Ir para o conteúdo PPGQ Ir para o menu PPGQ Ir para a busca no site PPGQ Ir para o rodapé PPGQ
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

QMC967 Seminários II – 25 de janeiro de 2021



Na disciplina QMC967 – Seminários II, serão apresentados os seminários das 15:30 às 19:30 na segunda-feira, dia 25 de janeiro de 2021:

Discente: Lucas Mironuk Frescura

Título: Campo elétrico de polarização espontânea impulsionando a separação e transferência de carga para evolução fotocatalítica sustentável de bolhas H2 

Resumo

Ao longo das últimas décadas, problemas como o esgotamento de combustíveis fósseis tem atraído a comunidade científica para desenvolver formas de geração de energia sustentável. A energia solar é um meio de geração de energia inesgotável e altamente sustentável, nesse sentido, surge a fotocatálise para auxiliar na produção de combustível, principalmente combustível de H2 a partir da partição da molécula de H2O. Para a produção de H2 é necessário a utilização de fotocatalisadores capazes de realizar a clivagem da H2O a partir da absorção de fótons. É necessário que os fotocatalizadores sejam moléculas não nocivas e sem a necessidade de múltiplas etapas na sua produção. Este trabalho apresenta uma proposta para a síntese de um fotocatalizador que seja simples, porém eficaz, a partir de um conhecido fotocatalizador de nitreto de carbono grafite em camadas (g-C3N4) inserindo íons de In3+ no centro da molécula, gerando um campo elétrico espontâneo, aumentando a capacidade de absorção de fótons e consequentemente a produção de H2 pela partição de molécula de água.

Discente: Victor dos Santos Pereira

Título: Emprego da aminação redutiva para a síntese e funcionalização de aminas com emprego de H2 como redutor e catalisada por Ni

Resumo

O crescimento populacional acelerado leva a uma maior demanda na produção sustentável de novos produtos, com um maior rendimento, menor número de etapas e com geração mínima de subprodutos indesejados. A demanda na produção de aminas tem crescido concomitante ao crescimento populacional. As aminas são produtos químicos de elevado interesse industrial, por atuarem como precursores-chave e intermediários reacionais de uma ampla gama de produtos químicos, sendo aplicadas em diferentes campos da ciência, como na medicina, na produção de fármacos e de agrotóxicos. A aminação redutiva com uso de metais de transição como catalisadores tem se mostrado uma estratégia eficiente para a formação da ligação C-N na síntese e funcionalização de alquil aminas, cujos compostos carbonílicos reagem com amônia ou aminas na presença de um agente redutor. Dentre os diversos redutores empregados, a utilização de hidrogênio molecular tem se destacado por ser um reagente relativamente barato, abundante e por gerar somente água como subproduto, reduzindo desta forma os impactos ambientais. São crescentes as pesquisas para o desenvolvimento de novos catalisadores com a utilização de metais mais baratos, como o Ni. A catálise heterogênea de aminas com uso de catalisadores à base de Ni tem se mostrado seletiva e uma estratégia eficiente na área de síntese orgânica.

Os seminários estão abertos ao público, por videoconferência no Google Meet. Interessados podem entrar em contato com o Prof. Sailer (sailer.santos@ufsm.br) com antecedência, e fazer acesso via e-mail institucional (com final @acad.ufsm.br).

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-509-1510

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes