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Procedimentos

Plano de estudos

O Plano de estudos deve ser formulado juntamente com o orientador e ser aprovado pela coordenação do PPG antes da matrícula para o segundo semestre do Curso.

O preenchimento do plano de estudos é feito via Portal do Aluno, e seu procedimento pode ser visualizado no tutorial do Plano de Estudos.

 

Procedimentos em disciplinas

Solicitação de formulário de participação em banca de qualificação/defesa durante a pandemia para disciplina de Seminários em Gerontologia.

Para solicitar o formulário de participação em banca de qualificação ou defesa do PPG em Gerontologia o discente deverá comprovar a sua participação mediante o envio, ao e-mail do Curso, de um documento em formato PDF com 5 capturas da tela da videoconferência que apareça a defesa que está participando e o horário. O horário entre a primeira e a última captura deve ter, no mínimo, uma hora de intervalo.

O aluno insere essas imagens em um único documento em word, transforma para PDF e encaminha para este e-mail solicitando o seu atestado.

Disciplina de Metodologia Científica II

Para que o aluno possa realizar as atividades desta disciplina ele precisa estar com o projeto delineado, por isso está sendo solicitado uma autorização do orientador do aluno confirmando que ele está apto a participar da disciplina.

Ao final desta disciplina o aluno irá apresentar o projeto, pelo qual será avaliado, e terá a autorização para realizar a qualificação.

Solicitação de docência orientada

Segundo resolução da UFSM, para que o aluno possa realizar a atividade de docência Orientada o orientador deve fazer uma solicitação de aprovação desta docência para o colegiado do PPGeronto.

INSTRUÇÕES

Primeiramente o aluno precisará assinar o termo de concordância de assinatura eletrônica conforme tutorial a seguir: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/416/2020/04/Passo-a-passo-termo-assinatura-eletronica-PEN-SIE.pdf , caso ainda não tenha.

Após obter a confirmação da assinatura eletrônica, o aluno deve abrir o processo eletrônico de Docência Orientada no portal de processos: https://portal.ufsm.br/documentos/login.html
O aluno precisará entrar com login (matrícula) e senha (senha do portal do aluno).

PARA ABERTURA DO PROCESSO PELO ALUNO
– O “Tipo documental” do processo é “Processo de docência orientada (134.31)”.
– No campo interessado e autores, vocês devem encontrar o nome de vocês com a respectiva  matrícula do PPGeronto.
– O aluno pode complementar a descrição, se quiser, e clicar em salvar.
– O aluno deve anexar ao processo:
1)requerimento de docência orientada no tipo de documento “Solicitação de docência orientada de mestrado/doutorado”
2)plano de ensino da disciplina na qual realizará a docência contendo o plano de atividades da disciplina (deve constar em quais atividades o discente participará) no tipo de documento “Plano de docência orientada de mestrado/doutorado”.
*Todos os documentos devem estar em formato PDF; 
– marcar: “gerado eletronicamente”, “sem autenticação”
– “assinar o documento?” marcar “sim” e clicar em adicionar.
– Depois de incluir todos os documentos, o aluno deve clicar em salvar, inserir o vínculo (discente) e a senha do portal do aluno e clicar em “ok”.
– Por último, o aluno deve tramitar o processo escrevendo no despacho “solicito encaminhamento do processo ao professor (nome do orientador do aluno). Ele será encaminhado para o destino inicial, que é o protocolo da UFSM.


PARA TRAMITAÇÃO PELO ORIENTADOR
– O orientador deve assinar o documento Solicitação de docência orientada de mestrado/doutorado incluído pelo aluno, clicar em tramitar e escrever no despacho que está de acordo com a solicitação.
– O processo deve ser tramitado para unidade CURSO-PROGRAMA PG EM GERONTOLOGIA (Código 09.10.06.00.0.0).

Clique aqui para ver o modelo de solicitação de Docência Orientada.

Solicitação de vaga em disciplina extra-curricular

Para solicitar vaga em disciplina de outro curso de mestrado o aluno deve imprimir o formulário de solicitação de disciplina extra-curricular, clique aqui, preenche-lo e deixar na coordenação para a respectiva assinatura. Depois de assinado o aluno deverá entregá-lo na coordenação do curso no qual deseja cursar a disciplina.

Este procedimento só é válido para disciplinas de Mestrado e Doutorado, para as disciplinas de graduação os alunos terão que se Matricular como “aluno especial” no período em que a UFSM abrir o Portal do aluno para estas solicitações.

Durante o primeiro e segundo semestres letivos de 2022 estas solicitações estão sendo feitas por e-mail e conforme instruções do calendário acadêmico.

Solicitação de aproveitamento de teste de suficiência feito em outra instituição

Enviar o formulário, preenchido e assinado, para o e-mail do PPG em Gerontologia (ppgeronto.ufsm@gmail.com) em formato PDF, juntamente com o certificado de aprovação no teste.

Você ser preenchido o nome, matrícula, nome do curso, e-mail e código do curso (que é 1097). No campo “Nome da Disciplina a ser dispensada (UFSM)”, você deve colocar “teste de suficiência em língua estrangeira”. Por último, no final da página, colocar a data e assinar.

Formulário_de_Dispensa_ou_Aproveitamento_de_Disciplinas

Solicitação de aproveitamento e/ou dispensa de disciplinas

Enviar o formulário, preenchido e assinado, para o e-mail do PPG em Gerontologia (ppgeronto.ufsm@gmail.com) em formato PDF juntamente com a ementa da disciplina e o histórico escolar contendo a aprovação nas disciplinas aproveitadas ou utilizadas para dispensar.

No formulário, preencher o nome, matrícula, nome do curso, e-mail e código do curso (que é 1097). Pode ser inserida até 3 dispensas e/ou aproveitamentos por formulário.

Os campos “Código da disciplina” e “Nome da Disciplina a ser dispensada (UFSM)”, são preenchidos quando for utilizada uma disciplina de outro curso para dispensar uma do PPGeronto. Nesse caso terão que ser preenchidos todos os campos: “Disciplina utilizada para dispensar” (nome da disciplina do outro curso); Justificativa (Carga horária e conteúdo programático equivalente) e instituição onde foi realizada a disciplina.

No caso de aproveitamentos, preencher apenas  “Disciplina utilizada para dispensar” (nome da disciplina do outro curso); Justificativa (Aproveitamento como DCG. Total de CH: _______h) e instituição onde foi realizada a disciplina.

Por último, no final da página, colocar a data e assinar.

Solicitação de exclusão de disciplina da matrícula

Deve ser encaminhada mensagem para o e-mail do Curso (ppgeronto.ufsm@gmail.com) solicitando a exclusão da disciplina da matrícula do aluno e justificando o motivo da solicitação.

A solicitação pode ser feita a cada semestre, para as disciplinas nele matriculadas, até a data limite para trancamento total de disciplinas da graduação, constante no calendário acadêmico.

Solicitações de recursos

Solicitação de Diárias e Passagens

Os professores e alunos que desejarem solicitar diárias e ou passagens devem preencher o seguinte formulário de solicitação e enviá-lo por e-mail ao PPG em Gerontologia (ppgeronto.ufsm@gmail.com), em formato PDF,  acompanhado dos seguintes documentos:

-Folder do evento;
-Aceite do trabalho;
-Autorização de desconto em folha, se for aluno;
-Conversão feita no sítio do Banco Central, se for internacional.

O formulário de solicitação deve ser enviado com, no mínimo, 30 dias de antedência para a coordenação do curso, para avaliação do coordenador.

formulario de passagens aéreas e rodoviárias

formulario de solicitação de diárias em eventos internacionais para discentes

Autorizacao_Desconto_em_Folha

Prestação de contas das diárias e passagens solicitadas

Os solicitantes têm até 5 dias após a viagem para prestar contas.

Os documentos que devem ser entregues são os seguintes: pelo menos um comprovante de gastos por dia de viagem e/ou hotel para todos os dias, comprovante de passagens, relatório de viagem conforme modelo, atestado de apresentação de trabalho (quando for apresentar trabalho em Congresso).

Solicitação de pagamento de taxa de inscrição em evento

Enviar ao e-mail do PPG em Gerontologia (ppgeronto.ufsm@gmail.com) os seguintes documentos em formato PDF:

formulario de pagamento de taxa de inscrição em evento;
-Folder do evento com o valor da taxa de inscrição;
-Aceite do trabalho;
-Autorização de desconto em folha (quando for aluno);
-Conversão feita no sítio do Banco Central, se for evento internacional

Solicitação de pagamento de taxa de publicação de artigo

Enviar ao e-mail do PPG em Gerontologia (ppgeronto.ufsm@gmail.com) os seguintes documentos em formato PDF:

formulario de pagamento de taxa de publicação;
-Comprovante de aceite do artigo;
-Proposta no valor da taxa de publicação do artigo;
-Cópia do artigo;
-Autorização de desconto em folha (quando for aluno);
-Conversão feita no sítio do Banco Central, se for evento internacional.

Solicitação de pagamento de tradução de artigo

Enviar ao e-mail do PPG em Gerontologia (ppgeronto.ufsm@gmail.com) os seguintes documentos em formato PDF:

– Cópia do artigo a ser traduzido, solicitando no texto do e-mail o orçamento e o pagamento da tradução.

Defesa e Qualificação

O aluno que ingressar no curso de Mestrado em Gerontologia a partir do ano de 2022 deverá obrigatoriamente utilizar o manual_de_dissertações_e_teses_de_2021 como base para elaboração da dissertação.

Qualificação de Projeto

  • Para a qualificação, o mestrando deve apresentar o Formulário para a Coordenação do PPGeronto com no mínimo 20 dias de antecedência da data sugerida para a qualificação. Esse será apreciado pelo colegiado do Programa. O mestrando fica responsável por agendar a sala que desejar. Esse fica responsável também pela sala e organização do ambiente no dia da defesa.
  • Para solicitar a qualificação o discente deverá: ter sido aprovado no teste de suficiência em língua inglesa (caso não tenha sido precisa encaminhar justificativa), ter completado 75% da carga horária do curso e ter apresentado o trabalho e obtido nota que equivalha a aprovação na disciplina de Metodologia Científica II (caso a disciplina ainda não tenha sido finalizada a professora dessa irá atestar a aprovação)
  • A ata de qualificação está disponível nesta página clicando aqui.
  • Durante o primeiro e segundo semestres letivos de 2022 as qualificações poderão ser realizadas por videoconferência ou de forma presencial. Pode ter a participação de até um membro por parecer.
  • Roteiro de Qualificação e Defesa 

Solicitação de Defesa de MDT

  • O procedimento de solicitação de defesa está disponível no “tutorial de solicitação de defesa de MDT” da PRPGP e é realizado via portal do aluno
  • Para aprovação da solicitação de defesa do discente o mesmo deverá ter comprovada a submissão de pelo menos um artigo qualis B2 ou maior na área interdisciplinar.
  • Para a solicitação de defesa o mestrando não deve ter nenhuma pendência curricular, pois estas impedem a solicitação.
  • Antes de realizar a solicitação o mestrando ou orientador devem agendar sala para a defesa.
  • O mestrando fica responsável pela sala e organização do ambiente para a defesa, assim como levar o que achar necessário para o evento (exemplo: água, café, alimento,etc.).
  • Durante o primeiro e segundo semestres letivos de 2022 as defesas poderão ser realizadas por videoconferência ou de forma presencial. Pode ter a participação de até um membro por parecer.
  • Roteiro de Qualificação e Defesa

MODELO DE PARECER

Solicitação de prorrogação de prazo de defesa

  • Para que possa ser solicitada a prorrogação de prazo de defesa o aluno deve ter cursado todas as disciplinas do seu plano de estudos e estar aprovado em língua estrangeira, faltando apenas a defesa.
  • Deve ser feita de acordo com o prazo informado pela secretaria. 
  • Procedimento:

(1) O aluno deverá assinar o termo de concordância de assinatura eletrônica conforme tutorial a seguir: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/416/2020/04/Passo-a-passo-termo-assinatura-eletronica-PEN-SIE.pdf;

(2) Após obter a confirmação da assinatura eletrônica, o aluno deve abrir o processo eletrônico de solicitação de prorrogação de prazo, conforme tutorial: https://www.ufsm.br/orgaos-suplementares/dag/pen/tutorial-abertura-do-processo-eletronico/;

(3) INSTRUÇÕES

PARA ABERTURA DO PROCESSO PELO ALUNO
– O “Tipo documental” do processo é “Processo de prorrogação de prazos para defesas (134.333)”.
– No campo interessado e autores, vocês devem encontrar o nome de vocês (discente solicitante da prorrogação).
– O aluno pode complementar a descrição, se quiser, e clicar em salvar.
– O aluno deve anexar a solicitação de prorrogação contendo justificativa e prazo desejado (até 6 meses) em formato PDF, conforme modelo; marcar: “gerado eletrônicamente”, “sem autenticação”, “assinar o documento?” marcar “sim” e clicar em adicionar.
– Caso o aluno queira adicionar algum outro documento que comprove a justificativa da solicitação de prorrogação, pode incluí-lo conforme as instruções do item anterior e do tutorial.
– Depois de incluir todos os documentos, o aluno deve clicar em salvar, inserir o vínculo (discente) e a senha do portal do aluno e clicar em “ok”.
– Por último, o aluno deve tramitar o processo para pessoa e procurar o nome do seu orientador.

PARA TRAMITAÇÃO PELO ORIENTADOR
– O orientador deve assinar o documento de solicitação de prorrogação de prazo incluído pelo aluno, clicar em tramitar e escrever no despacho que está de acordo com a solicitação.
– O processo deve ser tramitado para unidade CURSO-PROGRAMA PG EM GERONTOLOGIA (Código 09.10.06.00.0.0).

  • Modelo de Requerimento.
  • No período de solicitação de matricula após o pedido da prorrogação o aluno deve matricular-se na disciplina de EDT para manter o vinculo acadêmico.
  • Esta solicitação deverá ser aprovada pelo colegiado do curso e constará no histórico do aluno.
  • Segundo o Regulamento da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa: por solicitação justificada do professor orientador, os prazos poderão ser prorrogados por até seis meses, mediante aprovação do colegiado. E para discentes do mestrado acadêmico que não tenham sido bolsistas, ou que tenham sido bolsistas durante algum período do curso, bem como para discentes do mestrado profissional, por solicitação justificada do professor orientador, o prazo poderá ser prorrogado por até doze meses, mediante aprovação do Colegiado.

Procedimentos para Obtenção do Diploma

Documentos que devem ser entregues na Coordenação do PPG:

  • Uma cópia da dissertação impressa com capa na cor Azul e letras douradas;
  • Dois CD’s com uma versão da dissertação em PDF cada um, com capa;
  • Autorização para disponibilização da dissertação no site da UFSM.
  • Uma declaração de revisão da versão final da dissertação, assinada pelo orientador.