Ir para o conteúdo PPGGEO Ir para o menu PPGGEO Ir para a busca no site PPGGEO Ir para o rodapé PPGGEO
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Informações sobre o programa

Área de Concentração: Análise Ambiental e Dinâmica Espacial

Linhas de Pesquisa:

  • Dinâmicas da Natureza e Qualidade Ambiental do Cone Sul
  • Dinâmicas Territoriais do Cone Sul
Mestrado em Geografia

O Curso de Mestrado em Geografia tem como objetivo aprimorar a qualificação dos recursos humanos e apoiar atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, em nível de Mestrado, fornecendo subsídios à análise ambiental e territorial do Cone Sul Latino-Americano, na perspectiva da geração de novas abordagens, teorias, metodologias e tecnologias.

São os seguintes os requisitos para obtenção de título de Mestre em Geografia:

  1. Vinte e quatro créditos em disciplinas;
  2. Quatro créditos em outras atividades;
  3. Proficiência em Língua Estrangeira;
  4. Defesa de qualificação;
  5. Defesa de dissertação.

São os seguintes os prazos máximos para integração dos créditos nas atividades do mestrado:

  1. disciplinas – dois primeiros semestres;
  2. exame de qualificação – até a metade do terceiro semestre;
  3. outras atividades – até o final do terceiro semestre; e
  4. entrega de dissertação – até o final do quarto semestre.

– Conforme Art. 52, parágrafo 4º (Regimento), será permitido uma única prorrogação de prazo de até seis meses, em caráter excepcional a critério do colegiado, de acordo com o artigo 79º do RIPGSSLS da UFSM.

São consideradas outras atividades as seguintes, desenvolvidas durante o período de matrícula no curso, com a respectiva atribuição de créditos:

  1. publicação de artigo completo em revista indexada – 04 (quatro) créditos;
  2. publicação completa em Anais de Congressos com apresentação de certificado de participação – 02 (dois) créditos;
  3. estágio de docência em disciplina de graduação – 01 (um) crédito por estágio, até o limite de 02 (dois) créditos.

* O Curso de Mestrado em Geografia será dividido em quatro semestres e será adotado regime de matrícula semestral.

* O primeiro dia letivo do ano, do calendário oficial da UFSM será considerado como referência para a contagem de todos os prazos relativos à Pós-Graduação para os candidatos ingressantes no ano correspondente.

Doutorado em Geografia

O Curso de Doutorado em Geografia tem como objetivo, a partir de uma visão integradora e crítica dos fenômenos socioespaciais, produzir, aplicar e divulgar conhecimentos, pesquisas e reflexões no campo da análise ambiental e territorial do Cone Sul Latino-Americano, através da formação qualificada de recursos humanos na área da Geografia, desenvolvendo e valorizando esta ciência e contribuindo para a análise e intervenção territorial.

Como objetivos específicos, o Curso de Doutorado em Geografia busca:

  1. Proporcionar aos pesquisadores, docentes e profissionais da Geografia e áreas afins, condições de desenvolver estudos sobre o ordenamento territorial do Cone Sul, aprimorando os referenciais teórico-metodológicos e instrumentalizando-os para enfrentarem a(s) questões e problemáticas do mundo globalizado;
  2. colaborar, a partir da investigação, reflexão e produção de conhecimento, com a melhoria da qualidade de vida e das condições de produção e de trabalho, problematizando e discutindo alternativas endógenas de desenvolvimento, considerando as características naturais e as condições socioeconômicas e culturais das populações envolvidas;
  3. Fornecer análises, diagnósticos e prognósticos que apoiem os processos de tomada de decisão e de (re)ordenamento territorial em suas diferentes escalas e dimensões;
  4.  promover atividades de cooperação, intercâmbios e projetos com organizações não-governamentais, movimentos e instituições nacionais e estrangeiras, especialmente no âmbito do Cone Sul Latino-Americano, com vistas a fomentar o desenvolvimento da pesquisa e a troca de conhecimentos;
  5. promover o reconhecimento e a valorização da cultura no território do Cone Sul, contribuindo para ampliar e difundir as oportunidades de acesso aos saberes, conhecimentos e práticas, exercendo o protagonismo na formação de recursos humanos em Geografia em sua área de influência.
  6. desenvolver, aperfeiçoar e difundir os processos de ensino da Geografia, em todos os seus níveis, por meio da produção de metodologias, instrumentos e conhecimentos acerca da realidade regional.

Total de Créditos para titulação:

Propõe-se que para obtenção do título de doutor o aluno integralize 36 créditos, sendo 28 entre disciplinas obrigatórias (duas disciplinas) e eletivas (cinco disciplinas a serem escolhidas) e 8 referentes às atividades complementares a serem previstas no regulamento.

Créditos obtidos em disciplinas cursadas em programas de pós-graduação em Geografia ou áreas afins ao projeto de dissertação ou tese, e reconhecidos pela CAPES, poderão ser aproveitados, respeitando-se o limite de:

Para os discentes do doutorado respeitar-se-á o limite de 20 (vinte) créditos cursados durante o mestrado e/ou 12 (doze) créditos para disciplinas cursadas durante a vigência do curso, respeitando o limite máximo de 20 (vinte) créditos a serem aproveitados no total.

Serão consideradas como atividades complementares, as seguintes atividades, desenvolvidas durante o período de matrícula no Programa, com a respectiva atribuição de créditos: publicação de artigo completo em revista indexada – 04 (quatro) créditos; publicação de trabalho completo em Anais de Congressos com apresentação de certificado de participação – 02 (dois) créditos; estágio de docência em disciplina de graduação – 01 (um) crédito por estágio, até o limite de 02 (dois) créditos.

– Periodicidade da seleção: Anual

– Vagas por seleção: Anualmente é aberto um edital de seleção junto ao edital geral das Pós-Graduações da UFSM, para ingresso no primeiro semestre, onde são definidas vagas para cada professor orientador, bem como vagas específicas para candidatos estrangeiros.

Descrição sintética do esquema de oferta do curso:

O curso de Doutorado em Geografia tem duração prevista de quatro anos, subdivididos em oito semestres letivos. Propõe-se que a integralização dos créditos em disciplinas ocorra nos três primeiros semestres do curso, com a seguinte distribuição:

– 1º semestre: 3 disciplinas eletivas (12 créditos). Disciplina recomendada (Geografia do Cone Sul).

– 2º semestre: 3 disciplinas eletivas (12 créditos).

– 3º semestre: Disciplina recomendada (Seminário de Tese).

Os semestres restantes serão destinados à execução e apresentação da pesquisa de tese de doutorado.