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EDITAL DOUTORADO 1º SEMESTRE/2012



Os Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação e o Pró-Reitor de Pós-graduação e Pesquisa tornam público que, no período de 03 a 28 de outubro de 2011, estarão abertas as inscrições à seleção aos Cursos de Pós-graduação em nível de Doutorado, Mestrado e Especialização, para ingresso no primeiro semestre de 2012, conforme descrito a seguir:

1. DA INSCRIÇÃO DO CANDIDATO:

1.1. A inscrição será feita via Internet, no endereço eletrônico www.ufsm.br/prpgp, menu “EDITAIS”, submenu “Editais de Seleção”, sendo esta a única modalidade de inscrição aceita;

1.2. Selecione o edital no qual deseja se inscrever e clique em “Para acessar o sistema de inscrições clique aqui”, abrirá – Inscrições de Eventos e informações. A seguir clique na opção desejada;

1.3. Leia as instruções com atenção antes de preencher a Identificação do Usuário, informando o e-mail e senha;

1.4. Preencha os dados pessoais, clique em avançar, abrirá a tela confirmar a inscrição, clique em efetuar a inscrição, que aparecerá na tela pré-inscrição realizada com sucesso. Nesta mesma página, aparecerá o código numérico com 13 dígitos (número para consulta da sua situação) e o número da inscrição;

1.5. Leia as instruções sobre o pagamento e clique no Boleto Bancário para gerar e imprimir o Boleto. Efetue o pagamento da taxa de inscrição impressa no boleto, no valor de R$ 56,00 (cinquenta e seis reais), em qualquer agência bancária, caixa eletrônico ou casa lotérica;

1.6. Após o pagamento aguarde um dia útil, que é o tempo necessário para realizar a conciliação bancária, ou seja, a compensação após o pagamento da taxa. Retorne ao sistema de inscrição, digitando o código numérico do boleto bancário e imprima o Comprovante de Inscrição;

1.7. O candidato que entrar no sistema de inscrição e não estiver disponível o Comprovante de Inscrição em dois dias úteis, deve entrar em contato com a PRPGP, pelo telefone (55) 3220 9656;

1.8. Assine o comprovante de inscrição e anexe aos demais documentos necessários à confirmação da vaga;

1.9. O candidato que efetuar o pagamento da taxa de inscrição no último dia do período, deverá anexar aos demais documentos exigidos à confirmação da vaga, a pré-inscrição assinada e o comprovante de pagamento da taxa de inscrição;

1.10. A inscrição somente será efetivada após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição, a qual não será restituída;

1.11. Isenção da taxa de Inscrição:

1.11.1. O candidato Brasileiro que desejar solicitar isenção da taxa de inscrição deve estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) de acordo com o Decreto N. 6.593, de 02 de outubro de 2008 e ser membro de família de baixa renda, conforme Decreto n. 6.135, de 26 de junho de 2007. A isenção da taxa de inscrição será concedida pelo Departamento do Cadastro Único, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, mediante as informações prestadas pelo candidato.

4 1.11.2. A isenção deverá ser solicitada mediante requerimento, que estará disponível no endereço eletrônico www.ufsm.br/prpgp, menu FORMULÁRIOS. O candidato que solicitar isenção da taxa de inscrição deverá entrar no sistema e realizar a pré-inscrição. É obrigatório o preenchimento de TODOS os dados solicitados no requerimento. Após o requerimento ser assinado pelo candidato, deve ser anexado cópia da Cédula de Identidade Civil ou militar (com prazo de validade indeterminada) e CPF e encaminhado, via e-mail assessoria.prpgp@ufsm.br (escaneado) ou via correio (sedex), com data e carimbo de postagem, no período de 03 a 07 de outubro de 2011, para o endereço: Universidade Federal de Santa Maria Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – PRPGP Núcleo de Gerência de Informações – NGI Prédio da Reitoria, 7°andar, sala 730 CEP 97.105-900 Campus, Camobi Santa Maria/RS 1.11.3. A relação dos candidatos contemplados com a isenção da taxa de inscrição será divulgada no endereço eletrônico www.ufsm.br/prpgp, a partir do dia 17 de outubro de 2011. É de responsabilidade dos candidatos realizar consulta no endereço eletrônico www.ufsm.br/prpgp para verificar a sua situação com relação a isenção da taxa de inscrição. O candidato que tiver o pedido indeferido deverá entrar no sistema de inscrição, gerar o boleto bancário e efetuar o pagamento até o dia 28 de outubro de 2011.

1.12. A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – PRPGP não se responsabilizará se o candidato não conseguir completar o preenchimento da ficha de inscrição por motivo de falhas no sistema e/ou congestionamento das linhas de comunicação, bem como de outros fatores técnicos que impossibilitem o processamento das informações. A PRPGP sugere que os candidatos não deixem para fazer sua inscrição nos últimos dias.

1.13. As Comissões de Seleção poderão indeferir as inscrições que não atenderem a todos os requisitos e exigências descritas nesse edital ou estejam em desacordo com a legislação pertinente.

2. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL DOS CLASSIFICADOS: será realizado até o dia 27 de janeiro de 2012, na página da PRPGP www.ufsm.br/prpgp. A divulgação do resultado será feito de acordo com o recebimento, na Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, da relação dos candidatos classificados para cada curso. O candidato poderá interpor recurso administrativo até dez dias corridos, contados a partir da divulgação do resultado na página da PRPGP. Nesse caso, o candidato deve abrir processo administrativo no Protocolo da UFSM e endereçado ao Colegiado do respectico Programa de Pósgraduação.

3. PERÍODO PARA SOLICITAÇÃO DE CONFIRMAÇÃO DA VAGA E DA ENTREGA OU POSTAGEM DOS DOCUMENTOS DOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS: será realizada no período de 06 a 10 de fevereiro de 2012.

5 3.1. O candidato deverá realizar a solicitação de confirmação da vaga através do endereço eletrônico www.ufsm.br/derca, utilizando o número de inscrição gerado no comprovante de inscrição como login e a data de nascimento (formato DDMMAAAA) como senha, conferindo, completando e, se necessário, corrigindo os dados apresentados. Confirmar as informações, imprimir e assinar o comprovante de solicitação de confirmação da vaga.

3.2. A documentação deverá ser enviada no período de 06 a 10 de fevereiro de 2012, pelo correio (sedex) com data e carimbo de postagem ou entregue, no horário das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min, no endereço: Universidade Federal de Santa Maria Departamento de Registro e Controle Acadêmico – DERCA Av. Roraima, n. 1000 Prédio da Administração Central, 3° andar, sala 336 Campus da UFSM, Bairro Camobi CEP 97105-900 Santa Maria/RS 3.3. No espaço do remetente deverá obrigatoriamente constar as seguintes informações: Nome completo; Curso de Pós-graduação pretendido; Nível do Curso: (Doutorado, Mestrado ou Especialização); Endereço completo: rua ou avenida, número, complemento, bairro, cidade, estado e CEP

3.4. Documentos necessários para todos os candidatos classificados:

3.4.1. Candidato brasileiro: a) uma fotografia recente 3×4 ou 5×7 (escanear e inserir no sistema de solicitação de confirmação da vaga, via internet no site: www.ufsm.br/derca);
b) cópia da Cédula de Identidade Civil ou Militar (com validade indeterminada);
c) cópia do CPF;
d) cópia do Título Eleitoral (bem legível);
e) cópia da comprovação da situação militar (para os homens);
f) cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento (bem legível);
g) comprovante de pagamento original da taxa de inscrição;
h) para candidatos classificados no Mestrado ou Especialização: cópia do Diploma de Graduação ou Curso Superior ou, na ausência destes, Atestado de Provável Formando ou Certificado de Conclusão do Curso para o 2° semestre de 2011;
i) para candidatos classificados no Doutorado: cópia do Diploma de Mestrado ou cópia da ata de defesa de dissertação ou Atestado da Coordenação do respectivo Curso de Mestrado informando a data da Defesa da Dissertação;
j) comprovante de inscrição impresso e assinado

6 3.4.2. Candidato estrangeiro:
a) uma fotografia recente 3×4 ou 5×7 (escanear e inserir no sistema de solicitação de confirmação da vaga, via internet no site: www.ufsm.br/derca);
b) cópia do Passaporte;
c) Visto temporário e registro junto à Polícia Federal;
d) comprovante de inscrição impresso e assinado;
e) comprovante original de pagamento da taxa de inscrição;
f) cópia do Diploma de Graduação ou Curso Superior para candidatos classificados no Mestrado ou Especialização, e cópia do Diploma de Mestrado para candidatos classificados no Doutorado;

4. MATRÍCULA: será realizada de acordo com o Calendário Acadêmico da UFSM de 2012, via web, usando login e senha que corresponderão, respectivamente, ao número de matrícula (fornecido pela Secretaria do Programa de Pós-Graduação) e data de nascimento (formato DDMMAAAA).

4.1. O candidato classificado para o Mestrado e que apresentar, na confirmação da vaga, Atestado de Provável Formando, para o segundo semestre de 2011, deverá entregar no DERCA e até a matrícula, a Certidão ou Certificado de Conclusão do Curso e, para o Doutorado, a ata de defesa de dissertação.

4.2. O Diploma de Graduação ou Curso Superior para candidato classificado nos Cursos, em níveis de Mestrado e Especialização e Diploma de Mestrado para candidato classificado nos Cursos, em nível de Doutorado, deverá ser entregue ao DERCA até o término das aulas do primeiro semestre letivo de 2012, conforme o Calendário Acadêmico da UFSM.

5. ALTERAÇÃO DO EDITAL: adendos, correções ou novos Editais, sempre que necessários, serão publicados em jornal de circulação local e no site www.ufsm.br e www.ufsm.br/prpgp.

6. RETIRADA DOS DOCUMENTOS: após a seleção, os candidatos não classificados terão um prazo de 30 (trinta) dias, a contar da divulgação do resultado, para retirar a documentação, junto à Coordenação do Programa de Pós-Graduação.

7. As informações contidas neste Edital são de inteira responsabilidade das Coordenações dos Programas de Pós-graduação. Os processos seletivos serão realizados sob a responsabilidade das Comissões de Seleção, indicadas pelos Colegiados dos Programas de Pós-graduação e oficializadas pelo respectivo Centro de origem do Programa de Pós-graduação. As Comissões de seleção poderão indeferir inscrições, que não atendam a todos os requisitos e exigências deste edital.

14. DOUTORADO EM FILOSOFIA (CÓDIGO 1053)

14.1. Área de Concentração: Filosofia Teórica e Prática

14.1.1. Linha de Pesquisa e vagas: Ética Normativa e Metaética: cinco vagas;

14.2. CANDIDATOS: diplomados em Curso de Mestrado em Filosofia e áreas afins, em Programas reconhecidos pela CAPES.

14.3. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA À ANÁLISE DOS CANDIDATOS

14.3.1. “Curriculum Lattes” documentado do período entre os anos de 2006 a 2011;

14.3.2. Histórico escolar do Curso de Graduação e de Mestrado;

14.3.3. Projeto de tese, em três vias;

14.3.4. Declaração de orientação e de aceitação do projeto (disponível no site do programa: http://w3.ufsm.br/ppgf/,acessar “documentos”), e assinada pelo Professor Orientador;

14.3.5. Os documentos exigidos à análise dos candidatos deverão ser enviados durante o período de inscrição, via correio (sedex), com data e carimbo de postagem, identificado (nome completo, curso, área de concentração e linha de pesquisa), para o endereço:

Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, prédio 74, sala 2308, do Centro de Ciências Sociais e Humanas, Cidade Universitária, CEP 97.105-900, Santa Maria, RS. Informações adicionais poderão ser obtidas pelo fone/fax
0xx55 – 3220-8462, sub-ramal 25. Não será aceito o envio dos documentos por fac-simile ou escaneados. A responsabilidade será exclusivamente do candidato.

14.4. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:

14.4.1. PRIMEIRA ETAPA: Análise do projeto de Tese e do “Curriculum Lattes”. Será realizada no período de 14 a 18 de novembro de 2011. Nesta etapa, o candidato deverá obter nota mínima de aprovação igual a três vírgula cinco pontos (3,5). A divulgação do resultado dessa primeira etepa pela Comissão deSeleção, será até o dia 22 de novembro de 2011, no site (http://w3.ufsm.br/ppgf) e no mural do Programa.

14.4.1.1. Os critérios para avaliação do projeto de Tese (peso 3,0):
a) Revisão de literatura (1,0);
b) Objetivos e formulação da tese (1,0);
c) Plano de trabalho e cronograma de atividades (0,5);
d) Metodologia e justificativa (0,5 ).

14.4.1.2. Os critérios para a avaliação do “Currículo Lattes” (peso 2,0):
a) Área de formação: Filosofia (0,5 ) ou área afim (0,3 );
b) Produção intelectual sob forma de publicações e participação em eventos (1,0 );
c) Atividade de iniciação científica, monitoria ou similares (0,2 );
d) Atividade Docente e de Orientação (0,3);

14.4.2. SEGUNDA ETAPA: Defesa de Produção Intelectual. Será realizada no dia 05 de dezembro de 2011, a partir das 09 horas, na sala 2323, prédio 74, do CCSH – Campus, com horário pré-fixado que será publicado no site (http://w3.ufsm.br/ppgf) e no mural do programa, tendo a duração mínima de 30 minutos
e máxima de 45 minutos, por candidato.

14.4.2.1. Critérios para avaliar a Defesa de Produção Intelectual (peso 3,0):
a) Capacidade do candidato de expor com clareza sua produção intelectual (0,75);
b) Capacidade do candidato de responder com clareza as perguntas (0,75);
c) Demonstração de interesse e envolvimento com a linha de pesquisa (0,75);
d) Domínio teórico (0,75).

14.4.2.2. Critérios para avaliar a entrevista (peso 2,0)
a) Familiaridade e domínio da temática do projeto e da literatura primária e secundária. (0,4 );
b) Formação de graduação e pós-graduação; experiência em pesquisa filosófica que permitam à banca
melhor avaliar a qualificação para desenvolver a pesquisa (0,4 );
c) Disponibilidade para cursar as disciplinas e executar o projeto de pesquisa (0,4);
d) Condições de ler os textos dos autores na língua original (0,4 );
e) Motivação para realizar o curso (0,2 );
f) Perspectiva profissional após a conclusão do curso (0,2 ).

14.4.3. A relação final dos candidatos classificados será enviada à PRPGP até o dia 14 de dezembro de 2011.

Noeli Dutra Rossatto Carlos Alberto Ceretta
Coordenador Pró-Reitor Adjunto

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