Ir para o conteúdo PPGGEO Ir para o menu PPGGEO Ir para a busca no site PPGGEO Ir para o rodapé PPGGEO
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Lançamento 48ª Feira do Livro de Santa Maria – Maurício Rizzatti



Título: Cartografia Escolar e Inteligências Múltiplas
Autores: Maurício Rizzatti, Roberto Cassol e Elsbeth Léia Spode Becker.

Acesse o Prefácio e o Sumário da obra.

Apresentação: 
O livro Cartografia escolar e inteligências múltiplas lança um novo olhar sobre o ensino de Cartografia na educação básica, com atividades planejadas sob o enfoque das Inteligências Múltiplas dos estudantes. A Teoria das Inteligências Múltiplas, proposta por Howard Gardner (1983), afirma que o conceito de Inteligência não é suficiente para abranger todas as habilidades cognitivas humanas. Assim, com base em seus critérios, apresentou, em um primeiro momento, sete tipos de Inteligências. São elas: Verbal, Lógico-Matemática, Corporal-Cinestésica, Espacial, Musical e Pessoal (que se subdivide em Intrapessoal e Interpessoal), realizando o acréscimo da Inteligência Naturalista a sua lista, em 1999. Essa teoria desencadeou uma revolução na aprendizagem, por demonstrar como funciona o cérebro humano. Assim, este livro proporciona uma revisão conceitual, de fácil compreensão, referente às Inteligências Múltiplas e sua aplicabilidade em sala de aula, demonstrando a relação existente entre a Teoria e a Cartografia Escolar. Esta obra apresenta atividades práticas de alfabetização e letramento cartográfico, utilizando recursos geotecnológicos, como o Google Earth, Receptor GPS e Software de mapeamento (QGIS), planejadas para a motivação das Inteligências Múltiplas dos estudantes, colaborando para apreenderem de diversas maneiras. Por esse caráter inovador, marcante e de fácil compreensão e execução, esta leitura é fundamental não apenas para os professores e pesquisadores, mas, também, para aqueles que estabelecem políticas educacionais.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-538-2409

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes