Ir para o conteúdo PPGQ Ir para o menu PPGQ Ir para a busca no site PPGQ Ir para o rodapé PPGQ
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto de cooperação e de intercâmbio científico do Programa de internacionalização – Programa Institucional de Internacionalização da UFSM, CAPES-PrInt, sub-projeto 2: Nanomateriais – Química de Sistemas Supramoleculares



No âmbito do projeto de cooperação e de intercâmbio científico do Programa de internacionalização – Programa Institucional de Internacionalização da UFSM, CAPES-PrInt, sub-projeto 2: Nanomateriais – Química de Sistemas Supramoleculares (proc. 88881.310412/2018-01), os Professores Helio G. Bonacorso e Marcos A. P. Martins do Núcleo de Química de Heterociclos –  NUQUIMHE (PPGQ/DQ-UFSM) realizaram missão científica de trabalho de curta duração (Jun-Jul/2019, 20 dias) na Espanha e em Portugal, realizando encontros com investigadores do Instituto de Química Médica, Consejo Superior de Investigación Científica (CSIC) – Espanha; Faculdade de Química, Universidad de Murcia (UMurcia) – Espanha; Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa (ULisboa) – Portugal; Instituto Superior Técnico (IST) – Portugal; e Faculdade de Ciência e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa (UNLisboa) – Portugal.  As visitas às instituições envolveram palestras ministradas pelos professores da UFSM; apresentação dos principais projetos de investigação dos professores participantes locais; discussões entre os investigadores sobre pontos de interesse de pesquisas convergentes e complementares; discussão sobre intercâmbio científico com a UFSM, em especial a busca de locais para doutorado sandwich de estudantes do Brasil; discussão nas universidades sobre a possibilidade de doutorado no formato cotutela UFSM-Instituição no Exterior e visita às instalações da instituição.

No contexto da investigação científica, os professores NUQUIMHE buscaram parcerias em áreas complementares de suas áreas de atuação, em especial: (i) no estudo fotofísico de moléculas orgânicas com potencial atividade para fotosensores, OLEDs e bioimaging por absorção bifotônica; (ii) busca de modelos moleculares sólidos cristalinos sintetizados no exterior para estudos de engenharia de cristais no NUQUIMHE; (iii) busca de parcerias para a solução de problemas pontuais de investigações da UFSM e/ou da Instituição do Exterior.  Os Professores H.G. Bonacorso e M.A.P. Martins participaram de reuniões de trabalho e de seminários promovidos por grupos de pesquisa coordenados pelos Professores José Elguero (IQM-CSIC), José Berná e Mateo Alajarin (FQ-UMurcia), Carlos Afonso (FF-ULisboa), Gaspar Martinho (IST) e João Lima (FCT-UNLisboa).

No CSIC, UMurcia e ULisboa o Professor Helio apresentou palestras no contexto de suas áreas de atuação que envolve síntese, estrutura e propriedades fotofísicas de compostos heterocíclicos fluorados. O Professor Marcos apresentou palestras no contexto de suas áreas de atuação em engenharia de cristais, rotaxanos e na crítica do método científico. Como resultados principais da missão, os investigadores do PPGQ-UFSM citam: (i) o interesse de todas as instituições visitadas no intercâmbio científico com o Brasil, em especial, em receber estudantes de doutorado sandwich da UFSM; (ii) o interesse da UMurcia e ULisboa em iniciar estudos visando implementar o doutorado na forma de cotutela com a UFSM; (iii) o interesse dos investigadores do IST e FCT-UNLisboa em receber moléculas do NUQUIMHE para estudos fotofísicos; (iv) o interesse dos investigadores da UMurcia e ULisboa em fornecerem moléculas modelos para estudos de engenharia de cristais no NUQUIMHE; (iv) interesse de investigadores do CSIC na busca de parcerias para a introdução de átomos de flúor em moléculas alvos de estudos farmacológicos; (v) interesse de investigadores do CSIC na busca de parcerias para a continuidade de estudos visando a atribuição de nomenclatura de enantiômeros supramoleculares em estado sólido cristalino.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-509-898

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes