Ir para o conteúdo PPGH Ir para o menu PPGH Ir para a busca no site PPGH Ir para o rodapé PPGH
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Novo episódio do Podcast -Mais História, Por favor!



Ep.02 – Mais História, por favor – Junho/2019

O episódio deste mês traz uma conversa com o Prof. Dr. Adriano Comissoli e seu orientando de mestrado Tiago Vinicius Bonhemberger
Prof. Adriano é professor do Departamento de História e professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em História UFSM da Universidade Federal de Santa Maria. Suas pesquisas atuais são sobre impérios ultramarinos da Era Moderna, com ênfase na América portuguesa e na construção do Estado-nação brasileiro. Atualmente desenvolve pesquisa sobre espionagem no rio da Prata, preconizando perspectiva Atlântica.
Neste episódio, foi debatido a historicidade da espionagem com exemplos que podem vir desde a antiguidade até os tempos contemporâneos. Além disso, tanto o Prof. Adriano, quanto seu orientando Tiago Bonhemberger falaram de suas pesquisas sobre as práticas de espionagem na região Sul do América no período colonial.
Para entender um pouco mais sobre espionagem e sobre as pesquisas neste campo de investigação, o Prof. Adriano deixou como dicas o artigo Bombeiros, espias e vaqueanos: agentes de comunicação política no sul da América portuguesa (Rio Grande de São Pedro, sécs. XVIII e XIX), escrito por ele e recentemente publicado pela Revista de Índias. Outra leitura indicada é o e-book gratuito de Álvaro Casillas Pérez Un Mar de noticias. Comunicación, redes de información y espías en el Mediterráneo (ss. XVI-XVIII). 
O Archivo de la Frontera foi apontado como um excelente repositório de fontes para pesquisa sobre esta e outras temáticas do período. Além disso, foram indicados dois filmes: Artigas – La Redota, 2011, direção de Cesar Charlone e Joaquim, 2017, direção de Marcelo Gomes.
Links para indicações podem ser conferidos nos comentários abaixo.

Produção e locução: João M. C. Malaia Santos, Adriano Comissoli e Tiago Bonhemberger.
Edição: Jonathan Ferreira
Gravação: Núcleo de Rádios da UFSM
Apoio: Programa de Pós Graduação em História/UFSM e Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História/UFSM.
#souUFSM

Confira pelas plataformas abaixo

Anchor FM – https://anchor.fm/…/Ep-02—Mais-Histria–por-favor—Junho…

Spotify – https://open.spotify.com/episode/4J9unFYVZT1spmXpKoSOTm…

Google Cast – https://podcasts.google.com/…

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-510-980

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes