Ir para o conteúdo PPGEXR Ir para o menu PPGEXR Ir para a busca no site PPGEXR Ir para o rodapé PPGEXR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

I Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres



 A Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres, foi  realizada no Clube da Saudade, município de Campo Novo/RS, no dia 16 de setembro de 2015.

    Na solenidade de abertura houve o  pronunciamento de autoridades e lideranças.  Após a abertura, as participantes analisaram e aprovaram o regimento da Conferência,  o qual foi feito a leitura pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher do município de Campo Novo,  Ana  Dilce Carneiro.

    Na sequência, aconteceu o painel de debates, que teve como tema  “ Mais direitos, participação e poder para as mulheres”  e apresentou elementos  para a construção de estratégias para superação da desigualdade entre mulheres e homens e orientou as participantes para a elaboração de propostas de políticas públicas para as mulheres.   A Painelista foi Joice Nielson, professora  da UNIJUÍ, doutoranda em  Direito pela UNISINOS, que norteou as discussões sobre:   mais direitos, participação e poder para as mulheres.

   No período da tarde foram realizadas discussões em grupos, divididos pela orientação dos eixos temáticos da 4ª Conferência Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres, tendo como foco o Texto Base. Nas discussões em trouxe para a discussão o tema: mais direitos, participação e poder para as mulheres. Nos grupos foram levantadas as propostas territoriais que foram encaminhadas para a Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres.

    Ao final da plenária, após aprovadas as propostas para a  4ª CNPM, foram eleitas as delegadas titulares e suplentes, as quais participaram  da Conferência Estadual de políticas para as Mulheres, representando o Território da Cidadania Noroeste Colonial,  que aconteceu nos dias 07 e 08 de novembro/2015, em Porto Alegre.

     A Conferência congregou momento importante para informar e debater com as mulheres, sobre as políticas públicas existentes no Território, que garantam sua qualidade de vida, como também, fortalecer e estimular a participação das mulheres nos colegiados territoriais, visando levar ao conhecimento das participantes, os direitos já adquiridos e maior participação nos espaços de decisões,  estimulando a participação efetiva no Comitê  de Territorial de Mulheres.

Clique aqui para ler a reportagem completa

Municípios presentes na Conferência:

Chiapeta, São Martinho, Campo Novo, Santo Augusto, São Valério do Sul, Ijuí, Redentora, Humaitá, Bozano, Ajuricaba, Bom Progresso, Braga, Tenente Portela, Derrubadas, Miraguaí, Vista Gaúcha, Tirantes do Sul, Três Passos.

Promoção:

Núcleo de  Extensão e Desenvolvimento  Territorial – NEDET/UFSM – Campus Palmeira das Missões – Território da Cidadania Noroeste Colonial/RS

 

Apoiadores:

Colegiado de Desenvolvimento Territorial – CODETER  Território da Cidadania Noroeste Colonial/RS

Prefeitura de Campo Novo/RS

Conselho Municipal de Direitos das Mulheres do município de Campo Novo/RS

EMATER

FETRAF/RS

FETAG/RS

Universidade Regional do Noroeste do estado do rio Grand do Sul – UNIJUÍ

Universidade de Cruz Alta- UNICRUZ

 

 

Comissão Organizadora:

Elaine Marisa Andriolli

Angela Cristina Marchionatti

Elise de Moura Rosa

Silvana Denize Canova Ritterbusch

Janete Schubert

Ana Dilce Carneiro

Velanir Bagolin

Eni Back

Yeda  Godoi

Priscila Góre Emílio

Viviane  Ottonelli  Costa

Isabel Cristina Pacheco Van Der Sand

Márcia Mueller Medeiros

Fernanda Beheregaray Cabral

Apresentação das delegadas indicadas na 1º Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres

 

Mesa de Autoridades Presente na 1º Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres.

 

Apresentação Cultural Grupo Indígena­­­­­­­­­­­­­­­

 

Grupo de discussão dos Eixos Temáticos da 1º Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres

 

Público presente na 1º Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-525-1338

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes