Ir para o conteúdo PPGF Ir para o menu PPGF Ir para a busca no site PPGF Ir para o rodapé PPGF
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Edital Interno PNPD/CAPES 2017



Prezados,

 

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSM torna público o edital o preenchimento de três (03) vagas para candidatos a estágio pós-doutoral do programa PNPD/CAPES.

O edital completo pode ser conferido no link abaixo:

Edital Interno- Programa Nacional de Pós-Doutorado/ CAPES -2017

 

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA

 

 

EDITAL INTERNO 02/2017 – PPGFIL/UFSM

Programa Nacional de Pós-Doutorado – PNPD/CAPES

 

 

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) da Universidade Federal de Santa Maria abre três (03) vagas para o Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD-CAPES) 2017. Apenas o candidato que for aprovado em primeiro lugar receberá bolsa remunerada no valor de R$:4.100,00 os candidatos que forem aprovados em Segundo e Terceiro lugar não serão remunerados. O período de duração do estágio pós-doutoral (PNPD-CAPES) é de doze (12) meses podendo ser renovado por mais doze (12) meses.

 

  1.  DO CRONOGRAMA                                                                                                                                                                                                 
ATIVIDADE PRAZOS
Inscrições 16/11/2017 a 10/12/2017
Divulgação das Inscrições Homologadas 11/12/2017
Processo de Avaliação 13 e 14/12/20117
Divulgação do resultado no site do PPGFil/UFSM 18/12/2017

 

 

 

 

2. DOS REQUISITOS DO CANDIDATO:

I – Possuir o título de doutor, obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá ser analisado pelo Programa de Pós-Graduação;

II – Não ser aposentado ou estar em situação equiparada;

III – Inscrever-se em uma das seguintes modalidades:
 a) brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício ou b) docente ou pesquisador no país com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa, exceto na UFSM.

IV – Professores substitutos poderão ser aprovados na modalidade “a” do item III, sem prejuízo de suas atividades de docência, após análise e autorização do Programa de Pós-Graduação.

V – Apresentar, em formato PDF,  i) um projeto de pesquisa que seja claramente adequado a uma das linhas de pesquisa do PPGFil/UFSM, a saber, Linguagem, Realidade e Conhecimento, Fenomenologia e Compreensão, Ética Normativa, Metaética e Ética Aplicada; ii) um plano de trabalho anual; iii) uma cópia do diploma de Doutorado em Filosofia; iv) cópia do RG e CPF ou do passaporte e visto de permanência no país, para candidatos estrangeiros; v)Curriculum Vitae, nos moldes da plataforma Lattes (CNPq) ou, se estrangeiro, conforme o anexo 2 deste edital.

VI) No caso de aprovação em primeiro lugar o candidato com vínculo empregatício deverá apresentar comprovação de afastamento da instituição de origem, por período compatível com o prazo de vigência, caso seja aprovado nas demais colocações não há tal necessidade.

 

3. DA INSCRIÇÃO:

 

Os documentos exigidos para inscrição no item V da seção 2 deste edital deverão ser enviados, em formato PDF, para o e-mail secretariappgf@gmail.com, no período de  16/11/2017 a 10/12/2017, no campo “assunto” do e-mail deverá ser colocado INSCRIÇÃO-PNPD-2017.

 

 

  1.  DA SELEÇÃO:

 

O processo de seleção consistirá na análise do currículo Lattes e avaliação do projeto de pesquisa, e será realizado por uma comissão formada por Docentes do Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Uma entrevista poderá ser agendada com os candidatos selecionados no período de 13 a 14/12/20117. A entrevista poderá ser realizada via Skype e ser em português, espanhol ou inglês.

 

5.         DAS LINHAS DE PESQUISA 

O programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSM conta hoje com as seguintes linhas de pesquisa:

 

1. Linguagem, Realidade e Conhecimento

 

Descrição: investigação da realidade quanto aos seus aspectos fundamentais e dos modos de representá-los e expressá-los, privilegiando o delineamento da estrutura do conhecimento, da organização semântica da linguagem, dos esquemas inferenciais e das consequências do modo de representar a realidade para a racionalidade de agentes.

 

2. Ética Normativa, Metaética e Ética Aplicada

 

Descrição: desenvolvimento de projetos referentes à filosofia prática, com ênfase em questões de ética aplicada, ética normativa (teorias morais e seus problemas) e metaética (discussão dos problemas lógicos, semânticos do discurso moral, das questões metafísicas, de psicologia moral como a identidade pessoal e moralidade, entre outros).

 

3. Fenomenologia e Compreensão

 

Descrição: desenvolvimento de projetos de pesquisa centrados numa abordagem fenomenológica acerca das relações entre razão teórica e razão prática, abrangendo os desdobramentos do movimento fenomenológico sobre problemas lógicos, ontológicos, semânticos, epistemológicos, antropológico-culturais e da filosofia prática.

 

 

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/pnpd

 

Universidade Federal de Santa Maria

Programa de Pós-graduação em Filosofia

Prédio: 74 A – Sala 2308, Campus

Bairro Camobi – Santa Maria, RS

CEP 97.105-900.

Fone/Fax: (55) 3220 8462

E-mail: secretariappgf@gmail.com

 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-556-3309

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes