Ir para o conteúdo PPGLETRAS Ir para o menu PPGLETRAS Ir para a busca no site PPGLETRAS Ir para o rodapé PPGLETRAS
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PPGL/UFSM marca presença no IV Seminário Internacional Desfazendo Gênero



Anselmo - Banner

Simpósio Temático “Resistência e dissidência sexual na literatura latino americana: por uma crítica ao autoritarismo”, realizado no dia 15 de novembro de 2019, como uma das atividades do IV Seminário Internacional Desfazendo Gênero: da lama ao caos, organizado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. O Simpósio foi coordenado pelos professores Thays Keylla de Albuquerque (UEPB), José Veranildo Costa Jr. (UERN), Wanderlan Alves (UEPB) e Anselmo Peres Alós (PPGL/UFSM). Ademais dos trabalhos individuais dos quatro proponentes dos trabalhos, outros 15 trabalhos de mestrandos e doutorandos de diferentes IES foram apresentados na ocasião.

Desde o III Seminário Internacional Desfazendo Gênero, ocorrido em novembro de 2017, na Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande, o Grupo de Pesquisa Trânsitos Teóricos e deslocamentos epistêmicos: feminismo(s), estudos de genero e teoria quer vem consolidando suas atividades de intercâmbio científico e divulgação científica, com a proposição sistemática de Simpósios Temáticos a cada edição do Desfazendo Gênero. O Grupo de Pesquisa, criado em 2012 e cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil/CNPq, é liderado pelo Prof. Dr. Anselmo Peres Alós (PPGL/UFSM), e tem como Vice-Líder o Prof. Dr. Wanderlan Alves (Universidade Estadual da Paraíba).

As atividades do Grupo de Pequisa caracterizam-se como um fórum permanente de discussões acerca do gênero, sexualidade e feminismos no campo da educação, da literatura e da linguística, ademais de consolidar uma rede de soliradiedade entre IES das regiões sul e nordeste (UEPB, UERN e UFSM). Para o início de 2020, está previsto o lnçamento da revista Letras (n. 59), organizada por Anselmo Peres Alós e Wanderlan Alves. Trata se de um número especial sob o título Corpo, trauma e memória: desfazendo gêneros na literatura e nas artes das Américas. A edição será disponibilizada no website da revista (<periodicos.ufsm.br/letras>).

Na ocasião, Anselmo Peres Alós aproveitou para fazer o lançamento do livro por ele
organizado, intitulado Poéticas da masculinidade em ruínas: o amor em tempos de aids (PPG- l Editores/CNPq: Santa Maria/Brasília, 2017). Olivropode ser baixado gratuitamente no link <https://www.ieg.ufsc.br/admin/downloads/livros_eletronicos/29032017-0303150>.

Da esquerda para a direita: Ricardo Afonso Rocha (mestrando na UESC), Tales Santos Pereira (doutorando na UESC), Anselmo Peres Alós (PPGL/UFSM), Iaranda Jurema Ferreira Barbosa (doutoranda no PPG-Letras da UFPE), Wanderlan Alves (docente da UEPB) e Thays Keylla de Albuquerque (docente da UEPB).
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-559-1582

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes