Ir para o conteúdo PPGOP Ir para o menu PPGOP Ir para a busca no site PPGOP Ir para o rodapé PPGOP
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Utilização da Teoria da Resposta ao Item como ferramenta de avaliação na gestão pública

Descrição do Projeto: Medir, avaliar e mensurar desempenho tornou-se uma necessidade nas instituições públicas. Para alguns autores, a mensuração de desempenho no setor público tem contribuído para o alcance de múltiplos objetivos, dentre eles a transparência de custos e de resultados, a melhoria da qualidade dos serviços prestados e a motivação dos funcionários. Neste sentido, a Teoria da Resposta ao Item apresenta-se como uma ferramenta estatística para construção, mensuração e validação de instrumentos de medida. A Teoria da Resposta ao Item (TRI) e um conjunto de modelos matemáticos que pode ser empregada para se estabelecer medições, a partir de um conjunto de atributos relacionados com o que se pretende medir. Desta forma, é possível criar escalas de medida padronizadas. A TRI vem ganhando cada vez mais espaço no meio acadêmico por apresentar características importantes no tratamento de dados e na elaboração de escalas de medida. Assim, este projeto tem por objetivo geral instigar estudos e trabalhos no setor público utilizando a Teoria da Resposta ao Item.

Ivan Henrique Vey

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil (2011) Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria , Brasil.

Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) junto ao Departamento de Ciências Contábeis e também chefe do Departamento de C. Contábeis da UFSM. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade de custos e avaliação de desempenho, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade, redes de cooperação, custos, custos logísticos, logística empresarial, avaliação de desempenho logístico, teoria da resposta ao item, análise de projetos de financiamento e viabilidade econômico-financeira, ensino superior, avaliação institucional pelo INEP/MEC e assessoria para pequenas e médias empresas.

Linha de Pesquisa: Ferramentas de Avaliação e Controle da Gestão Pública.

Principal área de interesse de pesquisa: Introdução à Contabilidade “A”; Contabilidade Financeira; Contabilidade Gerencial; Contabilidade de Custos.

Grupo de Pesquisa:

Regime: DE – Dedicação Exclusiva
Sala: Depto Ciências Contábeis – SALA 601
Contato: (55) 32209299
E-mail: ivanvey@hotmail.com

Disciplinas na Graduação: 
CTB1077 – INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE “A”

CTB1084 – MÉTODOS DE PESQUISA APLICÁVEIS À CONTABILIDADE

CVLattes