Ir para o conteúdo PPGMV Ir para o menu PPGMV Ir para a busca no site PPGMV Ir para o rodapé PPGMV
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PROFESSORES E DOCENTES DO PPGMV ATUAM NA COMUNIDADE ATRAVÉS DO HVU



Inaugurado em outubro de 1973, o Hospital Veterinário Universitário (HVU) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é um hospital-escola, que atende pequenos e grandes animais, além de pets não convencionais e silvestres. O HVU, localizado no Campus Sede da UFSM, em Santa Maria, oferece diversos serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças de animais, como clínica médica, neurologia, oftalmologia, dermatologia, cirurgias em geral, setor de diagnóstico por imagem, análises clínicas e hemoterapia. Por se tratar de um hospital-escola, os serviços são exercidos, em todos os setores, por alunos da graduação e pós-graduação e residentes, sobre supervisão dos professores. Por meio dos serviços prestados no HVU, docentes e discentes do Programa de Pós Graduação em Medicina Veterinária (PPGMV) atendem ao público local e regional, trazendo retorno à sociedade na forma de um serviço de qualidade com preço acessível. Além disso, os atendimentos geram dados para as atividades de pesquisa e ensino realizadas no PPGMV.

O HVU tem uma rede de apoio formada por outros laboratórios do PPGMV que prestam serviços diagnósticos com preço acessível aos animais atendidos no hospital. Dentre eles, citam-se os laboratórios de bacteriologia (LABAC), doenças parasitárias (LADOPAR), virologia (SV) e patologia (LPV). A proximidade física desses laboratórios e do HVU também facilita essa interação.

Foto: Fachada do HVU, no Campus da UFSM

Professor da área de cirurgia de pequenos animais no PPGMV, Daniel Müller, relata que as problemáticas de pesquisa trabalhadas por seus orientandos no mestrado e doutorado advém de casos reais atendidos dentro do Hospital Veterinário. “Tenho um turno de plantão no HVU, em que os alunos de mestrado e doutorado estão presentes. Dali surgem os problemas a serem respondidos nas pesquisas na área de cirurgia, ortopedia e cirurgia reconstrutiva.”, explica o professor. “Certamente todas as pesquisas orientadas por professores que atuam dentro do HVU são pesquisas que tentam solucionar problemas que surgem no dia a dia do hospital. Muitas vezes utilizamos casos reais, seguindo os trâmites necessários, abraçando pacientes que não teriam acesso ao tratamento. A comunidade ganha e nossos pós-graduandos também.”, destaca Müller.

O HVU é o maior laboratório do curso de medicina veterinária da UFSM e um dos setores que mais presta serviço externo a comunidade na UFSM. Para o professor Saulo Lemos Pinto Filho, da área de clínica médica de pequenos animais, é da rotina hospitalar que se é percebida as carências, que posteriormente são transformados em projetos de pesquisa. “O HVU está entre os hospitais veterinários com maior casuística do Brasil, portanto, exerce muito bem seu papel no quesito “extensão”. E nós estamos inseridos nesse contexto, graduação e pós-graduação desenvolvem seus papéis conjuntamente”, complementa Saulo.

A relevância do Hospital Veterinário Universitário (HVU) também é percebida pela própria comunidade atendida. Tutora do cachorro Théo, Luiza Dutra buscou atendimento no HVU após quadros de convulsão apresentados pelo animal. “Fomos muito bem atendidos. Os professores e alunos eram atenciosos e cuidaram muito bem do Théo.”

Para mais informações sobre o Hospital Veterinário Universitário (HVU), acesse o site https://www.ufsm.br/orgaos-suplementares/hvu/

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-560-477

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes