Ir para o conteúdo PPGLETRAS Ir para o menu PPGLETRAS Ir para a busca no site PPGLETRAS Ir para o rodapé PPGLETRAS
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Docentes e egressos do PPGL-UFSM participam do I Congresso Brasileiro de Linguística Sistêmico-Funcional no Rio de Janeiro-RJ



Nos dias 23 e 24 de maio de 2019, as professoras doutoras do PPGLetras, Cristiane Fuzer e Sara Regina Scotta Cabral, participaram, no Rio de Janeiro, nas dependências da UERJ, do III Seminário SAL e do I Congresso Brasileiro de Linguística Sistêmico-Funcional. O evento é uma promoção do Grupo SAL (Sistêmica, Ambientes e Linguagens), certificado no CNPq e registrado na UFSM. Com conferências, mesas-redondas, minicursos e apresentação de comunicação, os dois dias foram de muito movimento, aprendizagem e troca de experiências entre pesquisadores e seus orientandos advindos de várias regiões do país.
A Profa. Dr. Sara Cabral abriu o evento com a conferência “Ser ou não: essa não é a questão – Processos relacionais na área da ciência linguística”, ocasião em que apresentou um estudo sobre verbos empregados em dissertações de mestres formados pelo Programa de Pós-Graduação em Letras de nossa universidade. Já a Profa. Dr. Cristiane Fuzer participou de uma mesa-redonda denominada “LSF e ensino”, quando apresentou o trabalho “Pesquisa, ensino e extensão em LSF: articulações para o trabalho com a leitura e a escrita na educação básica”, que é resultado de um longo e complexo trabalho de extensão que tem realizado com seus orientandos no projeto “Ateliê de Textos”. A docente mostrou aos assistentes o impacto que as atividades extensionistas podem causar na comunidade acadêmica e também nas escolas de ensino fundamental.
A Prof.ª Sabrine Weber, mestra e egressa do PPGL-UFSM, participou da sessão de comunicações com o trabalho intitulado “Ditadura civil-militar em livro didático de história: uma análise de gêneros de texto na perspectiva sistêmico-funcional da linguagem”. Marcos Rogério Ribeiro, egresso e doutor recentemente formado pelo PPGLetras, também se fez presente e apresentou o trabalho “Relato de ofensa: uma análise de gênero e de relações lógico-semânticas em boletins de ocorrência policial de crimes de linguagem contra a honra”.


Publicações Recentes