Ir para o conteúdo PPGH Ir para o menu PPGH Ir para a busca no site PPGH Ir para o rodapé PPGH
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

José Martinho Rodrigues Remedi

Atualmente é professor do Departamento de História e dos Programas de Pós-graduação em História  da Universidade Federal de Santa Maria. Atua como professor do Mestrado Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (ProfHistória), polo UFSM.

É doutor em História pela Universidade do Vale dos Sinos, mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sule licenciado em História pela Universidade Federal de Pelotas.

Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil e da América, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa Histórica; Representações de Fronteira; Patrimônio e Memória; Educação Patrimonial e Ensino de História; História e Literatura; Representações Sociais; Práticas Culturais; História da Alimentação; História do Vestuário; História do Lazer; Espaço Platino; Literatura Gauchesca; Arquivos Históricos e Centros de Documentação.

 

Contato jose.remedi@gmail.com

Lattes http://lattes.cnpq.br/4112671771507306

 

Linhas de pesquisa

Fronteira, Política e Sociedade

Memória e Patrimônio

 

Temas de pesquisa

Representações de Fronteira

História e Literatura

Representações Sociais

Práticas Culturais

História da Alimentação

História do Vestuário

Espaço Platino

 

Projetos ativos

Representações visuais do trabalhador do campo através da Revista do Globo (1929-1945)

Representações de Fronteira: História, Cultura e Patrimônio no Sul do Continente Americano, séculos XIX e XX

 

Principais trabalhos publicados

1. REMEDI, J. M. R. ; MALAIA, João Manuel; VARGAS, J. . “Uma reunião de carreiras de cavalos”: lazer, esporte e os paradoxos da modernidade no Rio Grande do Sul, séculos XIX e XX. Topoi (online): Revista de História, 2020.

2. REMEDI, J. M. R.; THOMPSON FLORES, M. F. C. Território Neutro: soberanias justapostas e duelos de honra às margens dos estados nacionais sul-americanos de meados do século XIX às primeiras décadas do século XX. HISTÓRIA (SÃO PAULO), v. 38, p. 1-25, 2019.

3. REMEDI, J. M. R. Na fronteira do Império: política e sociedade na Rio Pardo oitocentista. 1. ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2018.

4. REMEDI, J. M. R. Um lance cavalheiresco: duelo e representação da honra na literatura.. Delaware Review of Latin American Studies, v. 10, p. 3, 2009.

5. REMEDI, J. M. R. Walter Benjamin e a fronteira entre história e literatura. Métis (UCS), Caxias do Sul, v. 1, n.2, p. 191-207, 2003.