Ir para o conteúdo PPGP Ir para o menu PPGP Ir para a busca no site PPGP Ir para o rodapé PPGP
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Lançamento de livro



Divulgamos lançamento de livro que conta com autoria e participação de docentes e discentes do Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFSM. A obra é intitulada “Compromisso social com crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade: o papel da Extensão Universitária na área de Direitos Humanos e Justiça”, organizado por Jana Gonçalves Zappe (PPGP/UFSM), Ana Cristina Garcia Dias (PPGP/UFRGS) e Silvia Renata Magalhães Lordello (PPGP/UNB).
 
É uma coletânea que apresenta Projetos de Extensão Universitária comprometidos com os direitos humanos e a justiça social, por meio de trabalhos voltados para crianças, adolescentes e jovens.
 
A obra é composta por doze capítulos, escritos por professores, discentes de graduação e pós-graduação da UFSM e de outras Instituições de Ensino Superior do país, como UFRGS, USP e UFSCar, além de profissionais parceiros das ações de extensão. Os capítulos relatam experiências de extensão em três diferentes contextos de atendimento a crianças e/ou adolescentes: o sistema socioeducativo, a educação e a proteção social.
 
Jana Gonçalves Zappe, Professora Adjunta no Departamento de Psicologia e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSM, comenta sobre os propósitos do livro:
“Em primeiro lugar, desejamos divulgar experiências que evidenciam como a Extensão Universitária pode ser um instrumento efetivo de mudança da Universidade e da sociedade, no sentido da promoção da justiça social e da democracia. Esse tem sido o resultado do ativismo diário de docentes e discentes que desenvolvem ações visando à melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes, especialmente daqueles que vivem em situação de risco e/ou vulnerabilidade. Com isso, buscamos ressaltar o papel da Universidade na construção de um país mais justo, que possa garantir a proteção integral e o desenvolvimento saudável de todas as crianças e de todos os adolescentes, superando desigualdades e violências estruturais. Além disso, buscamos inspirar e multiplicar: acreditamos que a divulgação dessas experiências, com destaque para os desafios enfrentados, os resultados exitosos e os recursos didáticos e metodológicos adotados, pode oferecer elementos de referência para o desenvolvimento de Práticas Extensionistas por outros docentes, discentes e profissionais brasileiros, ampliando o alcance das ações”.
Mais informações através do link: https://www.ufsm.br/…/livros-da-serie-extensao-da…/
 

Publicações Recentes