Ir para o conteúdo PPGQ Ir para o menu PPGQ Ir para a busca no site PPGQ Ir para o rodapé PPGQ
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Seminário – Doutorado 2017/1



Título: Estratégias Analíticas para a Determinação de Nanopartículas Contendo Metais em Águas Ambientais

Aluno: Gabriel Toneto Druzian
Área de concentração: Química Analítica
Hora e Data: às 14 hs, segunda-feira, 27 de março de 2017    
Local: Sala 2103 – Prédio 15A (NAPO)    Horário: 14:00 h

As nanopartículas contendo metais (MNPs, do inglês metal-containing nanoparticle) são usadas em diversas áreas, tais como, na medicina, produtos químicos e em alimentos. Alguns metais como Ag, Au, elementos do grupo da platina e Si são produzidos na forma de nanopartículas conferindo-lhes propriedades catalíticas, térmicas, mecânicas e ópticas.  Devido ao crescimento da produção, uso e exposição de MNPs nos últimos anos, bem como o possível risco ambiental e toxicológico, torna-se importante estudar estes nanomateriais em amostras ambientais. Atualmente, a determinação de MNPs tem sido feita em duas linhas distintas: i) técnicas on-line de determinação, como a cromatografia líquida (LC) e a espectrometria de massa com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS). O acoplamento das técnicas, além da determinação permite a caracterização das MNPs e, ii) Técnicas off-line, onde é feita a determinação de metais após a etapa de preparo de amostra. Previamente à etapa de determinação dos analitos, geralmente, as amostras precisam ser submetidas à uma etapa de preparo de amostra. Dentre os métodos mais utilizados destacam-se a extração por ponto nuvem (CPE) e a extração em fase sólida (SPE).1,23 Devido ao crescente emprego de MNPs nas mais diversas áreas da ciência, ocorre a necessidade do desenvolvimento de metodologias analíticas que possibilitem a caracterização e a determinação dessas MNPs em amostras ambientais.

REFERÊNCIAS

1.    Durán, N., Morais P. C., Nanotecnologia: introdução, preparação e caracterização de nanomateriais e exemplos de aplicação, ed. Artliber, São Paulo, 2012.
2.    Leopold, K., Philippe, A., Wörle, K., Schumann, G. E., Analytical strategies to the determination of metal-containing nanoparticles in environmental waters. Trends in Analytical Chemistry  84 (2016) 107-120.
3.    Fabricius, A.L., Duester, L., Meermann, B., ICP-MS-Based characterization of inorganic nanoparticles-Sample preparation and off-line fractionation strategies. Analytical and Bioanalytical Chemistry  406 (2014) 467-479.


Publicações Recentes