Ir para o conteúdo PPGQ Ir para o menu PPGQ Ir para a busca no site PPGQ Ir para o rodapé PPGQ
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

QMC967 Seminários II – 23 de novembro



Na disciplina QMC967 – Seminários II, serão apresentados os seminários das 15:30 às 19:30 na segunda-feira, dia 23 de novembro:

Discente: Júlia Antunes de Oliveira

Título: Técnicas espectroscópicas avançadas para o diagnóstico de doenças de plantas. Uma revisão

Resumo:

O aumento da população mundial demandará, em um futuro próximo, uma produção de alimentos entre 70-100% a mais do que a atual. Uma das estratégias para resolver esse problema está focada em aumentar o rendimento das safras já existentes. Isso inclui o diagnóstico oportuno de estresses bióticos e abióticos nas plantas. O estresse biótico é responsável por perdas que variam entre 20-40% da produtividade agrícola global. Com o objetivo de ajudar a minimizar essas perdas massivas, vários métodos moleculares e de imagem são empregados para permitir a detecção de patologias em estágios iniciais. Entretanto, quando se trata de doenças, o tempo e a confiabilidade são essenciais, e esses requisitos não são atendidos pelos métodos de análise atuais. Em virtude disso, métodos alternativos como espectroscopias de infravermelho (IR, do inglês Infrared) e Raman (RS, do inglês Raman Spectroscopy) têm despertado interesse para a detecção confirmatória rápida e a identificação de fitopatógenos em campo. 

Discente: Ana Júlia Zimmermann Londero

Título: Complexos de paládio(II) com ligantes bis-pincer redox ativos com controle da rigidez e distância entre metais

Resumo:

Neste trabalho são reportados quatro complexos de paládio(II) inéditos com ligantes bis-pincer redox ativos derivados de arilaminas. Estes ligantes tridentados do tipo pinça, apresentam três sítios de coordenação, os quais podem conter fósforo-nitrogênio-fósforo (PNP) ou nitrogênio-nitrogênio-nitrogênio (NNN). Além disso, essas unidades são conectadas através de linkers orgânicos. Devido à sua natureza rica em elétrons, os derivados de arilamina podem ser facilmente oxidados em cátions radicais, atuando como bases de Lewis altamente reativas. Os complexos neutros foram tratados com agentes oxidantes apropriados [Cp2Fe]CB11H12 e [(4-BrC6H4)3N]SbCl6 para levar a formação das espécies mono e bis-oxidadas. Análises dos complexos por difração de raios X, voltametria cíclica, espectroscopia na região do ultravioleta, visível e infravermelho próximo e espectroscopia de ressonância paramagnética eletrônica, bem como cálculos da teoria funcional da densidade auxiliaram na investigação do acoplamento eletrônico entre os sítios redox reversíveis. 

Os seminários estão abertos ao público, por videoconferência no Google Meet. Interessados podem entrar em contato com o Prof. Sailer (sailer.santos@ufsm.br) com antecedência, e fazer acesso via e-mail institucional com final @acad.ufsm.br.

Grato pela atenção!

Sailer

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-509-1482

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes