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EDITAL MESTRADO 1º SEMESTRE/2012



Os Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação e o Pró-Reitor de Pós-graduação e Pesquisa tornam público que, no período de 03 a 28 de outubro de 2011, estarão abertas as inscrições à seleção aos Cursos de Pós-graduação em nível de Doutorado, Mestrado e Especialização, para ingresso no primeiro semestre de 2012, conforme descrito a seguir: 1. DA INSCRIÇÃO DO CANDIDATO: 1.1. A inscrição será feita via Internet, no endereço eletrônico www.ufsm.br/prpgp, menu “EDITAIS”, submenu “Editais de Seleção”, sendo esta a única modalidade de inscrição aceita; 1.2. Selecione o edital no qual deseja se inscrever e clique em “Para acessar o sistema de inscrições clique aqui”, abrirá – Inscrições de Eventos e informações. A seguir clique na opção desejada; 1.3. Leia as instruções com atenção antes de preencher a Identificação do Usuário, informando o e-mail e senha; 1.4. Preencha os dados pessoais, clique em avançar, abrirá a tela confirmar a inscrição, clique em efetuar a inscrição, que aparecerá na tela pré-inscrição realizada com sucesso. Nesta mesma página, aparecerá o código numérico com 13 dígitos (número para consulta da sua situação) e o número da inscrição; 1.5. Leia as instruções sobre o pagamento e clique no Boleto Bancário para gerar e imprimir o Boleto. Efetue o pagamento da taxa de inscrição impressa no boleto, no valor de R$ 56,00 (cinquenta e seis reais), em qualquer agência bancária, caixa eletrônico ou casa lotérica; 1.6. Após o pagamento aguarde um dia útil, que é o tempo necessário para realizar a conciliação bancária, ou seja, a compensação após o pagamento da taxa. Retorne ao sistema de inscrição, digitando o código numérico do boleto bancário e imprima o Comprovante de Inscrição; 1.7. O candidato que entrar no sistema de inscrição e não estiver disponível o Comprovante de Inscrição em dois dias úteis, deve entrar em contato com a PRPGP, pelo telefone (55) 3220 9656; 1.8. Assine o comprovante de inscrição e anexe aos demais documentos necessários à confirmação da vaga; 1.9. O candidato que efetuar o pagamento da taxa de inscrição no último dia do período, deverá anexar aos demais documentos exigidos à confirmação da vaga, a pré-inscrição assinada e o comprovante de pagamento da taxa de inscrição; 1.10. A inscrição somente será efetivada após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição, a qual não será restituída; 1.11. Isenção da taxa de Inscrição: 1.11.1. O candidato Brasileiro que desejar solicitar isenção da taxa de inscrição deve estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) de acordo com o Decreto N. 6.593, de 02 de outubro de 2008 e ser membro de família de baixa renda, conforme Decreto n. 6.135, de 26 de junho de 2007. A isenção da taxa de inscrição será concedida pelo Departamento do Cadastro Único, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, mediante as informações prestadas pelo candidato. 4 1.11.2. A isenção deverá ser solicitada mediante requerimento, que estará disponível no endereço eletrônico www.ufsm.br/prpgp, menu FORMULÁRIOS. O candidato que solicitar isenção da taxa de inscrição deverá entrar no sistema e realizar a pré-inscrição. É obrigatório o preenchimento de TODOS os dados solicitados no requerimento. Após o requerimento ser assinado pelo candidato, deve ser anexado cópia da Cédula de Identidade Civil ou militar (com prazo de validade indeterminada) e CPF e encaminhado, via e-mail assessoria.prpgp@ufsm.br (escaneado) ou via correio (sedex), com data e carimbo de postagem, no período de 03 a 07 de outubro de 2011, para o endereço: Universidade Federal de Santa Maria Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – PRPGP Núcleo de Gerência de Informações – NGI Prédio da Reitoria, 7°andar, sala 730 CEP 97.105-900 Campus, Camobi Santa Maria/RS 1.11.3. A relação dos candidatos contemplados com a isenção da taxa de inscrição será divulgada no endereço eletrônico www.ufsm.br/prpgp, a partir do dia 17 de outubro de 2011. É de responsabilidade dos candidatos realizar consulta no endereço eletrônico www.ufsm.br/prpgp para verificar a sua situação com relação a isenção da taxa de inscrição. O candidato que tiver o pedido indeferido deverá entrar no sistema de inscrição, gerar o boleto bancário e efetuar o pagamento até o dia 28 de outubro de 2011. 1.12. A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – PRPGP não se responsabilizará se o candidato não conseguir completar o preenchimento da ficha de inscrição por motivo de falhas no sistema e/ou congestionamento das linhas de comunicação, bem como de outros fatores técnicos que impossibilitem o processamento das informações. A PRPGP sugere que os candidatos não deixem para fazer sua inscrição nos últimos dias. 1.13. As Comissões de Seleção poderão indeferir as inscrições que não atenderem a todos os requisitos e exigências descritas nesse edital ou estejam em desacordo com a legislação pertinente. 2. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL DOS CLASSIFICADOS: será realizado até o dia 27 de janeiro de 2012, na página da PRPGP www.ufsm.br/prpgp. A divulgação do resultado será feito de acordo com o recebimento, na Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, da relação dos candidatos classificados para cada curso. O candidato poderá interpor recurso administrativo até dez dias corridos, contados a partir da divulgação do resultado na página da PRPGP. Nesse caso, o candidato deve abrir processo administrativo no Protocolo da UFSM e endereçado ao Colegiado do respectico Programa de Pósgraduação. 3. PERÍODO PARA SOLICITAÇÃO DE CONFIRMAÇÃO DA VAGA E DA ENTREGA OU POSTAGEM DOS DOCUMENTOS DOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS: será realizada no período de 06 a 10 de fevereiro de 2012. 5 3.1. O candidato deverá realizar a solicitação de confirmação da vaga através do endereço eletrônico www.ufsm.br/derca, utilizando o número de inscrição gerado no comprovante de inscrição como login e a data de nascimento (formato DDMMAAAA) como senha, conferindo, completando e, se necessário, corrigindo os dados apresentados. Confirmar as informações, imprimir e assinar o comprovante de solicitação de confirmação da vaga. 3.2. A documentação deverá ser enviada no período de 06 a 10 de fevereiro de 2012, pelo correio (sedex) com data e carimbo de postagem ou entregue, no horário das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min, no endereço: Universidade Federal de Santa Maria Departamento de Registro e Controle Acadêmico – DERCA Av. Roraima, n. 1000 Prédio da Administração Central, 3° andar, sala 336 Campus da UFSM, Bairro Camobi CEP 97105-900 Santa Maria/RS 3.3. No espaço do remetente deverá obrigatoriamente constar as seguintes informações: Nome completo; Curso de Pós-graduação pretendido; Nível do Curso: (Doutorado, Mestrado ou Especialização); Endereço completo: rua ou avenida, número, complemento, bairro, cidade, estado e CEP 3.4. Documentos necessários para todos os candidatos classificados: 3.4.1. Candidato brasileiro: a) uma fotografia recente 3×4 ou 5×7 (escanear e inserir no sistema de solicitação de confirmação da vaga, via internet no site: www.ufsm.br/derca); b) cópia da Cédula de Identidade Civil ou Militar (com validade indeterminada); c) cópia do CPF; d) cópia do Título Eleitoral (bem legível); e) cópia da comprovação da situação militar (para os homens); f) cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento (bem legível); g) comprovante de pagamento original da taxa de inscrição; h) para candidatos classificados no Mestrado ou Especialização: cópia do Diploma de Graduação ou Curso Superior ou, na ausência destes, Atestado de Provável Formando ou Certificado de Conclusão do Curso para o 2° semestre de 2011; i) para candidatos classificados no Doutorado: cópia do Diploma de Mestrado ou cópia da ata de defesa de dissertação ou Atestado da Coordenação do respectivo Curso de Mestrado informando a data da Defesa da Dissertação; j) comprovante de inscrição impresso e assinado 6 3.4.2. Candidato estrangeiro: a) uma fotografia recente 3×4 ou 5×7 (escanear e inserir no sistema de solicitação de confirmação da vaga, via internet no site: www.ufsm.br/derca); b) cópia do Passaporte; c) Visto temporário e registro junto à Polícia Federal; d) comprovante de inscrição impresso e assinado; e) comprovante original de pagamento da taxa de inscrição; f) cópia do Diploma de Graduação ou Curso Superior para candidatos classificados no Mestrado ou Especialização, e cópia do Diploma de Mestrado para candidatos classificados no Doutorado; 4. MATRÍCULA: será realizada de acordo com o Calendário Acadêmico da UFSM de 2012, via web, usando login e senha que corresponderão, respectivamente, ao número de matrícula (fornecido pela Secretaria do Programa de Pós-Graduação) e data de nascimento (formato DDMMAAAA). 4.1. O candidato classificado para o Mestrado e que apresentar, na confirmação da vaga, Atestado de Provável Formando, para o segundo semestre de 2011, deverá entregar no DERCA e até a matrícula, a Certidão ou Certificado de Conclusão do Curso e, para o Doutorado, a ata de defesa de dissertação. 4.2. O Diploma de Graduação ou Curso Superior para candidato classificado nos Cursos, em níveis de Mestrado e Especialização e Diploma de Mestrado para candidato classificado nos Cursos, em nível de Doutorado, deverá ser entregue ao DERCA até o término das aulas do primeiro semestre letivo de 2012, conforme o Calendário Acadêmico da UFSM. 5. ALTERAÇÃO DO EDITAL: adendos, correções ou novos Editais, sempre que necessários, serão publicados em jornal de circulação local e no site www.ufsm.br e www.ufsm.br/prpgp. 6. RETIRADA DOS DOCUMENTOS: após a seleção, os candidatos não classificados terão um prazo de 30 (trinta) dias, a contar da divulgação do resultado, para retirar a documentação, junto à Coordenação do Programa de Pós-Graduação. 7. As informações contidas neste Edital são de inteira responsabilidade das Coordenações dos Programas de Pós-graduação. Os processos seletivos serão realizados sob a responsabilidade das Comissões de Seleção, indicadas pelos Colegiados dos Programas de Pós-graduação e oficializadas pelo respectivo Centro de origem do Programa de Pós-graduação. As Comissões de seleção poderão indeferir inscrições, que não atendam a todos os requisitos e exigências deste edital. 47. MESTRADO EM FILOSOFIA (CÓDIGO 980)

47.1. Área de Concentração e vagas: Filosofia Teórica e Prática: quinze vagas
47.1.1. Linhas de Pesquisa:
a) Análise da Linguagem e Justificação;
b) Ética Normativa e Metaética;
c) Fenomenologia e Compreensão.
47.2. CANDIDATOS: diplomados em Curso Superior.
47.3. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA À ANÁLISE DOS CANDIDATOS
47.3.1. “Curriculum Lattes” documentado (com cópia dos documentos citados no Currículo);
47.3.2. Histórico escolar do Curso de graduação;
47.3.3. Projeto de dissertação, em três vias, especificando obrigatoriamente a linha de pesquisa pretendida pelo candidato;
47.3.4. Declaração de intenção de orientação e de aceitação do projeto pelo Professor Orientador, o qual deve assinar o documento e seu envio ao Programa pode ser por via eletrônica. O modelo de declaração está disponível no site do programa: http://w3.ufsm.br/ppgf/, acessar “documentos”.
47.3.5. Os documentos exigidos à análise dos candidatos deverão ser enviados durante o período de inscrição, via correio (sedex) com data e carimbo de postagem, identificado (nome completo, curso, área de concentração, linha de pesquisa e professor orientador), para o endereço: Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, prédio 74, sala 2308, do Centro de Ciências Sociais e Humanas, Cidade Universitária, CEP 97.105-900, Santa Maria, RS. Informações adicionais
poderão ser obtidas pelo fone/fax 0xx55 – 3220-8462, sub-ramal 25. Não será aceito o envio dos documentos por fac-simile ou escaneados. A responsabilidade será exclusiva do candidato.
47.4. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS CANDIDATOS
47.4.1. PRIMEIRA ETAPA: Análise do Projeto de Dissertação e do “Curriculum Lattes”. Será realizada no período de 14 a 18 de novembro de 2011. Nesta etapa o candidato deverá obter nota mínima de aprovação igual a três vírgula cinco (3,5) pontos. A divulgação do resultado desta etapa será até o dia 22 de novembro de 2011, no site w3.ufsm.br/ppgf e no mural do Programa.
47.4.1.1. Os critérios para avaliação do Projeto de Dissertação (peso 4,0):
a) Revisão de literatura (2,0);
b) Objetivos (1,0);
c) Plano de trabalho e cronograma de atividades (0,5);
d) Metodologia e justificativa (0,5).
47.4.1.2. Os critérios para a avaliação do “Currículo Lattes” (peso 1,0):
a) Área de formação: Filosofia (0,5) ou área afim (0,3);
b) Produção intelectual sob forma de publicações e participação em eventos (0,3); c) Atividade de iniciação científica, monitoria ou similares (0,2);
47.4.2. SEGUNDA ETAPA: Prova escrita (peso 3,0) e será realizada no dia 01 de dezembro de 2011, das 8h30min às 12h30min, na sala 2323, prédio 74, do CCSH – Campus. A prova escrita versará sobre os textos indicados neste Edital, sendo três textos por Linha de Pesquisa, dos quais um dos textos será sorteado, por linha de pesquisa, na hora da prova, conforme a relação abaixo:
47.4.2.1. Linha de Pesquisa: Análise da Linguagem e Justificação: Descartes, Meditações Metafísicas, (Primeira e Segunda Meditação).
Frege, Sobre o sentido e a referência. Quine, Dois dogmas do empirismo.
47.4.2.2. Linha de Pesquisa: Ética Normativa e Metaética:
Aristóteles, Ética a Nicomacos, (Livros 1 a 3). Kant, Fundamentação da Metafísica dos Costumes, (Primeira Parte). Moore, Principia Ethica, (Primeiro Capítulo). 47.4.2.3. Linha de Pesquisa: Fenomenologia e Compreensão:
Husserl, Ideias I (Introdução). Heidegger, Ser e Tempo (Parágrafo 7 da Introdução).
Ricoeur, O Conflito das Interpretações (Primeiro Estudo).
47.4.3. TERCEIRA ETAPA. Entrevista (peso 2,0) será realizada no dia 02 de dezembro de 2011, no horário das 8h30min às 12 horas e das 14h às 18 horas. O tempo mínimo à entrevista de cada candidato será de 20 minutos e no máximo 30 minutos para cada candidato, no mesmo local da prova escrita.
47.4.3.1. Critérios para entrevista:
a) Familiaridade e domínio da temática no projeto, literatura primária e secundária do projeto de pesquisa e domínio dos conteúdos apresentados na prova escrita que dizem respeito, também, ao projeto de pesquisa ou ao próprio tema da prova (0,4);
b) Formação na graduação, experiência em pesquisa filosófica durante a graduação que permitam àbanca melhor avaliar a qualificação para desenvolver a pesquisa (0,4);
c) Disponibilidade para cursar as disciplinas e executar o projeto de pesquisa (0,4);
d) Outras questões que permitam a banca avaliar melhor as condições reais de ler textos em língua estrangeira (0,4);
e) Motivação para realizar o curso (0,2);
f) Perspectiva profissional após a conclusão do curso (0,2).
47.5. A relação dos candidatos classificados será enviada à PRPGP até o dia 20 de janeiro de 2012.

Noeli Dutra Rossatto Carlos Alberto Ceretta
Coordenador Pró-Reitor Adjunto

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