Ir para o conteúdo PPGH Ir para o menu PPGH Ir para a busca no site PPGH Ir para o rodapé PPGH
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Auxílios/Bolsas

O PPGH dispõe das seguintes bolsas Capes: DS e PNPD.

1-Programa Demanda Social-DS

Objetivo:

Com a finalidade de formar recursos humanos de alto nível necessários ao país, o Programa de Demanda Social (DS) tem por objetivo apoiar discentes de programas de pós-graduação stricto sensu oferecidos por Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, por meio da concessão de bolsas de estudo, nos níveis de mestrado e doutorado.

Requisitos para participar do programa

Poderão solicitar apoio ao programa DS, instituições de personalidade jurídica de direito público que mantiverem programas de pós-graduação stricto sensu aprovados pela Capes com nota igual ou superior a 3 (três).

As IES públicas que tenham interesse em ingressar no programa DS poderão, por meio de suas Pró-Reitorias de Pós-Graduação, entrar em contato com a Capes pelo endereço eletrônico demandasocial@capes.gov.br para o esclarecimento de dúvidas.

Como funciona

As bolsas de estudo são gerenciadas pelas Pró-Reitorias de Pós-Graduação das IES, ou unidade equivalente. Por isso, os discentes interessados em obter uma bolsa de pós-graduação do programa DS deverão entrar em contato com as Pró-Reitorias de Pós-Graduação de suas respectivas IES.

O exame de solicitações dos candidatos, a seleção e o acompanhamento das bolsas e das taxas escolares são atribuições da Comissão de Bolsas CAPES/DS.” (Fonte: https://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/programa-de-demanda-social-ds)

2- Programa Nacional de Pós-doutorado- CAPES/PNPD

O que é

O PNPD/CAPES, Programa Nacional de Pós Doutorado da CAPES, é um programa de concessão institucional que financia estágios pós-doutorais em Programas de Pós-Graduação (PPG) stricto sensu acadêmicos recomendados pela CAPES.

O número de cotas de bolsas oferecido varia de acordo com critérios definidos pela CAPES, que podem levar em conta o desempenho do PPG na avaliação quadrienal, as áreas de apoio estratégico, a região em que se situa a IES, entre outros. Os PPGs contemplados são responsáveis pela seleção e acompanhamento dos bolsistas, assim como pela definição de seus objetivos e atividades.

Objetivos do PNPD/Capes

I – promover a realização de estudos de alto nível;
II – reforçar os grupos de pesquisa nacionais;
III – renovar os quadros dos Programas de Pós-Graduação (PPG) nas instituições de ensino superior e de pesquisa;
IV – promover a inserção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em estágio pós-doutoral, estimulando sua integração com projetos de pesquisa desenvolvidos pelos Programas de Pós-Graduação no país.

Modalidades

As três modalidades de bolsa PNPD/CAPES são detalhadas no Regulamento do programa. Embora os bolsistas inscritos na modalidade C possam interromper as atividades decorrentes de vínculo empregatício, e retomá-las após o encerramento da bolsa, nenhum bolsista PNPD/CAPES pode desenvolver atividades profissionais concomitantes à bolsa, sob pena de lhe ser imputada a obrigação de restituir à CAPES os valores recebidos acrescidos de multa e juros. A tabela-resumo abaixo descreve as principais características de cada uma delas, mas recomenda-se fortemente que os candidatos leiam atentamente o Regulamento a fim de conhecerem os pormenores de cada modalidade.” (Fonte: https://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/pnpd-capes)

 

Para mais informações acesse a página da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da UFSM:

E-mail:cpg.prpgp@ufsm.br

Telefone:3220 8214

Anexos