Ir para o conteúdo PPGH Ir para o menu PPGH Ir para a busca no site PPGH Ir para o rodapé PPGH
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Documentando a experiência da COVID-19 no Rio Grande do Sul



Você vive a história em tempo real. Colabore para registrá-la.

O PPGH participa do projeto “Documentando a experiência da COVID-19 no Rio Grande do Sul” em um momento importante da vida das universidades. Momento em que diversos esforços vêm sendo produzidos por diferentes áreas do conhecimento. Com sua sempre atenta necessidade de se entender o seu tempo a partir das fontes, um grupo de mais de duas dezenas de pesquisadores ligados a universidades como UFRGS, UFPel, Unipampa, Unisinos, PUC/RS e organizações como o Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul e o Museu de Medicina do RS com o objetivo de colaborar com os esforços no sentido de compreensão deste momento. No entanto, nossa ideia é também a de possibilitar que gerações futuras venham a compreender melhor como se deu esta realidade, principalmente no estado do RS.

A produção de documentos sobre o contexto de excepcionalidade em que a pesquisa se situa e sobre a qual se debruça contribuirá para que estas experiências sejam melhor conhecidas para os/contemporâneos e para as futuras gerações. A produção de documentos de forma orientada se distingue da gigantesca produção de registros realizada cotidianamente por meio das redes sociais, a qual tende a se perder por suas características efêmeras e fragmentadas. O direcionamento dos instrumentos de pesquisa (questionário e entrevista) para determinados temas permitirá a produção de registros mais completos e coerentes, criando possibilidades de comparação e análises melhor embasadas. Ainda que sejam instrumentos de pesquisa dirigidos, tanto o questionário quanto a entrevista, permitem o protagonismo dos cidadãos e das cidadãs que desejam contribuir para documentar o momento vivido, os quais terão a oportunidade de registar suas próprias experiências, sentimentos, análises, preocupações. Num quadro de isolamento social e de limitação dos contatos e do diálogo presencial, os instrumentos mencionados criam espaços de escuta, de reflexão e de troca, os quais podem ser benéficos para as pessoas envolvidas e para a sociedade em geral. A disponibilização dos materiais produzidos para que sejam explorados pelo público em geral e/ou por pesquisadores é outro benefício trazido pela pesquisa. Acredita-se que ela possa ser o incentivo para um olhar mais cuidadoso e científico em relação aos fenômenos abordados. Poderá ser uma contribuição do História e da Arquivologia para o entendimento da pandemia e das reações sociais a ela.

O objetivo geral do projeto é compreender as transformações no cotidiano relacionadas à pandemia e ao isolamento social no Rio Grande do Sul e incentivar a produção de documentos sobre tais processos.  Visa registrar as diferentes maneiras pelas quais a pandemia tem afetado a população rio-grandense, as particularidades do cotidiano de categorias específicas como: contagiados e seus familiares, trabalhadores da saúde e de serviços essenciais (supermercados, farmácias, coleta de lixo, transportes, trabalhadores de tele entrega), professores/as e estudantes, mulheres, aposentados/as, empresários, agricultores, etc.. A proposta é possibilitar o reconhecimento do entendimento que as pessoas envolvidas têm da pandemia e das medidas de isolamento social, captar as maneiras como as pessoas se informam sobre a pandemia, avaliar as reações às políticas públicas implementadas no combate à pandemia e aos debates políticos a elas associados, e perceber as formas como o isolamento social e o ambiente político do país têm sido vivenciados subjetivamente pelos envolvidos.

Abaixo as informações do projeto divulgadas e o link para o preenchimento do formulário:

Você vive a história em tempo real. Já parou para pensar sobre como ela é registrada? Como você está registrando o momento atual, marcado pela pandemia de COVID-19?

Com o avanço do contágio por Coronavírus e o isolamento social, estamos vivendo um momento marcante para a humanidade. Ainda que a crise tenha uma dimensão global, ela pode assumir características diferentes em cada região, país ou mesmo para cada pessoa. Pensando em questões como essas e considerando a responsabilidade histórica que se coloca para com a memória desse período, construímos o projeto “Documentando a experiência da COVID-19 no Rio Grande do Sul”, com o objetivo de documentar e preservar registros sobre esse período para futuras análises de pesquisadores(as) e interessados/as em geral. Trata-se de uma ação coletiva, interinstitucional e interdisciplinar para recolhimento e difusão de registros sobre o cotidiano e a experiência subjetiva da pandemia em nosso estado, que dialoga com iniciativas similares levadas adiante em diferentes lugares do mundo. Ele desdobra-se em dois eixos principais:

Preenchimento espontâneo de formulário online: a muitas mãos desenvolvemos um formulário abrangente e sensível, por meio do qual você pode registrar sua vivência respondendo a perguntas sobre saúde, emprego e renda, impactos sociais e emocionais da pandemia e do isolamento social. O formulário permite, ainda, que você compartilhe alguns de seus registros cotidianos, como fotos, músicas, escritos em diários, etc. Para isso, basta anexar documentos em pdf, imagem ou áudio. Sua contribuição será muito valiosa!

Realização de entrevistas de História Oral: a partir de roteiros dirigidos a públicos específicos, as instituições envolvidas no projeto realizarão entrevistas buscando captar experiências de agentes públicos, estudantes, professores, profissionais da saúde e dos serviços essenciais, entre outras. Enquanto durar a pandemia e as regras de isolamento social, a ação será executada preferencialmente por meio de ferramentas online, e sempre respeitando as orientações das autoridades competentes. Os áudios e vídeos oriundos desse trabalho serão integralmente acessíveis ao público, em links centralizados por essa página. O trabalho está apenas começando! Em breve mais informações.

 

Conheça a iniciativa em www.apers.rs.gov.br/documentando-covid19-rs

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-510-1520

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes