Ir para o conteúdo PPGH Ir para o menu PPGH Ir para a busca no site PPGH Ir para o rodapé PPGH
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM suspende atividades para impedir o contágio por Corona vírus



Diante do avanço do Coronavirus em território nacional e do aumento de casos confirmados de Covid-19, a Universidade Federal de Santa Maria “comunica que estão suspensas as atividades acadêmicas e administrativas presenciais, em todos os campi da Instituição, a partir do dia 16 de março de 2020, por 30 dias, prorrogáveis conforme necessidade. A manutenção dessa medida será avaliada continuamente pelo Comitê Interno de Gestão da Crise do COVID-19, juntamente à Reitoria.

Ficam mantidas as funções consideradas essenciais, tais como serviços de saúde, segurança e alimentação, bem como atividades administrativas imprescindíveis, conforme orientações das Direções de Unidade.

Durante esse período, as atividades deverão ser realizadas em ambiente virtual ou domiciliar, de acordo com recomendações e características específicas de cada unidade e seguindo parâmetros da instrução normativa a ser publicada.

A administração da Universidade está atenta às recomendações dos órgãos e das autoridades de saúde e manterá a comunidade atualizada a respeito do assunto. A UFSM reitera que todas as medidas de prevenção devem ser reforçadas e difundidas.”

A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa adiciona que 

“Em atenção à nota publicada em 16.03.2020 a respeito da suspensão das atividades acadêmicas presencias, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) informa que:

1) Durante o período de suspensão, as atividades poderão ser substituídas por atividades em ambiente virtual ou domiciliares considerando as peculiaridades e posição de cada CPG/PPG;

2) As bancas de defesa (monografia, qualificação, dissertação e tese) já agendadas no sistema com datas previstas a partir de 17.03.2020 podem ser mantidas com a utilização de ambiente online ou por parecer para todos os membros da banca. Em casos específicos nos quais não há essa possibilidade, a PRPGP indica que a sessão de defesa seja realizada sem a presença de público;

3) Os CPGs/PPGs devem avaliar a manutenção das datas de defesa de monografia, qualificação, dissertação e tese que não foram agendadas;

4) Conforme exposto na nota oficial da UFSM, até o presente momento fica mantido o calendário acadêmico, incluindo o edital de seleção da PRPGP;

5) A manutenção das atividades de pesquisa, laboratórios e coleta de dados deve ser analisada considerando suas particularidades e interesses de cada PPG, ficando essa decisão a critério de cada orientador, desde que seguida as normas e orientações do Ministério da Saúde a respeito dos ambientes com aglomerações.”

Solicitamos a compreensão de todos e lembramos que tais medidas visam a proteção à saúde pública e individual de nossa população. Reforçamos que as informações oficias sobre a UFSM são vinculadas em seu portal, não sendo seguras as informações obtidas por outras fontes.

Atenciosamente,

A coordenação do PPG em História.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-510-1487

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes