o mestrando não deve ter nenhuma pendência curricular, pois estas impedem a solicitação.
  • Antes de realizar a solicitação o mestrando ou orientador devem agendar sala para a defesa.
  • O mestrando fica responsável pela sala e organização do ambiente para a defesa, assim como levar o que achar necessário para o evento (exemplo: água, café, alimento,etc.).

 

  • Para a qualificação, o mestrando deve apresentar o formulário para a Coordenação do PPGeronto com no mínimo 20 dias de antecedência da data sugerida para a qualificação. Esse será apreciado pelo colegiado do Programa. O mestrando fica responsável por agendar a sala que desejar. Esse fica responsável também pela sala e organização do ambiente no dia da defesa.
  • Para solicitar a qualificação o discente deverá: ter sido aprovado no teste de suficiência em língua inglesa (caso não tenha sido precisa encaminhar justificativa), ter completado 75% da carga horária do curso e ter apresentado o trabalho e obtido nota que equivalha a aprovação na disciplina de Metodologia Científica II (caso a disciplina ainda não tenha sido finalizada a professora dessa irá atestar a aprovação)
  • A ata de qualificação está disponível nesta página clicando aqui.

 

Solicitação de prorrogação de prazo de defesa

  • Para que possa ser solicitada a prorrogação de prazo de defesa o aluno deve ter cursado todas as disciplinas do seu plano de estudos e estar aprovado em língua estrangeira, faltando apenas a defesa.
  • Deve ser feita de acordo com o prazo informado pela secretaria. 
  • (1) O aluno preenche o formulário, anexa os documentos que fundamentam o pedido e contata seu orientador; (2) Após a aprovação do(a) orientador(a) e definição do prazo de prorrogação a ser solicitado, o(a) acadêmico(a) encaminha para abertura do processo pelo PEN junto à Divisão de Protocolo – DAG da UFSM, incluindo se houver, outros documentos (atestado, cronograma de trabalho, etc…) que justifiquem tal pedido;
  • Modelo de formulário.
  • No período de solicitação de matricula após o pedido da prorrogação o aluno deve matricular-se na disciplina de EDT para manter o vinculo acadêmico.
  • Esta solicitação deverá ser aprovada pelo colegiado do curso e constará no histórico do aluno.
  • Segundo o Regulamento da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa: por solicitação justificada do professor orientador, os prazos poderão ser prorrogados por até seis meses, mediante aprovação do colegiado. E para discentes do mestrado acadêmico que não tenham sido bolsistas, ou que tenham sido bolsistas durante algum período do curso, bem como para discentes do mestrado profissional, por solicitação justificada do professor orientador, o prazo poderá ser prorrogado por até doze meses, mediante aprovação do Colegiado.

 

Solicitação de vaga em disciplina extra-curricular

Para solicitar vaga em disciplina de outro curso de mestrado o aluno deve imprimir o formulário de solicitação de disciplina extra-curricular, clique aqui, preenche-lo e deixar na coordenação para a respectiva assinatura. Depois de assinado o aluno deverá entregá-lo na coordenação do curso no qual deseja cursar a disciplina.

Este procedimento só é válido para disciplinas de Mestrado e Doutorado, para as disciplinas de graduação os alunos terão que se Matricular como “aluno especial” no período em que a UFSM abrir o Portal do aluno para estas solicitações.

 

Solicitação de Diárias e Passagens

Os professores e alunos que desejarem solicitar diárias e ou passagens devem preencher o seguinte formulário de solicitação e entregá-lo na coordenação do PPG acompanhado de comprovante do motivo da solicitação.

O formulário de solicitação deve ser entregue com, no mínimo, 15 dias de antedência na coordenação do curso, para avaliação do coordenador.

Formulário para professores

Formulário para alunos

Prestação de contas das diárias e passagens solicitadas

Os solicitantes têm até 5 dias após a viagem para prestar contas.

Os documentos que devem ser entregues são os seguintes: pelo menos um comprovante de gastos por dia de viagem e/ou hotel para todos os dias, comprovante de passagens, relatório de viagem conforme modelo, atestado de apresentação de trabalho (quando for apresentar trabalho em Congresso).

Outras solicitações

Formulário para solicitação de taxa de inscrição em evento.

Formulário para solicitação de taxa de publicação de artigo

Procedimentos para Obtenção do Diploma

Documentos que devem ser entregues na Coordenação do PPG:

  • Uma cópia da dissertação impressa com capa na cor Azul e letras douradas;
  • Dois CD’s com uma versão da dissertação em PDF cada um, com capa;
  • Autorização para disponibilização da dissertação no site da UFSM.
  • Uma declaração de revisão da versão final da dissertação, assinada pelo orientador.
  • Comprovação de envio de um artigo científico ou capítulo de livro para um periódico de interesse na área da Gerontologia. 

 Solicitação de docência orientada

Segundo resolução da UFSM, para que o aluno possa realizar a atividade de docência Orientada o orientador deve fazer uma solicitação de aprovação desta docência para o colegiado do PPGeronto.

Clique aqui para ver o modelo de solicitação de Docência Orientada.

 

Disciplina de Metodologia Científica II

Para que o aluno possa realizar as atividades desta disciplina ele precisa estar com o projeto delineado, por isso está sendo solicitado uma autorização do orientador do aluno confirmando que ele está apto a participar da disciplina.

Ao final desta disciplina o aluno irá apresentar o projeto, pelo qual será avaliado, e terá a autorização para realizar a qualificação.