Ir para o conteúdo PPGQ Ir para o menu PPGQ Ir para a busca no site PPGQ Ir para o rodapé PPGQ
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

EVENTOS DO PROJETO CAPES/PRINT NANOMATERIAIS (2019)



I Evento CapesPrInt Nanomateriais

 

Visita do Professor Carlos Afonso (Universidade de Lisboa – Portugal)

 

Durante os dias 15 e 28 de novembro a instituição recebeu a visita do professor Carlos Afonso, da Universidade de Lisboa – Portugal. O pesquisador Carlos Afonso é atualmente Full Professor na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Possuindo publicações de alto impacto, somando mais de 220 artigos científicos (18 Reviews), apresentando h-index de 50. Além disso, possui 5 patentes nacionais e 4 europeias, sendo também editor do livro da Royal Society of Chemistry (RSC) “Compreensive Organic Chemistry Experiments for the Laboratory Classroom” (951 pages, 2017). Ademais, foi agraciado com diversos prêmios, entre elas a Iberoamerican Organic Chemistry (2016), Scientific prize of University of Lisbon, Scientific Prize UTL/Santander Totta on Chemistry (2009).

A visita foi organizada em forma de evento, o I Evento CapesPrInt Nanomateriais, parte do Subprojeto Química de Sistemas Supramoleculares (QSS). O acontecimento foi de significativa importância para a internacionalização do programa, uma vez que reuniu o professor convidado Carlos Afonso, discentes, docentes e pós docs do programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Santa Maria.

Diversas atividades foram realizadas durante o evento, destacando-se reuniões de discussão sobre projetos com o grupo de pesquisa, eventos para o público docente e discente da instituição, um minicurso, palestras e mesas redondas.

 

  • Minicurso: O Mini-Curso com duração de 12 horas foi proferido pelo professor Carlos Afonso, o qual abordou diversos temas de fronteira de interesse dos pesquisadores da instituição, tais como Líquidos Iônicos, Química Verde/Sustentável, Reações em Fluxo e Reações Ortogonais. O evento contou com a participação de 30 discentes do departamento de química, de diferentes níveis (graduação, mestrado e doutorado). Além disso, a participação de pós-docs e docentes.

Carlos Afonso minicurso

Minicurso do Professor Carlos Afonso realizado entre os dias 19 e 21 de novembro de 2019.

 

  • Palestras:No dia 22/11/2019 foram realizadas duas palestras, seguidas de discussão com os ouvintes sobre temas envolvidos no projeto CapesPrInt Nanomateriais (Subprojeto Química de Sistemas Supramoleculares (QSS)). A primeira foi apresentada pelo pós-doutorando Paulo R. S. Salbego com o título “Crystal Engineering at NUQUIMHE/UFSM”. A segunda foi a palestra do professor visitante Carlos Afonso, intitulada “Ongoing Organic Synthetic Methodologies – FF ULisboa”.

 

Paulo Carlos Afonsoo

O pós-doutorando Paulo Salbego e o Professor Carlos Afonso apresentando as palestras “Crystal Engineering at NUQUIMHE/UFSM” e “Ongoing Organic Synthetic Methodologies – FF ULisboa”, respectivamente. 

 

  •  Mesa Redonda: No dia 26/11/2019 foram realizadas apresentações por parte de discentes (mestrandos e doutorandos) do grupo de pesquisa NUQUIMHE e discussões científicas junto ao professor visitante e público. O intuito deste evento foi a inserção dos alunos do grupo de pesquisa em uma atividade de apresentação dos seus trabalhos e discussão com um pesquisador estrangeiro. Tanto a mesa redonda 1 quanto a mesa redonda 2 contaram com a participação de alunos de pós-graduação do NUQUIMHE, sendo abordado os novos desafios e novos modelos na Química Supramolecular e Nanomateriais.

 

Na Mesa Redonda 1 foram apresentados e discutidos os seguintes trabalhos:

  • Yúri Kappenberg, aluno de doutorado do Professor Hélio Bonacorso, apresentou o seminário de título: “Synthesis of Nitrogen Heterocyclic Compounds with Photoluminescent Properties”;
  • Jéssica Rosa, aluna de mestrado do Professor Marcos Martins, apresentou o seminário intitulado “Supramolecular Interactions in Solution and Solid-State”;
  • Adriano Camargo, aluno de doutorando do Professor Nilo Zanatta, apresentou o seguinte seminário: “Reaction of (E)-5-Bromo-1,1,1-Trihalo-4-Methoxypent-3-En-2-Ones with Amino Acids: Synthesis, Identification, Biological Analysis and Photophysical Analysis”;
  • Paulo Moraes, aluno de doutorando do professor Nilo Zanatta, apresentou o seminário de título: “Chemo- and regioselective reactions of 5-bromo enones/enaminones with pyrazoles for the synthesis of heterocycles”;

 

Yuri Jessica Adriano Paulo

Apresentação dos discentes do NUQUIMHE, da esquerda para direita e de cima para baixo, Yúri Kappenberg, Jéssica Rosa, Adriano Camargo e Paulo Moraes.

 

Na Mesa Redonda 2 foram apresentados e discutidos os seguintes trabalhos:

  • Felipe Stefanello, aluno de doutorando do professor Hélio Bonacorso apresentou o seminário intitulado “Synthesis of diazo trihalomethyl pyrazolo[1,5-a]pyrimidine: Identification, Biological and Photophysical Analysis”;
  • Thaíssa Beck, mestranda da professora Clarissa Frizzo, apresentou o seminário de título: “Synthesis, characterization and aggregation of amino acid-based ionic liquids”;
  • Mateus Mittersteiner, doutorando do professor Nilo Zanatta, apresentou o seminário de título: “Synthesis of Modified Nucleoside Analogues and Imidazolic Ionic Liquids From Trialomethyl Ketones”;
  • Bruno Hennemann, aluno de doutorando Professora Clarissa Frizzo, apresentou o seminário de título: “Ultrasound-Assisted Imidazoliumbased Ionic Liquids Emulsions”.

 

Felipe Thaissa Mateus Bruno

Apresentação dos discentes do NUQUIMHE, da esquerda para direita e de cima para baixo, Felipe Stefanello, Thaíssa Beck, Mateus Mittersteiner e Bruno Hennemann.

 

Doutorado Sanduíche no Exterior

 

Ainda como parte do projeto de internacionalização CAPES/PrInt (Projeto Nanomateriais, parte do Subprojeto Química de Sistemas Supramoleculares (QSS)), no dia 12 de dezembro de 2019, a discente do NUQUIMHE Tainára Orlando (orientada pelo Prof. Marcos A. P. Martins), apresentou os resultados referentes ao doutorado sanduíche realizado na Universidade de Murcia – Espanha, no qual trabalhou sob orientação do Prof. José Berná.

A apresentação intitulada como “Synthesis of rotaxanes containing mora than one station for catalytic and crystal engineering studies” trouxe uma abordagem das pesquisas com moléculas de Rotaxanos realizadas pela discente durante o estágio de doutorado sanduíche. A pesquisa realizada pela discente consistiu da síntese de novas moléculas de rotaxanos com mais de uma estação, aplicação dessas moléculas em catálise de reações orgânicas e utilização em estudos na área de engenharia de cristais.

 

Tainara seminrio Apresentação dos resultados obtidos durante doutorado sanduíche no exterior pela discente Tainára Orlando.

 

Curso de Capacitação no Exterior

Como última atividade referente ao ano de 2019 do projeto de internacionalização CAPES/PrInt Nanomateriais, no dia 13 de março de 2020, ocorreu o seminário do aluno de mestrado Fellipe F. S. Farias (orientado pelo Prof. Marcos A. P. Martins), tratando dos resultados do curso de capacitação no exterior realizado na Universidade de Bonn – Alemanha, no qual trabalhou sob orientação do Prof. Dr. Johannes Beck.

A apresentação intitulada como “Identification, data collect, solution and refinement of organic twinned crystal structures” abordou temas relacionados a coleta e tratamento de dados de difração de raios X de monocristal. O curso de capacitação foi realizado durante o período de 04/02/2020 à 28/02/2020 e teve como objetivos a capacitação do discente em novas técnicas de análise e obtenção de know-how junto ao grupo do exterior na área de difração de raios x para elucidação de estruturas de compostos orgânicos.

  

Fellipe Seminrio DRX

Apresentação dos resultados do curso de capacitação no exterior realizado pelo discente Fellipe F. S. Farias.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-509-1400

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes