Ir para o conteúdo PPGH Ir para o menu PPGH Ir para a busca no site PPGH Ir para o rodapé PPGH
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
Início do conteúdo
Publicado: 8 maio 2019 - 15:51 | Última modificação: 8 maio 2019 - 15:52
Ouvir
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA

TÉCNICO-CIENTÍFICOS

Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria

16/11/2016 10:00 - 18/11/2016 21:00

Descrição

O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria convida para o I CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA: Poder, Cultura e Fronteiras – CIHIS/UFSM, que ocorrerá nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2016, na Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria, RS, Brasil). A partir da temática geral que envolve discussões acerca do poder, da cultura e das fronteiras, nos seus mais diversos âmbitos e níveis de manifestações e preocupações, busca-se proporcionar a comunidade acadêmica-científica e ao público interessado um novo espaço de divulgação, problematização, criação, atualização, diálogo e encontro.

Nesse sentido se pretende contemplar a temática geral com discussões relevantes, diversificadas e de qualidade que possam contribuir para a construção de novas perspectivas para a área das Ciências Humanas e Sociais, e especialmente da História.

Nesta perspectiva o CIHIS/UFSM se constituirá em sua estrutura organizacional de momentos com: Conferência(s), Palestras, Mesas Redondas e Simpósios Temáticos. As Conferências, as Palestras e as Mesas Redondas serão compostas por pesquisadores (as) convidados (as). Já os Simpósios Temáticos e o Simpósio específico para Jovens Pesquisadores serão abertos para a inscrição e seleção dos trabalhos, que poderão ser resultados parciais ou conclusivos de projetos de pesquisa, de trabalhos de conclusão da graduação ou da pós-graduação, de relatos de experiências na prática do ensino de História (ou áreas afins). Os trabalhos a serem apresentados nos Simpósios serão analisados e comentados por professores convidados.

A NOVAH Agência de Turismo é a  agência oficial do CIHIS. Nesse sentido, a oferta de hoteis, reservas de passagens aéreas, transporte Porto Alegre-Santa Maria-Porto Alegre, pacotes turísticos, entre outros serviços estão disponíveis no link: http://goo.gl/3mUOif

Público-alvo:

– Professores de Programas de Pós-graduação;
– Profissionais de História e áreas afins;
– Alunos de pós-graduação;
– Alunos de graduação;
– Professores da Rede de Ensino Básico;
– Pesquisadores e interessados pelas temáticas.

Simpósios:

  • Fronteira, Política e Sociedade: Simpósio que procura abranger a temática que prioriza processos políticos, sociais e culturais, em que o tema da fronteira está presente. Trabalhar os temas da fronteira e da sociedade como um universo complexo de relações, de diferenças e semelhanças, de divergências e aproximações, de permanências e mudanças, do individual e do coletivo, nos quais estão presente o político, o econômico, o jurídico, o militar, o social, o cultural. Enfim, são relações entre e dentre sociedades que se reconhecem a partir da alteridade através de uma relação de complementaridade, oposição, similaridade, antagonismo e afinidades, em que se define ou se mascara as questões intrínsecas que envolvem o poder. Nestas perspectivas estão também os temas de análise historiográfica, dos projetos e ações no que tange a integração, redes intelectuais, científica e tecnológica. Também poderão estar inseridos estudos que envolvem tanto a política institucionalizada e os embates pela direção dos governos, por direitos e cidadania, como também as relações sociais politizadas em diversos campos, tais como mundo do trabalho, família, guerra, ideias, movimentos sociais, processos migratórios, etc. Esses campos, política e hierarquias e lutas sociais, se ligam ao estudo das relações sociais de aliança, reciprocidade e conflito que desempenham papeis importantes no mundo da política e em outras áreas do social, como os processos econômicos, a globalização, os processos migratórios e as fronteiras políticas, sociais, religiosas, econômicas, ambientais, por exemplo.
  • Cultura, Migrações e Trabalho: Abrange temáticas que priorizem os deslocamentos migratórios efetuados por agentes e grupos sociais, bem como suas relações com os mundos do trabalho: movimentos espaciais de populações, mobilidade entre grupos e estratos sociais, entre campos do saber, entre práticas profissionais e movimentos sociais. A atuação dos sujeitos em um contexto de diversidade social e cultural, seu potencial de significação e ressignificação de valores e representações, de produção de conflitos, novas formas de hierarquização, constituições de redes e de relações.  As relações que se dão através de diversos espaços, como nas questões étnicas, de gênero, de sociabilidade.  Temáticas diretamente relacionas aos processos migratórios, em que os deslocamentos são compreendidos como parte dos diversos movimentos de grupos humanos sejam populacionais, culturais, econômicos, de relações entre fronteiras demarcadas ou não, do passado e do presente. Por outro lado, as próprias construções identitárias operadas pelos grupos sociais encontram nas solidariedades étnicas, de classe, religiosas ou de grupos, algumas de suas matrizes mais importantes de reconhecimento, juntamente com aquele que é o principal ícone político de identificação da modernidade: a nação.  O Simpósio Temático abarca estudos sobre os fenômenos históricos de constituição, difusão, recepção e trocas culturais (nacionais, internacionais, regionais, continentais, de classe, de gênero, de etnia…), a partir das diversas relações de poder inerentes aos processos de criação culturais, seja nas suas dimensões de cultura material, seja na perspectiva simbólica.
  • Memória e Patrimônio: Estudos acerca da memória e do patrimônio material e imaterial historicamente constituído. O ser humano, na condição de agente histórico seleciona, escolhe e arbitra os elementos que o representam em classes, grupos, etnias, sociedades, ambientes, que são escolhidos para criar, legitimar, identificar ou reforçar culturas, materializando-se através da eleição dos patrimônios culturais e ambientais. Da mesma forma, estes bens eleitos, tomados como patrimônio, são dotados de materialidade, e seu estudo pode ser realizado pela vertente da cultura material, dos métodos e técnicas da arqueologia, da expografia em museus, da teoria da história, da fenomenologia da memória, das técnicas de conservação e restauro em arquivos, entre outras possibilidades. Propõe-se, ainda, indagar a memória como construção social de lembranças e de esquecimentos, especialmente no contexto de proliferação dos estudos sobre patrimônio e do boom da memória, bem como sua relação com diversas formas de construção da consciência histórica. Nesse sentido, trata-se de pensar a patrimonialização como um processo em que a produção de lugares de memória está relacionada com os diversos usos que se faz do passado. Também se inclui estudos que envolvem as políticas e  as práticas sociais, educacionais  e ambientais  em questões de preservação do patrimônio e da memória; análise da produção historiográfica sobre o tema.
  • Jovens Pesquisadores: Este simpósio tem por finalidade criar um espaço de experiência e de diálogo acadêmico-científico, em que alunos da Graduação ou Graduados possam apresentar tanto resultados parciais ou finais de projetos de Iniciação Científica como de Trabalhos de Conclusão da Graduação. Tal Simpósio será coordenado por docentes e alunos da pós-graduação da UFSM/PPGH.

Publicações:

APRESENTAÇÃO E ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS

  1. Serão aceitos trabalhos escritos nos seguintes idiomas: português, espanhol ou inglês.
  2. Serão oferecidas em torno de 50 vagas por STs e 80 vagas para o Simpósio Jovens Pesquisadores.
  3. Cada inscrito poderá ser autor de apenas 1 (um) trabalho, independente  co-autoria ou não. Em caso de mais de uma autoria ambos deverão pagar a taxa de inscrição.
  4. A avaliação e o aceite dos trabalhos são da responsabilidade da Comissão Científica do CIHIS.
  5. apresentação oral do trabalho terá 15 minutos.
  6. O envio do Texto Completo do Trabalho deverá ser feito posteriormente, conforme  Cronograma e o modelo disponível para download, no qual consta as seguintes informações:

a) Enviar o arquivo do texto a ser apresentado para o e-mail do evento ufsm.cihis@gmail.com

b) Nome(s) do autor(a)(s) alinhado à direita com e-mail, titulação e filiação institucional/país.,

c) O texto deve conter de 8 a 15 páginas, observando normas gramaticais;

d) Os arquivos deverão ser salvos na extensão doc, docx, odt ou rtf, e digitados em programa editor de texto no padrão do Microsoft Office Word;

e) Fonte Times New Roman 12 e espaçamento entre linhas 1,5, justificado;

f) Margens: superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm e direita 2cm;

g) O texto deve conter um resumo com 300 palavras e três palavras-chaves.

h) As citações diretas de até três linhas devem constar entre aspas, no corpo do texto, com o mesmo tipo e tamanho de fonte do texto normal.

i) As citações diretas a partir de quatro linhas devem ser em Times New Roman 10, itálico, com recuo esquerdo de 4 cm. As referências devem constar no corpo do texto, entre parênteses, como no exemplo acima;

j) As fontes das citações diretas ou indiretas devem ser indicadas entre parênteses, como por exemplo: (SILVA, 2001, p. 11-14);

l) O uso de notas de rodapé deve ter apenas o caráter explicativo/complementar. Devem ser numeradas em algarismos arábicos sequenciais (Ex.: 1, 2, 3, etc.) na fonte Times New Roman 10 e espaçamento entre linhas simples;

m) As Referências (Bibliográficas e/ou Documentais) devem estar no final do trabalho e são computadas na totalização das páginas do Trabalho;

n) As páginas não devem ser numeradas;

o) Cada trabalho terá um comentarista para realizar observações pertinentes ao trabalho.

 

Formulário de Inscrição (incluir arquivo enviado por e-mail)

Modelo para trabalho completo (incluir arquivo enviado por e-mail)

Certificados:

Para os ouvintes os certificados só serão entregues no final do evento aos participantes inscritos formalmente, mediante comprovação do pagamento da taxa de inscrição, enviado previamente por e-mail e com a frequência de 75% devidamente registrada.

O Certificado de apresentador de trabalho em Simpósio Temático só será entregue aos autores que apresentarem o trabalho, tendo estes, portanto, direito a publicação nos Anais. Para aqueles trabalhos com dupla autoria, caso algum dos autores não comparecer na apresentação, esse não receberá o certificado, mas poderá enviar o texto completo para os Anais. Se nenhum dos autores comparecerem na apresentação, não terão direito ao certificado e nem a publicação nos Anais.

Programação

PROGRAMAÇÃO GERAL (Download clique aqui)

16/11/2016 – Quarta-feira

-10h às 18h– Credenciamento no Prédio 74-A  sala 2137, campus UFSM

-Almoço  Restaurante “La Sorela”, em Silveira Martins (por Adesão – informar até dia 14/11/2016 Agência NovaH, com saída do Campus 11h15)

-Tarde:

14h às 17h:45

Simpósios Temáticos (Campus UFSM – Prédios 74-A e Colégio Politécnico*)

  • Na Programação Geral há a indicação do prédio e respectiva sala

17h:45 –coffee Break (Prédio 74-C – térreo)

– Noite:

19h- Abertura Oficial

Local: Auditório do Park Hotel Morotim (“Faixa Nova de Camobi”)

19h15- Apresentação Cultural  – “Orquestrarium”

19h45– Conferência com  Prof. Dr. Fernando Catroga (Univ. de Coimbra, Portugal) – “Memória, História e Fronteira”.

17/11/2016 – Quinta-feira

 

– Manhã

– 10h às 12h: Mesa: “Migrações, Territórios e Fronteiras” (Local: Auditório do Prédio 74-C, Campus UFSM)

– Eunice Nodari (UFSC, Brasil)

-Luiz Oosterbeek (Instituto Politécnico de Tomar, Portugal/ Unesco)

-Maria Luisa Soux Muñoz Reyes (Universidad Mayor de San Andrés/Instituto de Estudios Bolivianos, Bolívia)

Mediador: Prof. Dr. André Luís Ramos Soares (PPGH/UFSM, Brasil)

– Tarde:

-13:30h às 18h: Simpósios Temáticos (Campus UFSM – Prédios 74-A e Colégio Politécnico*)

  • Na Programação Geral há a indicação do prédio e respectiva sala

18h: Coffee Break (Prédio 74-C – térreo)

– Noite

-19h: Apresentação cultural

-19h30 às 21h: Mesa Redonda 1“História e a construção das identidades nacional e regional” (Auditório do Prédio 74-C)

-Ana Frega Novales (UDELAR/UFSM, Uruguai)

-Maria Luisa Soux Muñoz Reyes (Universidad Mayor de San Andrés/Instituto de Estudios Bolivianos, Bolívia)

-Sonia Rosa Tedeschi (UNL, Argentina)

-Luiz Carlos Villalta (UFMG, Brasil)

Coordenação: Profa.Dr. Maria Medianeira Padoin (PPGH/UFSM, Brasil)

18/11/2016 – Sexta-feira

– Manhã:

10h às 12h:30:

– Mesa Redonda 2:  “Cultura, Memória e Patrimônio” (Auditório  do Politécnico, Campus)

– Elaine Ignácio (UFPI e Univ. da Extremadura, Espanha)

– Marçal de Menezes Paredes (PUCRS, Brasil)

– Igor Castellano da Silva (UFSM, Brasil)

Coordenação: Cláudia Wassermann (UFRGS, Brasil)

– Tarde:

-13:30h às 18h: Simpósios Temáticos (Campus UFSM – Prédios 74-A e Colégio Politécnico*)

  • Na Programação Geral há a indicação do prédio e respectiva sala

18h: Intervalo com coffee Break (Prédio 74-C – térreo)

 

– Noite:

-19h: Encerramento: Prof. Dr. José Carlos Chiaramonte (Instituto de Historia Argentina y Americana “Dr. Emilio Ravignani”, Argentina) – Apresentação de obras sobre  “O Federalismo”

Auditório Prédio 74 C, Campus UFSM

-20h: Homenagem do PPGH/UFSM  “Historiador Ilustre”

-21h: Jantar (por adesão) na Cantina Pozzobon, Distrito de Arroio Grande (por Adesão, R$ 40,00 sem bebida – informar até dia 16/11/2016, até 12h para Agência NovaH, com saída do Campus 21h)

Dia 19/11: REUNIÃO DE TRABALHO “CÁTEDRA UNESCO”

-9:30h – 12:30h (Auditório CCSH, Prédio 74-C)

Coordenação:      Luiz Oosterbeek (Unesco), André L. R. Soares (UFSM), Maria Medianeira Padoin (UFSM) e Luiz C. Villalta(UFMG)

Após, almoço no Restaurante Casa DiPaolo, Restinga Seca (Por adesão, R$ 35,00 sem bebida). Em seguida, visita a região e ao CAPA/UFSM – Centro de Pesquisas Paleontológicas em São João do Polêsine.

ESPAÇOS JUNTO AO EVENTO:

-CREDENCIAMENTO: sala 2137 no prédio 74 –A

-SECRETARIA DE APOIO DO EVENTO:  sala 2111-B do prédio 74-A (térreo)

-HALL DO PRÉDIO 74-C teremos exposição de livreiros/editoras, Agência de Turismo NovaH (com opções de passeios turísticos e culturais, reservas da programação de almoço e jantar), Exposição de Arte “10 anos do Sistema Municipal de Museus de Santa maria”

Inscrição

Para inscrição de apresentação dos trabalhos nos Simpósios Temáticos Fronteira, Política e Sociedade; Cultura, Migrações e Trabalho; Memória e Patrimônio do I CIHIS – UFSM será exigido como critério a titulação mínima de graduação. Já os graduandos e os demais pesquisadores que não possuem título de curso superior poderão se inscrever no Simpósio Jovens Pesquisadores. Aqueles que não optarem por nenhuma destas modalidades, poderão se inscrever como ouvintes. Para todas as modalidades serão cobradas taxa de inscrição.  O Certificado só será entregue no final do evento aos participantes inscritos formalmente, mediante comprovação do pagamento da taxa de inscrição, enviado previamente por e-mail e com a frequência devidamente registrada.
As inscrições para apresentador de trabalho nos Simpósios Temáticos e para os ouvintes devem ser efetuadas através do preenchimento do Formulário de Inscrição (no qual deve ser incluído o Resumo do Trabalho e os dados pessoais do proponente). O Formulário de Inscrição deverá ser enviado para o endereço eletrônico ufsm.cihis@gmail.comPara os brasileiros a taxa de inscrição deverá ser paga via GRU, conforme orientações disponíveis para download.

efetivação da inscrição tanto de apresentador de trabalho como de ouvinte será mediante o recebimento (via e-mail ufsm.cihis@gmail.comdo comprovante de pagamento da taxa equivalente a modalidade escolhida.

Para os estrangeiros (residentes em outros países) o pagamento da taxa de inscrição será realizado no dia do credenciamento do Congresso, devendo esses apenas enviar por e-mail o Formulário de Inscrição preenchido com o resumo, para os proponentes de trabalho ou somente com os dados pessoais, para os ouvintes.

 

Documentos e Orientações para Inscrição:

 

Formulário para Inscrição

Modelo de Trabalho Completo

Orientações para Preenchimento do GRU

– Link para Geração do GRU 

 

 

Modalidade Valores
Apresentador de Trabalho em Simpósio Temático R$ 100,00
Apresentador de Trabalho Jovens Pesquisadores R$ 50,00
Ouvintes R$ 30,00

 

APRESENTAÇÃO E ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS

  1. Serão aceitos trabalhos escritos nos seguintes idiomas: português, espanhol ou inglês.
  2. Serão oferecidas em torno de 50 vagas por STs e 80 vagas para o Simpósio Jovens Pesquisadores.
  3. Cada inscrito poderá ser autor de apenas 1 (um) trabalho, independente  co-autoria ou não. Em caso de mais de uma autoria ambos deverão pagar a taxa de inscrição.
  4. A avaliação e o aceite dos trabalhos são da responsabilidade da Comissão Científica do CIHIS.
  5. apresentação oral do trabalho terá 15 minutos.
  6. O envio do Texto Completo do Trabalho deverá ser feito posteriormente, conforme  Cronograma e o modelo disponível para download, no qual consta as seguintes informações:

a) Enviar o arquivo do texto a ser apresentado para o e-mail do evento ufsm.cihis@gmail.com

b) Nome(s) do autor(a)(s) alinhado à direita com e-mail, titulação e filiação institucional/país.,

c) O texto deve conter de 8 a 15 páginas, observando normas gramaticais;

d) Os arquivos deverão ser salvos na extensão doc, docx, odt ou rtf, e digitados em programa editor de texto no padrão do Microsoft Office Word;

e) Fonte Times New Roman 12 e espaçamento entre linhas 1,5, justificado;

f) Margens: superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm e direita 2cm;

g) O texto deve conter um resumo com 300 palavras e três palavras-chaves.

h) As citações diretas de até três linhas devem constar entre aspas, no corpo do texto, com o mesmo tipo e tamanho de fonte do texto normal.

i) As citações diretas a partir de quatro linhas devem ser em Times New Roman 10, itálico, com recuo esquerdo de 4 cm. As referências devem constar no corpo do texto, entre parênteses, como no exemplo acima;

j) As fontes das citações diretas ou indiretas devem ser indicadas entre parênteses, como por exemplo: (SILVA, 2001, p. 11-14);

l) O uso de notas de rodapé deve ter apenas o caráter explicativo/complementar. Devem ser numeradas em algarismos arábicos sequenciais (Ex.: 1, 2, 3, etc.) na fonte Times New Roman 10 e espaçamento entre linhas simples;

m) As Referências (Bibliográficas e/ou Documentais) devem estar no final do trabalho e são computadas na totalização das páginas do Trabalho;

n) As páginas não devem ser numeradas;

o) Cada trabalho terá um comentarista para realizar observações pertinentes ao trabalho.

Contato

+55 (55) 3220-9549
Email do PPGH: ppghistoria@ufsm.br
Email do CIHIS: ufsm.cihis@gmail.com

Localização

Universidade Federal de Santa Maria

Av. Roraima - 1000 - Camobi

Santa Maria - Rio Grande do Sul

Apoiadores