Ir para o conteúdo PPGF Ir para o menu PPGF Ir para a busca no site PPGF Ir para o rodapé PPGF
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
Início do conteúdo
Publicado: 10 novembro 2015 - 17:30 | Última modificação: 3 junho 2019 - 15:37
Ouvir
V SEMINÁRIO NACIONAL DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO E I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO.

TÉCNICO-CIENTÍFICOS

Universidade Federal de Santa Maria, Auditório das Ciências Rurais - CCR - Santa Maria

18/11/2015 08:30 - 20/11/2015 18:30

Notícias do Evento senafe-seinfe

Links Úteis
HotéisDom Rafael ExecutivoFone: (55) 2101 1919Avenida Rio Branco, 228.executivo.hoteldomrafael.com.brDom Rafael ExpressFone: (55) 2101 1919Avenida Rio Branco, 192.express.hoteldomrafael.com.brEstação Rodoviária de Santa MariaFone: (55) 3222 4747Endereço: Rua Pedro Pereira, 1450.Hotel AppelFones: (55)3225…
18/11/2015 - 15:38
Edgar Morim fala da barbárie atual
Isso nos traz a um dos muitos caminhos que temos para nos conhecer e conhecer o outro, que é a participação política. E o senhor, desde muito cedo, teve uma…
18/11/2015 - 15:28
Educar y vivir teniendo en cuenta la muerte
O Professor Agustín de la Herrán Gascón, um dos nossos palestrantes convidados, acabou de lançar um livro da sua autoria. O título é Educar y vivir teniendo en cuenta la muerte.…
18/11/2015 - 15:27
Inscrições adiadas
A comissão organizadora do V SENAFE - I SEINFE avisa que as inscrições para todas as modalidades serão adiadas em virtude de trâmites administrativos que serão sanados o mais brevemente…
18/11/2015 - 15:26
Zigmunt Bauman fala sobre os riscos que envolvem à condição humana no mundo de hoje
 (foto: http://goo.gl/6Mxczd) Esta notícia surge do extrato do texto publicado pela Professora Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke na revista Tempo Social no ano 2004. A entrevista completa pode ser encontrada pela seguinte referência:  PALLARES-BURKE, Maria…
18/11/2015 - 15:25
LISTA DAS APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS
Confira neste link a lista de apresentações de trabalhos do V SENAFE - I SEINFE. Aguardamos sua apresentação!
18/11/2015 - 15:24
Descrição

V Seminário Nacional de Filosofia e Educação (SENAFE) e I Seminário Internacional de Filosofia e Educação (SEINFE).
Biopolítica, Barbárie e Educação.

O Programa de Pós-Graduação em Educação e o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria- RS/Brasil promovem o V SENAFE e I Seminário Internacional de Filosofia e Educação: Confluências, que se realizará nos dias 18, 19 e 20 de novembro de 2015, no campus da UFSM na cidade de Santa Maria (Rio Grande do Sul/Brasil).

O tema do seminário “Biopolítica, Barbárie e Educação” visa chamar à discussão o contexto político contemporâneo, marcadamente biopolítico, tendo em vista a inserção da vida como objeto dos cálculos, das técnicas e das práticas de governo. Tem por objetivo refletir sobre a consciência trágica do saber que provém do trauma, da dor da perda, mas que redimensiona a atuação e a identidade. Pretende-se oportunizar o debate sobre os acontecimentos de barbárie atualmente, difundidos através de notícias, filmes, documentários, livros e demais artefatos culturais em escala planetária de maneira instantânea, transformando o que era para ser exceção em um novo discurso normal.  A proposta é trabalhar com alguns desafios da formação diante da necessidade de educar o despreparo humano para situações limites e o descuido para com a dor do outro.

A temática que orienta a realização do evento já foi assinalada por diversos autores, como Michel Foucault e Giorgio Agamben, que se preocupam com os limites mostrados pelas categorias tradicionais da reflexão política em compreender o fenômeno político contemporâneo. De outra parte, tal problemática, e as dificuldades inerentes frente a este limite categorial e à racionalidade da qual é tributária, é preocupação constante desde os trabalhos da primeira geração dos autores da teoria crítica, sendo exposta nos termos da barbárie, conceito caro a essa tradição teórica no contexto do século XX e de sua sempre renovada possibilidade de retorno. É frente a este horizonte disciplinar e de controle, no qual a cultura e a educação, bem como a prática política podem converter-se em seus contrários mistificadores e coisificantes, que se pretende refletir no âmbito do V SENAFE e I SEINFE.

Como forma de ratificar os resultados obtidos no trajeto histórico do SENAFE até o presente, que ora completa mais de uma década, desde a realização da sua primeira edição em 2004, e também como forma de consolidar os esforços de cooperação entre pesquisadores e grupos de pesquisa em âmbito brasileiro e internacional, propõe-se, concomitantemente à realização do V Seminário Nacional de Filosofia e Educação – Confluências: SENAFE, a edição do I Seminário Internacional de Filosofia e Educação – Confluências: SEINFE. Tal intenção encontra respaldo nas atuais tendências do Ensino Superior e da Pós-Graduação no Brasil de aproximar-se dos seus interlocutores latino-americanos e europeus, em especial, da Península Ibérica, visando um maior trânsito dos conhecimentos produzidos nas esferas nacionais e a troca de experiências entre professores e pesquisadores dos diferentes sistemas de ensino. A realização do I Seminário Internacional concomitante ao V SENAFE pode aproximar ainda mais os pesquisadores envolvidos, na medida em que possibilita abrir espaços para a inserção de mais pesquisadores das diferentes IES envolvidas e, sobretudo, congregar discentes destas instituições, tanto na esfera da iniciação científica quanto da pós-graduação. Por fim, o evento visa um incremento no número de participantes de outros países e no número de trabalhos de origem internacional a serem apresentados, reforçando assim as bases de uma concepção de conhecimento, de ciência e de universidade pautada pelo caráter humano e cosmopolita.

OBJETIVOS

Objetivo geral

– Refletir sobre a consciência trágica do saber que provém do trauma, da dor da perda, mas que redimensiona a atuação e a identidade, propondo vias para repensar a formação – hoje fortemente pautada, dentro da esfera institucional, no saber-fazer – em termos também do saber-expressar e do saber-prevenir, através da contribuição normativa e expressiva da filosofia da educação e de seu compromisso em pensar criticamente a atualidade, a partir de conceitos oriundos da relação entre biopolítica, barbárie e educação.

Objetivos específicos

– Oportunizar o intercâmbio e o debate de ideias sobre o tema do evento entre os pesquisadores, professores e alunos envolvidos, visando, por um lado, fortalecer seus projetos e grupos interinstitucionais de pesquisa e, por outro, firmar convênios nacionais e internacionais que desencadeiem ações cooperativas no campo da pesquisa, ensino e extensão;

– Analisar aspectos da formação integral (enquanto Paidéia e Bildung) como processo do formar-se a si mesmo, inseridos nas dimensões da experiência estética e do cuidado de si;

– Analisar a dinâmica atual que o conceito de formação assume, levando em consideração as profundas transformações que o sistema social vem passando no atual contexto, marcado pelo crescente processo de colonização biopolítca da subjetividade;

– Oferecer subsídios à reflexão da prática pedagógica de professores das redes, particular, municipal e estadual de ensino, no sentido de problematizar o significado da educação em tempos de exceção normalizadora e de incisiva presença da barbárie;

– Proporcionar subsídios à elaboração de pesquisas de iniciação científica, dissertações e teses dos participantes do evento.

PÚBLICO ALVO

Está prevista a inscrição de 420 participantes para os três dias do evento. As grandes conferências e as mesas redondas estão destinadas a professores e estudantes de pós- graduação e também a professores do ensino superior e básico das redes municipal, estadual, federal e privada de ensino que estão inseridos, organicamente, tanto em projetos de pesquisa como em processos de formação continuada.

O espaço das comunicações visa a atingir alunos de graduação, de iniciação científica e de iniciação à docência (PIBID), bem como mestrandos e doutorandos dos Programas de Pós-Graduação de Educação e Filosofia da UFSM, de outras IES do Brasil e do exterior.

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

1. O envio de trabalhos completos deverá ser feito exclusivamente através do e-mail senafeseinfetrabalhos@gmail.com  seguindo todas as etapas abaixo. A submissão de trabalhos poderá ser feita antes da inscrição e do pagamento da taxa correspondente. No entanto, a inscrição e o pagamento deverão ser efetuados até quatro dias antes da data limite, como condição para a apresentação do trabalho no evento.

2. O tempo estimado para compensação bancária e registro dos pagamentos dos boletos de inscrição do evento é de 4 dias úteis, portanto, os autores de trabalho precisam prever este tempo e pagar antecipadamente para terem a inscrição liberada para a apresentação dos seus  trabalhos.

3. Cada participante no evento poderá submeter até dois trabalhos, mas somente um na condição de apresentador (primeiro nome no texto). Cada trabalho poderá ter, no máximo, 3 autores e todos eles deverão estar inscritos no evento.

4. Os textos serão avaliados anonimamente, ficando sob responsabilidade da Comissão Organizadora a retirada dos nomes dos autores do texto. Qualquer referência implícita ou explícita da autoria no corpo do texto ou notas de rodapé não será permitida.

5. A divulgação dos trabalhos aprovados pela Comissão Científica sairá no site do evento.

6. Os textos aprovados serão publicados nos anais do evento (meio digital).

Para o envio de trabalhos é OBRIGATÓRIO que o mesmo esteja de acordo com o modelo fornecido pela organização do evento. O autor do trabalho deve abrir o documento e redigir seu texto diretamente no arquivo. Para acessar o modelo clique aqui.

Normas de formatação:

a) Resumo de, no mínimo, 10 e, no máximo, 15 linhas, acompanhado de um texto de no máximo 12 páginas, em arquivo Word for Windows (extensão doc, versão 97 ou superior), fonte Times New Roman (tamanho 12), espaçamento 1,5, alinhamento justificado.

b) Título: negrito, com alinhamento centralizado e em letras maiúsculas.

c) Abaixo do título, à direita, breve indicação do autor (instituição de trabalho e/ou instituição de formação).

d) Citações (no corpo do texto ou em bloco) devem ser seguidas referência (cf. ABNT).

e) Referências bibliográficas finais devem seguir as normas da ABNT.

f) A correção ortográfica e gramatical ficará a critério de cada autor de texto.

g) O tempo destinado para apresentação será de 20 minutos para cada trabalho.

Trabalhos que não forem enviados conforme regras e modelo não serão aceitos para análise.

Eixos Temáticos:

Eixo temático 1: Biopolítica, Emancipação e Formação de Professores

Eixo temático 2: Cuidado de Si, Moralidade e Formação Pedagógica

Eixo temático 3: Racionalidade, Barbárie e Educação Inclusiva

Eixo temático 4: Singularidade, Trágico e Experiência Formativa

Eixo temático 5: Resiliência, Perfectibilidade e Educação

Programação

 Datas 18/11/2015 19/11/2015 20/11/2015
 Manhã:
8h 30min
Mesa de Abertura:

Tema: Tempo, Memória e Violência
Antonio Gomez Ramos – UC3M/Espanha e Nadja Hermann – PUCRS
Debatedor: Amarildo Luiz Trevisan – UFSM

Mesa 2:

Tema: Biopolítica, Emancipação e Formação
Sylvio Gadelha – UFC e Andrea Díaz Genis – UDELAR.
Debatedora: Elisete M. Tomazetti – UFSM.

Mesa 3:

Tema: Cuidado de Si, Moralidade e Formação Pedagógica
Eldon Mühl – UPF e Pedro Pagni – UNESP/Marília-SP
Debatedor: Noeli Dutra Rossatto – UFSM

 Tarde:
14h
 Mesa 4:

Tema: Racionalidade, Barbárie e Educação
José Pedro Boufleur – UNIJUÍ e Margarita Sgró – UNICEN/Argentina
Debatedor: Belkis Bandeira – UFSM

 Mesa 5:

Tema: Singularidade, Trágico e Experiência Formativa
Alexandre Filordi de Carvalho – UNIFESP e Lúcia Hardt – UFSC
Debatedor: Valeska Fortes de Oliveira – UFSM

Mesa de Encerramento:

Tema: Resiliência, Perfectibilidade e Educação
Agustín de La Herrán Gascón – UAM/Espanha e Cláudio Dalbosco – UPF
Debatedor: Geraldo Antonio da Rosa – UNIPLAC

 Tarde/Noite:
18h 30min
 Apresentação de trabalhos Apresentação de trabalhos Apresentação de trabalhos
Inscrição

As inscrições estão abertas até o dia 17 de novembro de 2015. Para efetuar sua inscrição siga os seguintes passos:

1) Preencha o formulário abaixo;

2) Efetue o depósito referente ao pagamento da taxa de inscrição respeitando as modalidades com seus respectivos valores.

3) Envie o comprovante de depósito para o e-mail: senafeseinfe@gmail.com

4) Aguarde o recebimento do e-mail de confirmação da sua inscrição.

 

Ouvinte = R$ 30,00
Apresentador Estudante= R$ 40,00
Apresentador Professor Escola Básica = R$ 50,00
Professor Ensino Superior = R$ 80,00

Dados para depósito: Banco do Brasil – Agência 1484-2 – Conta corrente 36.459-2

Contato

 

Coordenação Executiva: Prof. Dr. Amarildo Luiz Trevisan, Profa. Dra. Elisete Medianeira Tomazetti e Prof. Dr. Noeli Dutra Rossatto.

Comissão científica: clique aqui.

Comissão organizadora:  Adalberto Dutra Rossato; Emilana Soares; Ercilia Maria Garcia de Moura Luiz; Fabiane Bortoluzzi Angelo; Fernanda Santana de Avila; Iara Silva Ferrão; Iván Silva Miguel; Jefferson Luquini; Maurício Cristiano Azevedo; Neyha Guedes Dariva; Paulo Roberto Marques; Raquel Brum Sturza; Rosana D´Orio; Simone Becher Araujo; Stefany Utzig de Mello.

Email do Evento:  senafeseinfe@gmail.com

Instituição de Execução: Programa de Pós-Graduação em Educação: Mestrado e Doutorado – Universidade Federal de Santa Maria – UFSM/RS
+55 (55) 3220-8023

Localização

Universidade Federal de Santa Maria, Auditório das Ciências Rurais - CCR

Av. Roraima - 1000 - Camobi - Cidade Universitária

Santa Maria - Rio Grande do Sul