Ir para o conteúdo PPGH Ir para o menu PPGH Ir para a busca no site PPGH Ir para o rodapé PPGH
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

CIHIS Congresso Internacional de História da UFSM

O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria convida para o II CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. 

Nesse sentido se pretende contemplar a temática geral com discussões relevantes, diversificadas e de qualidade que possam contribuir para a construção de novas perspectivas para a área das Ciências Humanas e Sociais, e especialmente da História.

Nesta perspectiva o CIHIS/UFSM se constituirá em sua estrutura organizacional de momentos com: Conferência(s), Palestras, Oficinas e  Simpósios Temáticos. As Conferências e as Palestras serão compostas por pesquisadores (as) convidados (as). Já os Simpósios Temáticos e o Simpósio específico para Jovens Pesquisadores serão abertos para a inscrição e seleção dos trabalhos, que poderão ser resultados parciais ou conclusivos de projetos de pesquisa, de trabalhos de conclusão da graduação ou da pós-graduação, de relatos de experiências na prática do ensino de História (ou áreas afins). Os trabalhos a serem apresentados nos Simpósios serão analisados e comentados por professores convidados.

Público-alvo:

– Professores de Programas de Pós-graduação;
– Profissionais de História e áreas afins;
– Alunos de pós-graduação;
– Alunos de graduação;
– Professores da Rede de Ensino Básico;
– Pesquisadores e interessados pelas temáticas.

Simpósios Temáticos

> Os trabalhos deverão ser enviados para os e-mails dos coordenadores de cada simpósio.

1- A recriação da direita no atual cenário político regional. Um olhar com perspectiva histórica. (Coordenadores: Virginia Vicchioli UFSM e Carlos Artur Gallo UFPEL)

2- Cátedra de humanidades – Fronteiras e Migrações. (Coordenadores: André Luis Ramos Soares UFSM e Maria Medianeira Padoin UFSM e Luis Oosterbeek IPT Portugal)

3- Direitas, História e Memória. (Coordenadores: Hernán Ramirez UNISINOS e Odilon Caldeira Neto UFSM)

4- Discursos e narrativas sobre terras e gigantes – séculos XIX e XX. (Coordenadores: Cintia Régia Rodrigues FURB e Luciana Murari PUCRS)

5- Ditadura de Segurança Nacional, Transições e Redemocratização no Brasil . (Coordenadores: Diorge Alceno Konrad UFSM e Tatyana de Amaral Maia PUCRS)

6- Ditaduras de segurança nacional e terrorismos de Estado no Cone Sul:singularidades,comparações, sequelas e persistências.(Coordenadores: Henrique Padrós UFRSGS e Diego Oliveira de Souza UFSM)

7 -Entre a curva e o caso: velhos e novos desafios para a história da família na América Latina. (Coordenadores: Ana Silvia Volpi Scott UNICAMP e Raquel Pollero Beheregaray UDELAR)

8- Emancipações e pós-abolição:raça, gênero, classe e ensino de história. (Coordenadores: Fernanda Oliveira UFPEL e Sherol dos Santos UFRGS).

9- Fontes judiciais e seu uso na historiografia. (Coordenadores: Paula Simone Bolzan Jardim UFN e Paula Ribeiro Ciochetto UFSM).

10-História e Música: historiografia, diálogos interdisciplinares e abordagens contemporâneas. (Coordenadores: Juarez José Rodrigues Fuão FURG/UFPEL e Francisco Alcides Cougo Junior UFSM)

11- História intelectual e perspectivas nacionais.(Coordenadores: Ricardo Oliveira da Silva UFMS e Simone Maciel Margis UFSM).

12- História das Religiões e Religiosidades. (Coordenadores: Marta Rosa Borin UFSM e Ana Paula Boneberg Nascimento dos Santos UNISINOS)

13- História do esporte e das práticas lúdicas. (Coordenadores: João Manuel Casquinha Malaia Santos UFSM e Tassiane Melo de Freitas UFSM).

14- História e Literatura:possibilidades para o ensino e a pesquisa. (Coordenadores: Daniela de CAmpos IFRS e Maria Claudia Moraes Leite UFRGS)

15 – História política e história social em processos: acervos e fontes documentais policiais e judiciais.(Coordenadores: Glaucia Vieira Ramos Konrad UFSM e Janilton Fernandes Nunes UNIPAMPA)

16 -História social do crime e da violência:comunidades tradicionais e estado. (Coordenadores: Maíra Vendrame UNISINOS e Mariana Flores da Cunha Thompson Flores UFSM)

17- História , Saúde e Patrimônio. (Coordenadores: Juliane Conceição Primon Serres UFPEL e Everton Reis Quevedo CESUCA-Memória e Cultura Unimed Federação RS)

18- Memória, Identidade e discursos étnicos. (Coordenadores: Daniel Luciano Gevehr FACCAT e Rodrigo Luis dos Santos UNISINOS)

19- Mídia e educação:perspectivas,reflexões e abordagens sobre instituições educacionais, práticas de ensino e aprendizados através de mídias impressas. (Coordenadores: Jorge Luiz da Cunha UFSM e Rogério Saldanha UFSM)

20 – O Futuro de um passado incerto?Ensino e pesquisa de história medieval e do Renascimento ante os desafios atuais. (Coordenadores: Cybele Crossetti de Almeida UFRGS e Francisco de Paula Souza de Mendonça Júnior UFRGS)

21- Pesquisa e ensino de história antiga:novos sujeitos, novas fronteiras e desafios no século XXI.(Coordenadores: Semíramis Corsi Silva UFSM e Ivan Vieira Neto PUCGoiás)

22- Possibilidades de pesquisa em historia social. (Coordenadores: Daiane Silveira Rossi FIOCRUZ e Gabriela Rotilli dos Santos UFSM)

23 – Golpes e ditaduras do Cone Sul:historiografia e tensões das memórias e do esquecimento.(Coordenadores: Mariluci Cardoso de Vargas  UFRGS e Débora Kreuz UFRGS)

24 – História social na América Portuguesa Meridional.(Coordenadores: Rachel dos Santos Marques IFFAR e Luciano Costa Gomes SMED-POA)

25- Memória e resistência de trabalhadores e militares legalistas no contexto dos golpes de Estado e consequentes ditaduras latino-americanas durante a segunda metade do século XX.(Coordenadores: Edgar Avila Gandra UFPEL e Robert Castro PUCRS)

26 – Ensino de história. (Coordenadores: José Iran Ribeiro UFSM e Leonice Mourad UFSM)

27 – Escravidão, Fronteira e História Agrária no Sul da América LAtina século XVIII e XIX. (Coordenadores: Jonas Vargas UFPEL e Eduardo Palermo Centro Regional de Professores del norte,URU)

28 – Teorias da história e historiografia:paradigmas, tendências e conceitos.(Coordenadores: Carlos Henrique Armani UFSM e Fabrício Antunes Soares UPF)

29 – Turismo, História e Patrimônio Cultural.(Coordenadores: Mônica Pons UFSM, Caroline Ceretta  UFPEL e Tiago Martins UNIPAMPA)

30 – Um olhar da margem  por quem atravessa o rio: a história pela perspectiva feminista. (Coordenadores: Nikelen Acosta Witter UFSM e Dienifer Madruga Viana UFSM)

31- Jovens Pesquisadores – Trabalhadores, luta,cultura e cotidiano. (Coordenadores: Marcos Alessandro Neves dos Santos UFSM)

32 – Jovens Pesquisadores. (Coordenadores: Mônica Rossato UFSM e Gustavo Figueira Andrade UFSM)

 

 

 

 

Publicações [em construção] ; 

 

 

Anexos