Ir para o conteúdo PPGQ Ir para o menu PPGQ Ir para a busca no site PPGQ Ir para o rodapé PPGQ
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

O Prof. Dr. Thiago A. L. Burgo, orientador do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), foi agraciado com o prêmio “2020 ESA Rising Star Award” da Sociedade Americana de Eletrostática (ESA)



O Prof. Dr. Thiago A. L. Burgo, orientador do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), foi agraciado com o prêmio “2020 ESA Rising Star Award” da Sociedade Americana de Eletrostática (ESA) por suas contribuições no campo da eletrostática, em especial no tópico de triboeletricidade. Este prêmio tem como foco reconhecer pesquisadores em início de carreira, com pesquisa destacada no campo da eletrostática. Nos últimos 10 anos, o Prof. Thiago tem trabalhado no desenvolvimento de teorias e hipóteses que têm sido aplicadas com sucesso no estudo de fenômenos eletrostáticos, principalmente na eletricidade causada por atrito, também chamada de triboeletricidade. Neste sentido, três trabalhos foram os principais responsáveis pelo reconhecimento concedido pela ESA: Langmuir 2012, 28, 19, 7407–7416; Scientific Reports 2013, 3, 2384; Angew. Chemie – Int. Ed. 201453 (45), 12101–12105. Notadamente conhecida como uma disciplina da física, a triboeletricidade vem se beneficiando de várias metodologias, técnicas e tópicos comuns aos químicos, principalmente aquelas relacionadas com a ciência de colóides e superfícies. Mais recentemente, tais fenômenos têm sido reconhecidos como importantes meios para geração, coleta e armazenamento de energia sustentável, que é uma das linhas do Laboratório Coulomb de Eletrostática e Mecanoquímica coordenado pelo docente do PPGQ.

https://www.ufsm.br/cursos/pos-graduacao/santa-maria/ppgq/wp-content/uploads/sites/509/2020/06/ESA_Rising_Star_Award_Thiago_Burgo_2020.pdfto

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-509-1032

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes