Ir para o conteúdo PPGLETRAS Ir para o menu PPGLETRAS Ir para a busca no site PPGLETRAS Ir para o rodapé PPGLETRAS
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

GRUPO PALLIND/UFSM LANÇA O VOCABULÁRIO TEMÁTICO DIGITAL DA PANDEMIA DO NOVO CORONOVÍRUS EM TRANSMISSÃO AO VIVO



O Grupo de Estudos Palavra, Língua e Discurso – PALLIND – divulga o lançamento do “Vocabulário da pandemia do novo coronavírus”.  O Vocabulário partiu de uma proposta de contribuição da área das Ciências Humanas e, de modo especial, dos Estudos da Linguagem, na compreensão e enfrentamento da situação pandêmica do novo coronavírus, que teve seus primeiros casos registrados no Brasil no mês de março de 2020, e que vem perdurando atualmente, no ano de 2021.

O “Vocabulário” é parte do projeto intitulado “A história das palavras e a dicionarização: ditos e não-ditos em tempos de pandemia no Brasil do século XXI” (CNPq-PQ2), coordenado pela Profa. Dra. Verli Petri (UFSM), contando com 10 instituições parceiras (IFFAR Jaguari/RS e IFSC Xanxerê/SC, PUC-MINAS/RS, UFFS/SC, UFPR/PR, UNICENTRO/PR, UNIPAMPA Bagé/RS, UNOCHAPECO/SC, URI Santiago/RS), e 26 pesquisadores (membros do Grupo PALLIND).

A iniciativa visa à ampla consulta pública, à instrumentalização dos leitores brasileiros e à divulgação linguístico-científica. Nesta primeira fase, ele foi elaborado a partir de quatro núcleos temáticos, os quais foram mediados por pesquisadores doutores formados pelo Programa de Pós-Graduação – PPGL/UFSM, e desenvolvidos pelos integrantes do Grupo PALLIND ainda em formação (doutorandos, mestrandos e ICs).

O desenvolvimento das atividades partiu, inicialmente, da seleção verbetes por núcleo, vinculados à temática da pandemia, e que estão em circulação em sites de notícias, canais de televisão e jornais diários -, nacional e internacional -, desde março de 2020. As definições foram elaboradas de modo compartilhado pelos pesquisadores de cada núcleo temático, a partir de pesquisas em sites de notícias, e em um batimento com o que está posto nos dicionários, vocabulários e glossários disponíveis na web. Dentre os verbetes que serão disponibilizados nesse primeiro momento, podemos encontrar: “coronavírus”, “distanciamento social”, “colapso”, “imunização”, “ensino remoto”, “luto”, “medo”, “sobrevivente”, “vacina”, entre outros. 

O lançamento do “Vocabulário” será divulgado em uma transmissão ao vivo, pelo YouTube no link https://www.youtube.com/watch?v=IiNur9uJ4AQ, a ser realizada no dia 2 de agosto, às 9h da manhã, com a presença dos pesquisadores do Projeto e representantes das instituições parceiras. Ademais, o Projeto será integrado na página do Observatório de Informações em Saúde da UFSM, constituindo-se como um espaço de divulgação do conhecimento linguístico-científico sobre a pandemia nesse meio institucional.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-559-2810

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes