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Instruções aos alunos

– Requerimento de dispensa ou Aproveitamento de disciplina

Conforme o Art. 53º do Regimento Interno do PPGOP, o aluno que houver cursado disciplinas, em nível de pós-graduação stricto sensu, em qualquer estabelecimento de ensino superior, poderá solicitar o aproveitamento dos créditos correspondentes, a critério do Colegiado do Programa. Deverá entregar na secretaria do PPGOP o requerimento.

 

– Elaboração dos Planos de Estudo

Preenchimento no Portal do Aluno.

Tutorial para preenchimento do Plano de Estudos.

 

– Defesa de Projeto de Dissertação

Para a defesa do Projeto de Dissertação o aluno deverá entregar à secretaria do curso, com pelo menos 20 dias de antecedência da data prevista para a defesa, os seguintes documentos:

O aluno deverá contatar a Secretaria do PPGOP para saber da possibilidade de concessão de benefício, que dependerá da disponibilidade de recursos.

– Defesa de Dissertação

Para solicitar a Defesa da Dissertação o aluno deverá acessar o Portal do aluno, e clicar no ícone “Plano de Estudos”. Para acessar o Tutorial de Solicitação de Defesa de MDT, clique aqui.

Deverá entregar à secretaria do curso, com pelo menos 30 dias de antecedência da data prevista para a defesa, os seguintes documentos:

– Prorrogação de prazo de defesa (Projeto)

Caso não tenha concluído o projeto de dissertação em tempo hábil para defesa, poderá solicitar prorrogação de prazo. Para isso:

1) Preencher formulário de prorrogação, solicitar “de acordo” do orientador, e entregar na secretaria do programa;

2) Entregar também uma via do projeto encadernado, na condição que estiver.

– Prorrogação de prazo de defesa (Dissertação)

Todo aluno regular poderá solicitar, em caráter excepcional, um pedido de prorrogação do prazo de defesa ficando a critério do Colegiado do Programa, a concessão. O procedimento segue o Informativo PRPGP n.º 001/2019, o qual define o procedimento de prorrogação da seguinte forma:

1) Quando se tratar de solicitação de prorrogação de defesa para curso stricto sensu (Mestrado/Doutorado), o(a) acadêmico(a) deverá utilizar o formulário individual de “Requerimento para Prorrogação do Prazo de Defesa”.

I – aluno preenche o formulário, anexa os documentos que fundamentam o pedido e contata seu orientador;

II – após a aprovação do(a) orientador(a) e definição do prazo de prorrogação a ser solicitado, o(a) acadêmico(a) encaminha para abertura do processo pelo PEN junto à Divisão de Protocolo – DAG da UFSM, incluindo se houver, outros documentos (atestado, cronograma de trabalho, etc…) que justifiquem tal pedido;

III – o processo PEN aberto pelo DAG é tramitado ao Programa de Pósgraduação do(a) acadêmico(a) para a caixa postal do Programa para que seja apreciado em colegiado e definido o prazo de prorrogação a ser concedido. Com a aprovação do colegiado, deve ser anexado a este processo a ata desta reunião e o histórico do(a) aluno(a) e tramitar à Coordenadoria de Pós-Graduação da PRPGP (código 01.09.01.00.0.0). No despacho de trâmite deve ser informado o prazo de prorrogação concedido em ata;

IV – quando a aprovação se der por “ad referendum” da Coordenação, a tramitação à CPG/PRPGP deverá ser feita pelo(a) Coordenador(a) do PPG, informando no despacho do processo da aprovação “ad referendum”, o tempo da prorrogação em meses e anexando o histórico do aluno. Se a tramitação não for feita pelo(a) Coordenador(a) do PPG, deverá ser anexado um comprovante dado pela Coordenação desta aprovação por “ad referendum”, informando o tempo aprovado em meses e anexado o histórico do(a) aluno(a).

V – após a emissão da portaria pela PRPGP, o processo é tramitado ao DERCA para os devidos registros e depois retorna ao Programa de Pós-graduação para aguardar a defesa. Quando a aprovação se deu por “ad referendum” do(a) coordenador(a), o programa deverá anexar a ata do colegiado que concedeu esse prazo de prorrogação e tramitar novamente à PRPGP para ciência dessa ata anexada, homologada. Após a ciência, a PRPGP envia ao Programa para aguardar a defesa.

VI – havendo necessidade de alteração do prazo de prorrogação concedido (aumento de prazo): aluno(a) preenche novamente o requerimento assinalando que é uma Apostila, com aprovação de seu(sua) orientador(a) e entrega na secretaria do curso para aprovação em colegiado. Aprovado novo período de prorrogação esse requerimento deve ser anexado ao processo aberto e reenviado à PRPGP para emissão de uma Apostila à portaria, com posterior envio do PEN ao DERCA, que fará os devidos registros, lembrando sempre que: se for ad referendum do(a) coordenador(a), a ata de homologação do novo prazo deverá ser anexada ao processo após a emissão da apostila e enviada à PRPGP para ciência dessa aprovação. PRPGP toma ciência e retorna ao Programa para aguardar a defesa.

VII – Após finalizado o objetivo do processo (defesa ou não defesa), o processo PEN deve ser arquivado. Para isso, deve ser feita uma tramitação selecionando a opção de “Encaminha para arquivamento – DAG”, incluindo na justificativa o arquivamento devido a defesa, com a data da defesa e sua aprovação ou não.

– Entrega Versão Final da Dissertação

Para solicitação da tramitação do Diploma de Mestre o aluno deverá apresentar os seguintes documentos, dentro do prazo estabelecido pela Comissão Examinadora para as alterações na Dissertação:

  • Duas cópias da Dissertação em capa dura de acordo com o MDT da UFSM (versão 2015) – Assinadas pela comissão examinadora;
  • Dois CDs com o arquivo da Dissertação (sem proteção por senha);
  • Num dos CDs colocar o Artigo científico, resultado do seu estudo, em co-autoria com o orientador e em meio digital;
  • Termo de Autorização para Disponibilização on-line dos trabalhos.

– Requerimento de matrícula extracurricular

O aluno que desejar cursar disciplina em outro Programa de Pós-Graduação da UFSM deverá preencher o requerimento de matrícula extracurricular e entregar na Coordenação do PPGOP.