Ir para o conteúdo PPGQ Ir para o menu PPGQ Ir para a busca no site PPGQ Ir para o rodapé PPGQ
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

QMC966 – Seminários I – 30 de novembro



Na disciplina QMC966 – Seminários I, serão apresentados os seminários das 13:30 às 15:30 na segunda-feira, dia 30 de novembro:

Discente: Luiza Bertoldo Stefanello

Título: Propriedades termodinâmicas padrões para avaliação do grau de energia de combustíveis fósseis e combustíveis renováveis (Renewable Energy 147 (2020) 2160 – 2170)

Resumo

Devido a crescente preocupação ambiental, e a alta procura por combustíveis renováveis e menos poluentes, é cada vez mais importante conhecer as características energéticas dos combustíveis. Nesse contexto, a termodinâmica entra como aliada e atua como uma ferramenta versátil no que diz respeito as características, qualidades e também na eficiência de utilização energética de diversos combustíveis disponíveis ao redor do mundo. Neste trabalho, Huang e colaboradores propõem um modelo matemático simples que utiliza como única variável o calor de combustão dos combustíveis. Eles comparam este modelo com modelos já descritos na literatura e com modelos teóricos. A partir dos valores de desvios relativos obtidos com os cálculos de entalpia padrão e exergia padrão, comparando o próprio modelo com os demais, Huang e seus colaboradores chegam a conclusão de que o modelo pode ser aplicado para calcular o grau de energia dos combustíveis, a vantagem de utilização deste modelo é que ele depende apenas de uma variável, e esta pode facilmente ser determinada experimentalmente.

Discente: Cleusa Fatima Zanchin

Título: Método de Microextração Líquido-Líquido Dispersiva com base em jato de tinta acoplado com UHPLC-MS/MS para a determinação de aflatoxinas em trigo

Resumo

As aflatoxinas são substâncias heterocíclicas oxigenadas altamente tóxicas. Podem ser encontradas em cereais e seus derivados e são provenientes da má condição de armazenamento e processamento dos mesmos. Agências de saúde pública estabeleceram limites rigorosos para a presença destas substâncias nos alimentos. Os métodos analíticos utilizados para a determinação dos níveis de concentração de aflatoxinas tem por objetivo reduzir os efeitos da matriz e são baseados em etapas de extração e quantificação das amostras. Destaca-se a técnica de microextração em fase líquida por consumir menos reagentes e ter alto fator de pré-concentração. Neste contexto, foi estabelecido e otimizado um novo método baseado na tecnologia de jato de tinta para a extração das aflatoxinas em trigo e determinação por UHPLC-MS/MS.

Discente: Débora Pereira de Almeida 

Título: Transforming Separation Science with Single-Molecule Methods

Resumo

O desenvolvimento de métodos analíticos para análise de resíduos de A separação e identificação das moléculas são de extrema importante em uma analise química. Principalmente pela diversidade e complexidade de matrizes que precisam ser determinados. Por meio destes desafios novos a ciência das separações também se faz necessário a expansão dos estudos de métodos mais tradicionais que levam ao desperdício de recursos. Assim, favorecendo o desenvolvimento de técnicas single-molecule expandindo a capacidade de monitorar uma molécula de cada vez. Assim, permitindo análise de traços em tempo real e utilizam uma quantidade infinitamente menor de concentração de analito. Resolvendo assim várias fenônemos raros que conduzem a refinamento de aplicações comerciais por meio de redução do tempo de otimização de processos.

Os seminários estão abertos ao público, pela videoconferência no Microsoft Teams. Interessados podem entrar em contato com o Prof. Robert (rburrow@ufsm.br) .

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-509-1487

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes