Ir para o conteúdo PPGH Ir para o menu PPGH Ir para a busca no site PPGH Ir para o rodapé PPGH
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Semíramis Corsi Silva

Professora Adjunta do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria.

É doutora, mestre e graduada em História pela UNESP/Franca. E integra o Laboratório de Estudos sobre o Império Romano (LEIR/USP), o Grupo do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano (G.LEIR – UNESP/Franca),  o Núcleo de Estudos Antigos e Medievais (NEAM/UNESP),  o ATRIVM – Espaço Interdisciplinar de Estudos da Antiguidade (ATRIVM-UFRJ), o  Núcleo de Estudos Clássicos e Humanísticos (NECH/PUC-Góias) e o  Grupo de Trabalho História Antiga da Associação Nacional de História – Seção Rio Grande do Sul, ANPUH/RS. É a coordenadora do Grupo de Estudos sobre o Mundo Antigo Mediterrânico da UFSM – GEMAM/UFSM.

Desenvolve pesquisa sobre o governo e as representações negativas do imperador Heliogábalo (218-222) dentro do projeto “Barbaridade: identidades e alteridades em representações do outro por escritores romanos”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Possui experiência na área de História, com ênfase em História Antiga, pesquisando principalmente os seguintes temas: magia e poder no Império Romano; identidades, barbaridades, fronteiras e integração no Império Romano; usos dos prazeres, gênero e poder no Império Romano.

 

Contato semiramiscorsi@yahoo.com.br

Lattes lattes                                      

ORCid File:ORCID iD.svg - Wikimedia Commons

 

Linha de pesquisa

Fronteira, política e sociedade

 

Temas de pesquisa

História Antiga

Estudos de recepção e usos do passado

Estudos de gênero

História da magia

 

Projetos ativos

Fronteiras culturais na busca por Antiguidades plurais: gênero, sexualidades, magia e identidades

 

Principais trabalhos publicados

1.SILVA, Semíramis Corsi. A língua grega como elemento da ordem romana e de integração com povos de fora da administração imperial na obra de Flávio Filóstrato. Revista de História da Unisinos, v. 23, p. 13-24, 2019.

2. SILVA, Semíramis Corsi. Heliogábalo vestido divinamente: a indumentária religiosa do imperador sacerdote de Elagabal. ARYS. Antigüedad: Religiones y Sociedades, v. 1, p. 251-276, 2019.

3. SILVA, Semíramis Corsi. Identidade cultural e gênero no Principado romano: uma proposta de análise interseccional das representações do imperador Heliogábalo (século III E. C.). Phoînix, v. 24, p. 142-166, 2018.

4.SILVA, Semíramis Corsi; CAMPOS, C. E. C. (Orgs.). Corrupção, crimes e crises na Antiguidade. 1. ed. Rio de Janeiro: Desalinho/CNPq, 2018.

5. SILVA, Semíramis Corsi. Magia e Poder no Império Romano. A Apologia de Apuleio. 1. ed. São Paulo: Annablume/FAPESP, 2012.