Ir para o conteúdo PPGEXR Ir para o menu PPGEXR Ir para a busca no site PPGEXR Ir para o rodapé PPGEXR
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

I Conferência Territorial de Juventude-Território da Cidadania Noroeste Colonial/RS



O Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial – NEDT – Noroeste Colonial/RS, promoveu no dia 02 de setembro de 2015 a I Conferência Territorial de Juventude do Território da Cidadania Noroeste Colonial/RS.O evento ocorreu no auditório da UFSM- campus de Palmeira das Missões e contou com a presença de mais de 150 jovens de diversos municípios do Território, inclusive diversas lideranças municipais e a comunidade acadêmica.

A temática da conferência teve como foco dar voz a juventude do território, com um olhar voltado para os Jovens Rurais, Comunidades tradicionais e Indígenas.  A Pró-Reitora de Extensão da UFSM Profº Dr. Teresinha Heck Weiller, palestrou o tema: Desenvolvimento, Políticas Públicas e Direitos a Saúde da Juventude Rural. Após ocorreu uma apresentação cultural com o grupo indígena Kingang Ga krã. Encerrando as atividades da manhã, ocorreu um momento de discussão em mesa redonda com riquíssimos debates e trocas de experiências entre os jovens: Elessandro Tiago Fuck representando a SINTRAF; Radamés Rodrigo Borchardt representando a  FETAG- RS; Pricila Góre Emílio representando a  Terra Indígena Guarita; Vanessa Kirschner representando o Sindicato de Trabalhadores de Ijuí; Loreci Dos Santos representando a UFSM- Campus Palmeira das Missões;  Andressa B. Machado representando a FETAG-RS; Daniel M. Dallabrida representando  a Casa Familiar Rural e  Eduarda Machado Ló representando o município de Ajuricaba, esses jovens  debateram em torno do tema: As várias formas de promover o desenvolvimento territorial com o protagonismo da juventude rural.

Durante a tarde, foram formados grupos de trabalhos sobre diferentes Eixos:Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil; Direito à Educação; Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda; Direito à Diversidade e à Igualdade; Direito à Saúde; Direito ao Desporto e ao Lazer e Direito à Sustentabilidade e ao Meio AmbienteEsse foi um momento onde os jovens tiveram a oportunidade de exporem suas opiniões, dificuldades e também apresentaram propostas à serem defendidas na Conferência Estadual e Nacional, bem como elegeram os delegados a representa-los nessa próxima etapa.

A Conferência é parte integrante das conferências Estadual e Nacional. Estas conferências são instrumentos de participação que ampliam os espaços de discussão, no qual diversos setores da sociedade brasileira, em especial as populações do campo, são chamadas a construir a Política Nacional de Juventude.

A realização da I Conferência Territorial de Juventude na UFSM, tem como intuito integrar a universidade ao territorial e a abordagem de desenvolvimento territorial trabalhada no NEDT, com o Colegiado de Desenvolvimento Territorial e demais entidades parceiras do Território Noroeste Colonial/RS.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-525-1346

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes