Ir para o conteúdo PPGF Ir para o menu PPGF Ir para a busca no site PPGF Ir para o rodapé PPGF
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

SIF – Seminário Integrado de Filosofia



O Programa de Pós-Graduação em Filosofia convida a todxs interessadxs para o Seminário Integrado de Filosofia que ocorrerá nos dia 04 e 06 de Fevereiro de 2020, às 14:30h, na sala 2323 do prédio 74A do CCSH.

O Convidado será o Prof. Dr. Ricardo Rangel Guimarães. Ele possui Doutorado em Filosofia /Epistemologia pela PUCRS e atualmente faz estágio Pós-Doutoral no PPG em Física da UFRGS.

O Prof. Ricardo fará duas Palestras:

Palestra 1

Epistemologia Social e das Virtudes no Ensino de Ciências: conhecimento, entendimento através de pensamento crítico e autonomia intelectual.

Resumo

O objetivo principal desta palestra é apresentar, de forma bastante breve e resumida, algumas concepções gerais da epistemologia social e de alguns conceitos importantes como virtude e agência epistêmicas, e também a noção de autonomia intelectual, a serem aplicados no contexto do ensino de ciências, no sentido de se desenvolver a capacidade de pensamento crítico (critical thinking) no aluno. Em um primeiro momento, a distinção entre conhecimento e entendimento será feita e explorada a fim de problematizar esta questão para o aprendizado em ciências, dentro das especificidades de determinados autores que trabalhem esta temática, tais como Harvey Siegel e Alvin Goldman, por exemplo, dentre outros, que construíram um debate em torno de uma controvérsia sobre defender o conhecimento como fim último da educação ou a capacidade do entendimento através do desenvolvimento de pensamento crítico no aluno para este fim; em um segundo momento e na parte final da apresentação, serão discutidas as possíveis implicações destas concepções e a plausibilidade de se defender um ou outro modelo, ou um modelo híbrido, tendo-se como objetivo um ensino de ciências epistêmica e intelectualmente virtuoso e autônomo.

Palestra 2:  

Fundamentos lógicos da argumentação e usos do argumento: alguns exemplos da História e da  Filosofia da Ciência aplicados no contexto da Educação Científica: 

Resumo

Neste seminário, serão apresentados, em um primeiro momento, os fundamentos teóricos da argumentação e do que são constituídos propriamente os argumentos filosóficos, sua construção lógica em termos de premissas e conclusões, os tipos diferentes de argumento, dedutivos e indutivos, e exemplos de algumas falácias notáveis e de raciocínios mal construídos; neste cenário, particularmente o modelo de argumentação de Stephen Toulmin será utilizado, também, para a ilustração e exemplificação de alguns destes tópicos. Em um segundo momento, de posse destes elementos teóricos introdutórios, serão expostos e discutidos alguns argumentos retirados da História e da Filosofia da Ciência e de como estes podem e mesmo devem serem utilizados no contexto da educação científica, no intuito de tornar o aprendizado em ciências mais significativo e de promover reflexão crítica acerca de conceitos científicos através deste expediente do exercício de capacidades lógicas e argumentativas no aluno e da análise de argumentos como uma metodologia de ensino a ser defendida e implementada em sala de aula.   


Publicações Recentes