Ir para o conteúdo PPGH Ir para o menu PPGH Ir para a busca no site PPGH Ir para o rodapé PPGH
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Chamada de artigos-PATRIMÔNIO E VIOLÊNCIAS



“CHAMADA PÚBLICA DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS | PATRIMÔNIO E VIOLÊNCIAS
 
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Patrimônio Cultural, em atividade desde 2017, com encontros regulares nos quais realiza debates plurais e democráticos, de caráter acadêmico e com a intenção de fomentar a produção científica na área do patrimônio e sua publicação faz pública a presente chamada para submissão de artigos.
 
Durante o segundo semestre de 2019 o GEPPC discutirá o tema PATRIMÔNIO E VIOLÊNCIAS. A ideia central é a de analisar casos de duas ordens: a – quando o patrimônio estabelecido sofre com a violência como em casos de depredação, pichação, incêndio e outras formas e destruição por abandono, etc., e b – quando o patrimônio, dotado de poder simbólico ou instrumento de algum tipo de poder, promove ou torna possível algum tipo de violência como em casos de silenciamentos, exclusões, não oportunização da participação democrática, produção e difusão de discursos simplificadores e homogeneizadores, etc. Dessa forma os trabalhos submetidos podem analisar desde casos como o incêndio no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, até a exclusão da figura de africanos escravizados e seus descendentes nos painéis artísticos que propagam alguma história oficial de algum município. 
 
Abaixo estão algumas informações práticas sobre esta chamada pública:
 
Tema central: PATRIMÔNIO E VIOLÊNCIAS.
Título da obra: “Nem Tudo Para Todos: estudos sobre relações entre patrimônio e violências no mundo contemporâneo” (provisório).
Data limite para a submissão: 1 de novembro de 2019.
Data prevista para publicação: 18 de novembro de 2019.
Editora: Instituto Memória – Centro de Estudos da Contemporaneidade (Curitiba).
Apresentação do texto: seguir recomendações da ABNT para artigos científicos.
Informações essenciais do trabalho: 1. Título, 2. Nome do(s) ou da(s) autor(es) ou autora(s), 3. Pequeno texto biográfico com informações sobre formação e/ou atuação do ou da proponente, 4. E-mail para contato, 5. Desenvolvimento do trabalho, 6. Referências (os itens 3 e 4 devem constar em uma nota de rodapé referente a quem escreveu o trabalho).
Forma de submissão: para o endereço de e-mail do professor Luciano Chinda Doarte, lucianochinda.lcd@gmail.com, com o assunto SUBMISSÃO DE ARTIGO | LIVRO GEPPC com o trabalho em arquivo Word.
Quem pode submeter trabalhos: estudantes, pesquisadores e/ou profissionais de quaisquer níveis de instrução e/ou atuação das mais variadas áreas dos saberes práticos, técnicos e/ou científicos. 
Maiores informações: pelo e-mail lucianochinda.lcd@gmail.com ou na página do GEPPC no Facebook https://www.facebook.com/GEPPC/.”
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-510-1179

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes