Ir para o conteúdo PPGF Ir para o menu PPGF Ir para a busca no site PPGF Ir para o rodapé PPGF
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Palestra sobre pluralismo ontológico e modo de ser da vida orgânica, professor Róbson Ramos dos Reis



Róbson Ramos expõe sobre pluralismo ontológico e modo de ser da vida orgânica

Na segunda-feira, 13 de junho, às 19h, no Auditório da Pós-Graduação da Facultad de Economía y Empresa UDP (Ejército 278, Santiago), o docente da Universidade Federal de Santa Maria,  vai realizar uma conferência aberta ao público intitulada “Pluralismo ontológico y la interpretación del modo de ser de la vida orgánica. ”
Nesta conferência, Ramos diz: “Eu vou cuidar do problema do desenvolvimento de modo interpretativo de ser da vida orgânica, seguindo o contorno da ontologia da vida animal por Heidegger nos Conceitos Fundamentais da Metafísica (1929-1930 ). Meu objetivo é oferecer uma reconstrução dos argumentos para a tese de Heidegger sobre os limites para a matematização do conhecimento científico da vida animal. ”
Em primeira instância, Ramos continua, “apresentarei a noção de pluralismo hermenêutico do ser, para reconstruir, em seguida, as condições de identidade que constituem o modo de ser da vida biológica. Estas condições são formulados em termos de possibilidades dinâmicas funcionais. Posteriormente, vou examinar as objeções à matematização irrestrita no domínio da vida resultante da consideração do fenômeno da dimensão instintiva em organismos vivos. De acordo com Heidegger, a natureza dimensional dos impulsos é regulada pelas habilidades que restringem a possibilidade de matematizar a vida. Para concluir, vou examinar as consequências dessa restrição para o problema da interpretação do modo de ser da vida a partir da interação com as ciências biológicas “.
Róbson Ramos é Professor Associado do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria, Brasil e Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Fenomenologia e membro da Sociedade Ibero-americana de heideggerianos Studies. Ele publicou numerosos artigos na área da fenomenologia e da hermenêutica, com ênfase no trabalho de Heidegger. Em 2014 ele publicou o livro Aspectos da Modalidade: a Noção de Possibilidade na Fenomenologia Hermenêutica.

 

Original: http://idh.udp.cl/robson-ramos-expone-pluralismo-ontologico-modo-la-vida-organica/

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-556-2935

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes