Ir para o conteúdo PPGQ Ir para o menu PPGQ Ir para a busca no site PPGQ Ir para o rodapé PPGQ
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pesquisador do NUQUIMHE recebe prêmio Pesquisador Gaúcho FAPERGS



A Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) entregou distinção a alguns dos principais destaques da pesquisa do Rio Grande do Sul. O Prêmio Pesquisador Gaúcho 2016 foi entregue a 10 cientistas com relevantes contribuições na área científica e tecnológica em solenidade na FIERGS. Foram contempladas seis áreas do conhecimento nas modalidades Pesquisador Destaque: Engenharia; Física e Astronomia; Geociências; Matemática, Estatística e Computação; Interdisciplinar e Química. 

A premiação que ocorreu no dia 6, concedeu o prêmio Prêmio Pesquisador Gaúcho para dois professores da UFSM: João Batista Teixeira da Rocha, na categoria interdisciplinar, e para o pesquisador do NUQUIMHE Nilo Zanatta, na categoria de química. Ambos foram premiados pelo conjunto dos trabalhos que desenvolveram ao longo dos anos na esfera acadêmica. A relação completa dos pesquisadores contemplados está disponível na página da FAPERGS.

 

fapergs

Cerimônia de entrega do prêmio FAPERGS. Nilo Zanatta (esq), Hélio Bonacorso (centro) e João Rocha (dir).

Nilo Zanatta recebeu o prêmio pois possui um histórico de 30 anos na pesquisa em Química. Seus estudos são direcionados ao campo de moléculas e suas propriedades. O trabalho do professor e do seu grupo é importante por mostrar como as moléculas se tornam, principalmente, medicamentos e cristais líquidos. O professor realiza estudo, desde 2009, acerca da síntese de novos compostos de interesse farmacológico. Com esse projeto existe a possibilidade dessas novas moléculas que o grupo de pesquisa está obtendo, também apresentarem atividade biológica semelhante as dos medicamentos disponíveis no mercado.

Outros pesquisadores do grupo já foram agraciados com essa distinção pela FAPERGS, com o pesquisador Prof. Dr. Marcos A. P. Martins (1999), Prof. Dr. Manfredo Hörner (2000) e Prof. Dr. Hélio G. Bonacorso (2014).

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-509-1313

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes