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EDITAIS DE INGRESSO MESTRADO E DOUTORADO

EDITAIS



MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

EDITAL Nº 030/PRPGP/UFSM, DE 08 DE MAIO DE 2012

ABERTURA DE INSCRIÇÃO AOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE DOUTORADO, MESTRADO E ESPECIALIZAÇÃO PARA INGRESSO NO 2º SEMESTRE DE 2012

Os Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação e o Pró-Reitor de Pós-graduação e Pesquisa tornam público que, no período de 14 a 31 de maio de 2012, estarão abertas as inscrições à seleção aos Cursos de Pós-graduação em nível de Doutorado, Mestrado e Especialização, para ingresso no segundo

semestre de 2012, conforme descrito a seguir:

1. PRIMEIRA ETAPA: INSCRIÇÃO DO CANDIDATO

1.1. A inscrição será feita via Internet, no endereço eletrônico www.ufsm.br/prpgp, menu “EDITAIS”, submenu “Editais de Seleção”, sendo esta a única modalidade de inscrição aceita;

1.2. Selecione o edital no qual deseja se inscrever e clique em “Para acessar o sistema de inscrições clique aqui”, abrirá – Inscrições de Eventos e informações. A seguir clique na opção desejada;

1.3. Após preencher os dados pessoais, clicar em avançar, abrirá uma tela para confirmar a inscrição, clique em efetuar a inscrição. Após aparecerá à tela pré-inscrição realizada com sucesso. Nesta mesma tela, aparecerá o link “Gerar GRU” (Guia de Recolhimento da União), clique sobre a figura da GRU para gerar e imprimir o boleto para pagamento. O valor da taxa de inscrição é de R$ 56,00 (GRU) e somente será aceito pelo Banco do Brasil até o dia 31 de maio de 2012, conforme expediente bancário;

1.3.1 Ressaltamos que é de responsabilidade exclusiva do candidato a conferência dos códigos gerados na Guia de Recolhimento da União – GRU no ato do pagamento. O Número de Referência gerado pelo sistema identifica o pagamento realizado pelo candidato. Se houver inconsistência, o pagamento não

será identificado e, como consequência, a pré-inscrição do candidato será INDEFERIDA. Caso no momento do pagamento da inscrição seja solicitado o número de referência, preencha corretamente o número de referência com o número gerado pelo sistema de inscrições.

1.3.2 Não será aceito agendamento de pagamento como comprovante de pagamento da taxa de inscrição;

1.3.3 Caberá ao candidato realizar a consulta no sistema de inscrições através do número gerado na préinscrição, para verificar a sua situação em relação ao comprovante de inscrição. Caso a situação continue como “pré-inscrição” conferir todos os campos impressos na GRU com o comprovante de pagamento. Havendo algum campo incorreto no comprovante de pagamento entrar em contato urgente

com a agência bancária onde o pagamento foi efetuado.

1.4. A inscrição somente será efetivada após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição, a qual

não será restituída. Esta confirmação será NO MÍNIMO de 48 horas após o pagamento da GRU;

1.4.1 A PRPGP divulgará no site www.ufsm.br/prpgp dia 06 de junho de 2012 a relação dos candidatos que efetuaram o pagamento da taxa de inscrição no período determinado neste edital. O candidato que  não constar nesta relação deverá entregar na PRPGP, Prédio da Reitoria, 7° andar, sala da Assessoria de

Informação, a ficha de pré inscrição, a Guia de Recolhimento de Governo – GRU e o comprovante original de pagamento efetuado no período previsto no edital, nos dias 11 e 12 de junho de 2012, para a confirmação do devido pagamento e posterior homologação ou não da inscrição, no dia 13 de junho de 2012. No caso de o candidato não entregar pessoalmente a documentação solicitada nomear um

procurador para tal.

1.5. Isenção da taxa de Inscrição:

1.5.1 O candidato brasileiro que solicitar isenção da taxa de inscrição deve estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) de acordo com o Decreto N. 6.593, de 02 de outubro de 2008 e ser membro de família de baixa renda, conforme Decreto n. 6.135, de 26 de junho de 2007. A isenção da taxa de inscrição será concedida pelo Departamento do Cadastro Único, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, mediante as informações prestadas pelo candidato, no ato da pré-inscrição, no período de 14 a 18 de maio de 2012.

1.5.2 A relação dos candidatos contemplados com a isenção da taxa de inscrição será divulgada no endereço eletrônico www.ufsm.br/prpgp, a partir do dia 25 de maio de 2012.

É de responsabilidade dos candidatos realizar consulta no endereço eletrônico www.ufsm.br/prpgp para verificar a sua situação em relação a isenção da taxa de inscrição. O candidato que não for contemplado com a isenção da taxa, deverá entrar no sistema de inscrição, gerar o boleto bancário e efetuar o

pagamento até o dia 31 de maio de 2012.

1.5.3 A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – PRPGP não se responsabilizará se o candidato não conseguir completar o preenchimento da ficha de inscrição por motivo de falhas no sistema e/ou congestionamento das linhas de comunicação, bem como de outros fatores técnicos que impossibilitem o

processamento das informações. Por isso, a PRPGP sugere que os candidatos não deixem para fazer sua inscrição nos últimos dias;

1.5.4 As Comissões de cada Programa de Pós-Graduação de Seleção poderão indeferir as inscrições que não atenderem a todos os requisitos e exigências descritas nesse edital ou estejam em desacordo com a legislação pertinente.

2. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL DOS CLASSIFICADOS: será realizado até o dia 18 de julho de 2012, na página da PRPGP www.ufsm.br/prpgp. A divulgação do resultado será feito de acordo com o recebimento, na Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, da relação dos candidatos classificados para

cada curso. O candidato poderá interpor recurso administrativo até dez dias corridos, contados a partir da divulgação do resultado na página da PRPGP. Nesse caso, o candidato deve abrir processo administrativo no Departamento de Arquivo Geral (Protocolo) da UFSM e endereçado ao Colegiado do respectivo Programa de Pós-graduação.

3. SEGUNDA ETAPA: PERÍODO PARA SOLICITAÇÃO DE CONFIRMAÇÃO DA VAGA E DA ENTREGA OU POSTAGEM DOS DOCUMENTOS DOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS: será realizada

no período de 25 a 27 de julho de 2012.

3.1. O candidato deverá realizar a solicitação de confirmação da vaga através do endereço eletrônico www.ufsm.br/derca, utilizando o número de inscrição gerado no comprovante de inscrição como login e a data de nascimento (formato DDMMAAAA) como senha, conferindo, completando e, se necessário, corrigindo os dados apresentados. Confirmar as informações, imprimir e assinar o comprovante de

solicitação de confirmação da vaga.

3.2. A documentação deverá ser enviada no período de 25 a 27 de julho de 2012, pelo correio (sedex) com data e carimbo de postagem ou entregue, no horário das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min, no endereço: Universidade Federal de Santa Maria Departamento de Registro e Controle Acadêmico – DERCA

Av. Roraima, n. 1000 Prédio da Administração Central, 3° andar, sala 336

Campus da UFSM, Bairro Camobi CEP 97105-900 Santa Maria/RS

3.3. No espaço do remetente deverá obrigatoriamente constar as seguintes informações:

Nome completo; Curso de Pós-graduação pretendido; Nível do Curso: (Doutorado, Mestrado ou Especialização); Endereço completo: rua ou avenida, número, complemento, bairro, cidade, estado e CEP

3.4. Documentos necessários para todos os candidatos classificados:

3.4.1. Candidato brasileiro:

a) uma fotografia recente 3×4 ou 5×7 (escanear e inserir no sistema de solicitação de confirmação da vaga, via internet no site: www.ufsm.br/derca);

b) cópia da Cédula de Identidade Civil ou Militar (com validade indeterminada);

c) cópia do CPF;

d) cópia do Título Eleitoral (bem legível);

e) cópia da comprovação da situação militar (para os homens);

f) cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento (bem legível);

g) para candidatos classificados no Mestrado ou Especialização: cópia do Diploma de Graduação ou Curso Superior ou, na ausência destes, Atestado de Provável Formando ou Certificado de Conclusão do Curso para o primeiro semestre de 2012;

h) para candidatos classificados no Doutorado: cópia do Diploma de Mestrado ou cópia da ata de defesa de dissertação ou Atestado da Coordenação do respectivo Curso de Mestrado informando a data da Defesa da Dissertação;

i) Comprovante de solicitação de confirmação da vaga, impresso e assinado;

3.4.2. Candidato estrangeiro:

a) uma fotografia recente 3×4 ou 5×7 (escanear e inserir no sistema de solicitação de confirmação da vaga, via internet no site: www.ufsm.br/derca);

b) cópia do Passaporte;

c) Visto temporário e registro junto à Polícia Federal;

d) Comprovante de solicitação de confirmação da vaga, impresso e assinado;

e) cópia do Diploma de Graduação ou Curso Superior para candidatos classificados no Mestrado ou Especialização, e cópia do Diploma de Mestrado para candidatos classificados no Doutorado;

3.5. Chamada de suplentes: o Candidato classificado para o Mestrado e Especialização que não Confirmar

a vaga no período de 25 a 27 de julho de 2012 e não atender o item 3, deste Edital perderá a vaga. O Departamento de Registro e Controle Acadêmico – DERCA divulgará no prazo de cinco dias úteis, através

de Edital e no site www.ufsm.br a relação dos candidatos chamados na condição de suplentes, de acordo com o Curso.

3.5.1 O candidato classificado para o Doutorado que não Confirmar a vaga no período de 25 a 27 de julho de 2012 e não atender o item 3, deste Edital, deverá entregar na Coordenação do Curso uma declaração de desistência da vaga registrada no Cartório. Com isso o DERCA convocará o candidato classificado

como suplente de acordo com o resultado final do Curso.

4. TERCEIRA ETAPA: MATRÍCULA: será realizada no período de 30 de julho a 01 de agosto de 2012, via web, usando login e senha que corresponderão, respectivamente, ao número de matrícula (fornecido pela Secretaria do Programa de Pós-Graduação) e data de nascimento (formato DDMMAAAA).

4.1. O candidato classificado para o Mestrado ou Especialização e que apresentar, na confirmação da vaga, Atestado de Provável Formando, para o primeiro semestre de 2012, deverá entregar, no DERCA e até a matrícula, a Certidão ou Certificado de Conclusão do Curso e, para o Doutorado, a ata de defesa de dissertação ou declaração do Coordenador do Curso informando a data de defesa da tese.

4.2. O Diploma de Graduação ou Curso Superior para candidato classificado nos Cursos em níveis de Mestrado e Especialização e Diploma de Mestrado para candidato classificado nos Cursos em nível de Doutorado, deverão ser entregues no DERCA até o término das aulas do segundo semestre de 2012,

conforme o Calendário Acadêmico da UFSM.

4.3. Chamada de suplentes: o Candidato classificado para o Mestrado e Especialização que não realizar a matrícula no período de 30 de julho a 01 de agosto de 2012 perderá a vaga. O Departamento de Registro e Controle Acadêmico – DERCA divulgará no prazo de cinco dias úteis, através de Edital e no site

www.ufsm.br a relação dos candidatos chamados na condição de suplentes, de acordo com o Curso.

4.3.1 A Chamada de suplentes para o Doutorado, independente do início das aulas, somente será realizada se o candidato classificado entregar uma declaração de desistência da vaga, registrada em

Cartório, considerando para o nível de Doutorado a matricula é em fluxo contínuo.

5. ALTERAÇÃO DO EDITAL: adendos, correções ou novos Editais, sempre que necessários, serão publicados em jornal de circulação local e no site www.ufsm.br e www.ufsm.br/prpgp.

6. RETIRADA DOS DOCUMENTOS: após a seleção, os candidatos não classificados terão um prazo de 30 (trinta) dias, a contar da divulgação do resultado, para retirar a documentação, junto à Coordenação do Programa de Pós-Graduação.

7. As informações contidas neste Edital são de inteira responsabilidade das Coordenações dos Programas de Pós-graduação. Os processos seletivos serão realizados sob a responsabilidade das Comissões de Seleção, indicadas pelos Colegiados dos Programas de Pós-graduação e homologada pela Direção da

respectiva Unidade de origem do Programa de Pós-graduação. As Comissões de seleção poderão indeferir inscrições, que não atendam a todos os requisitos e exigências deste edital.

8. INÍCIO DAS AULAS: dia 06 de agosto de 2012.

26. MESTRADO EM FILOSOFIA (CÓDIGO 980)

26.1. Área de Concentração: Filosofia Teórica e Prática

26.1.1. Linha de Pesquisa, Professor Orientador pretendido e vagas: vinte distribuídas conforme os orientadores abaixo relacionados:

Linha de Pesquisa Professor Orientador Vagas

Análise da Linguagem e Justificação

Albertinho Luiz Gallina                              uma

Rogério Passos Severo                            uma

José Lourenço Pereira da Silva                uma

Carlos Augusto Sartori                              duas

Rogério Fabianne Saucedo Correa           duas

Ética Normativa e Metaética

Christian Viktor Hamm                               uma

Flávio Williges                                           duas

Jair Antonio Krassuski                               uma

Ricardo Bins di Napoli                               duas

Fenomenologia e Compreensão

Noeli Dutra Rossatto                                 uma

Marcelo Fabri                                            uma

Róbson Ramos dos Reis                           três

Paulo Sergio de Jesus Costa                    duas

26.3. Cada candidato irá concorrer apenas à(s) vaga(s) do seu orientador pretendido.

26.4. CANDIDATOS: diplomados em Curso Superior.

26.5. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA À ANÁLISE DOS CANDIDATOS

26.5.1. “Curriculum Lattes” documentado (com cópia dos documentos citados no Currículo);

26.5.2. Histórico escolar do Curso de graduação;

26.5.3. Projeto de dissertação, em três vias, especificando obrigatoriamente a linha de pesquisa pretendida pelo candidato e o orientador pretendido;

26.5.4. Os documentos exigidos à análise dos candidatos deverão ser enviados durante o período de inscrição, via correio (sedex) com data e carimbo de postagem, identificado (nome completo, curso, área de concentração, linha de pesquisa e professor orientador pretendido), para o endereço:

Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, prédio 74, sala 2308, do Centro de Ciências Sociais e Humanas, Cidade Universitária, CEP 97.105-900, Santa Maria, RS.

Informações adicionais poderão ser obtidas pelo fone/fax 0xx55 – 3220-8462, sub-ramal 25. Não será aceito o envio dos documentos por fac-simile ou escaneados. A responsabilidade será exclusiva do candidato.

26.6. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS CANDIDATOS

26.6.1. PRIMEIRA ETAPA: Análise do Projeto de Dissertação e do “Curriculum Lattes”. Será realizada no período de 13 a 19 de junho de 2012. Nesta etapa o candidato deverá obter nota mínima de 101 aprovação igual a três vírgula cinco (3,5) pontos. A divulgação do resultado desta etapa será até o dia 26 de junho de 2012, no site http://w3.ufsm.br/ppgf e no mural do Programa.

26.6.1.1. Os critérios para avaliação do Projeto de Dissertação (peso 4,0):

a) Revisão de literatura (2,0);

b) Objetivos (1,0);

c) Plano de trabalho e cronograma de atividades (0,5);

d) Metodologia e justificativa (0,5).

26.6.1.2. Os critérios para a avaliação do “Currículo Lattes” (peso 1,0):

a) Área de formação: Filosofia (0,5) ou área afim (0,3);

b) Produção intelectual sob forma de publicações e participação em eventos (0,3);

c) Atividade de iniciação científica, monitoria ou similares (0,2);

26.6.2. SEGUNDA ETAPA: Prova escrita (peso 3,0) que será realizada no dia 02 de julho de 2012, das 8h30min às 12h30min, na sala 2323, prédio 74, do CCSH – Campus. A prova escrita versará sobre os

textos indicados neste Edital, sendo que, dos três textos de cada linha, um deles será sorteado, na hora da prova, conforme a relação abaixo:

26.6.2.1. Linha de Pesquisa: Análise da Linguagem e Justificação: Descartes, 1º)Meditações Metafísicas, (Primeira e Segunda Meditação).

2º)Frege, Sobre o sentido e a referência.

3º) Quine, Dois dogmas do empirismo.

26.6.2.2. Linha de Pesquisa: Ética Normativa e Metaética:

1º)Aristóteles, Ética a Nicomacos, (Livros 1 a 3).

2º)Kant, Fundamentação da Metafísica dos Costumes, (Primeira Parte).

3º) Moore, Principia Ethica, (Primeiro Capítulo).

26.6.2.3. Linha de Pesquisa: Fenomenologia e Compreensão:

1º)Husserl, Ideias I (Introdução).

2º)Heidegger, Ser e Tempo (Parágrafo 7 da Introdução).

3º)Ricoeur, O Conflito das Interpretações (Primeiro Estudo).

26.6.2.3. TERCEIRA ETAPA. Prova Oral (peso 2,0) que será realizada no dia 03 de julho de 2012, no horário das 8h30min às 12 horas e das 14h às 18 horas. O tempo mínimo para a avaliação oral de cada candidato será de 20 minutos e no máximo 30 minutos, no mesmo local da prova escrita.

26.6.3.1. Critérios para Prova Oral:

a) Familiaridade e domínio da temática no projeto, literatura primária e secundária do projeto de pesquisa e domínio dos conteúdos apresentados na prova escrita que dizem respeito, também, ao projeto de pesquisa ou ao próprio tema da prova (0,4);

b) Formação na graduação, experiência em pesquisa filosófica durante a graduação que permitam à banca melhor avaliar a qualificação para desenvolver a pesquisa (0,4);

c) Disponibilidade para cursar as disciplinas e executar o projeto de pesquisa (0,4);

d) Outras questões que permitam a banca avaliar melhor as condições reais de ler textos em língua estrangeira (0,4);

e) Motivação para realizar o curso (0,2);

f) Perspectiva profissional após a conclusão do curso (0,2).

26.7. A relação dos candidatos classificados será enviada à PRPGP até o dia 13 de julho de 2012

Noeli Dutra Rossatto                                Carlos Alberto Ceretta

Coordenador                                              Pró-Reitor Adjunto

9. DOUTORADO EM FILOSOFIA (CÓDIGO 1053)

9.1. Área de Concentração: Filosofia Teórica e Prática

9.1.1. Linha de Pesquisa e vagas: Ética Normativa e Metaética: dez (distribuídas conforme os orientadores abaixo relacionados:

Linha de Pesquisa Orientador     Vagas

Albertinho Luiz Gallina                 uma

Christian Viktor Hamm                 uma

Jair Antônio Krassuski                 duas

Ética Normativa e Metaética

Marcelo Fabri                             duas

Miguel Spinelli                             uma

Noeli Dutra Rossatto                   duas

Ricardo Bins di Napoli                 uma

9.2.1. Cada candidato irá concorrer apenas à vaga do seu orientador pretendido.

9.3. CANDIDATOS: diplomados em Curso de Mestrado em Filosofia e áreas afins, em Programas reconhecidos pela CAPES.

9.4. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA À ANÁLISE DOS CANDIDATOS:

9.4.1. “Curriculum Lattes” documentado do período entre os anos de 2006 a 2011;

9.4..2. Histórico escolar do Curso de Graduação e de Mestrado;

9.4.3. Projeto de tese, em três vias, indicando o Orientador pretendido;

9.4.4. Os documentos exigidos à análise dos candidatos deverão ser enviados durante o período de inscrição, via correio (sedex), com data e carimbo de postagem, identificado (nome completo, curso, área de concentração e linha de pesquisa), para o endereço: Universidade Federal de Santa Maria,

Programa de Pós-Graduação em Filosofia, prédio 74, sala 2308, do Centro de Ciências Sociais e Humanas, Cidade Universitária, CEP 97.105-900, Santa Maria, RS. Informações adicionais poderão ser obtidas pelo fone/fax 0xx55 – 3220-8462, sub-ramal 25. Não será aceito o envio dos documentos por fac-simile ou escaneados. A responsabilidade será exclusivamente do candidato.

9.5. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:

9.5.1. PRIMEIRA ETAPA: Análise do projeto de Tese e do “Curriculum Lattes”. Será realizada no período de 13 a 18 de junho de 2012. Nesta etapa o candidato deverá obter nota mínima de aprovação igual a três vírgula cinco pontos (3,5). A divulgação do resultado pela Comissão de Seleção, será até o dia 25 de junho de 2012, no site do Programa http://w3.ufsm.br/ppgf e no mural do Programa.

9.5.1.1. Os critérios para avaliação do projeto de Tese (peso 3,0):

a) Revisão de literatura (1,0);

b) Objetivos e formulação da tese (1,0);

c) Plano de trabalho e cronograma de atividades (0,5);

d) Metodologia e justificativa (0,5 ).

8.5.1.2. Os critérios para a avaliação do “Currículo Lattes” (peso 2,0):

a) Área de formação: Filosofia (0,5 ) ou área afim (0,3 );

b) Produção intelectual sob forma de publicações e participação em eventos (1,0 );

c) Atividade de iniciação científica, monitoria ou similares (0,2 );

d) Atividade Docente e de Orientação (0,3);

9.5.2. SEGUNDA ETAPA: Defesa de Produção Intelectual e Prova Oral. Será realizada no dia 29 de junho de 2012, a partir das 09 horas, na sala 2323, prédio 74, do CCSH – Campus, com horário prefixado que será publicado no site do Programa http://w3.ufsm.br/ppgf e no mural do programa, tendo a duração mínima de 30 minutos e máxima de 45 minutos, por candidato.

9.5.2.1 Critérios para avaliar a Defesa de Produção Intelectual (peso 3,0):

a) Capacidade do candidato de expor com clareza sua produção intelectual (0,75);

b) Capacidade do candidato de responder com clareza as perguntas (0,75);

c) Demonstração de interesse e envolvimento com a linha de pesquisa (0,75);

d) Domínio teórico (0,75).

9.5.2.2. Critérios para avaliar a Prova Oral (peso 2,0)

a) Familiaridade e domínio da temática do projeto e da literatura primária e secundária. (0,4);

b) Formação de graduação e pós-graduação; experiência em pesquisa filosófica que permitam à banca melhor avaliar a qualificação para desenvolver a pesquisa (0,4);

c) Disponibilidade para cursar as disciplinas e executar o projeto de pesquisa (0,4);

d) Condições de ler os textos dos autores na língua original (0,4);

e) Motivação para realizar o curso (0,2);

f) Perspectiva profissional após a conclusão do curso (0,2).

9.6. A relação final dos candidatos classificados será enviada à PRPGP até o dia 13 de julho de 2012.

Noeli Dutra Rossatto                                                        Carlos Alberto Ceretta

Coordenador                                                                       Pró-Reitor Adjunto

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