Ir para o conteúdo PPGQ Ir para o menu PPGQ Ir para a busca no site PPGQ Ir para o rodapé PPGQ
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Aprovados doutorado seleção realizada em 13/06/2016

QUÍMICA ANALÍTICA – NOTA
GABRIEL TONETO DRUZIAN – 7,90
JAIME SILVESTRE MANDLATE – 7,20
LUANA FLORIANO – 9,14
RENAN BUQUE PARDINHO – 7,10
RÔMULO DE OLIVEIRA SCHWAICKHARDT – 7,09

QUÍMICA ORGÂNICA – NOTA
ALEX KETZER – 7,13
BRUNO LUÍS HENNEMANN – 9,40
JULLIANO GUERIN LEAL – 7,03
LUCIMARA LAIS ZACHOW – 7,23
PABLO ANDREI NOGARA – 8,60

QUÍMICA INORGÂNICA – NOTA
BRYAN BRUMMELHAUS DE MENEZES – 7,10
FELIPE DORNELLES DA SILVA – 7,40

Confirmação da vaga
De acordo com o EDITAL Nº 022/PRPGP/UFSM, de 11 de maio de 2016


Informações Adicionais Doutorado:
Código do Curso: 907

Durante o doutorado o aluno deverá realizar um mínimo de 36 créditos, dos quais 30 créditos em disciplinas e 06 em seminário. O aluno poderá aproveitar 18 créditos feitos durante o mestrado no PPGQ/UFSM ou em outro PG. Também poderá solicitar o aproveitamento da língua inglesa feita no mestrado. 
Para solicitar a dispensa utilizar o formulário Dispensa de Disciplinas disponível em www.ufsm.br/ppgq – Alunos – Formulários e entregar na Coordenação até o dia 09/09/2016.
 As disciplinas cursadas em outro PG devem ser encaminhadas à Coordenação com histórico e ementa para análise e as cursadas no PPGQ são liberadas automaticamente.
Obs.: as disciplinas cujas dispensas foram solicitadas devem constar do plano de estudos.

A solicitação de matrícula deve ser efetuada através do site www.ufsm.br no Portal do Aluno no período 19 a 22/07/2016 usando login (nº matrícula) e senha fornecidos diretamente ao aluno pelo DERCA por e-mail.

No semestre que o aluno não tiver nenhuma disciplina do currículo para cursar deverá se matricular em EDD 00X – Elaboração Defesa Doutorado para manter o vínculo com a UFSM.

É responsabilidade do aluno conferir no Portal do Aluno, após o processamento pelo CPD, se as solicitações foram aceitas pelo sistema.

O atendimento aos alunos na Secretaria do PPGQuímica (esclarecimento de dúvidas, retirada de guia de matrícula, atestados, etc …) é realizado somente no turno da manhã.

A ficha Identificação do Aluno (com ou sem* a assinatura do Orientador) deverá ser preenchida e entregue na Coordenação, impreterivelmente, até o dia 01/08/2016.  Esta ficha, em Word (sem a assinatura do Orientador), também deverá ser enviada por e-mail para o endereço ademir.s.sartori@ufsm.br até o dia 29/07/2016 e encontra-se disponível para download em www.ufsm.br/ppgq no ícone Alunos – Formulários.
* Obs.: O aluno que entregar a ficha de Identificação sem constar o nome do(a) Orientador(a) e assinatura não concorrerá a bolsa.

Plano de estudos. No início do segundo semestre (até 26/08/2016) os alunos deverão acessar o Portal do Aluno abrir o plano de estudos, preencher e tramitá-lo para seu orientador. 
Os alunos somente poderão realizar suas matrículas no semestre seguinte se tiverem preenchidos e aprovados seus planos de estudos on-line. Tutorial disponível em www.ufsm.br/pppg  – Alunos – Formulários.

No decorrer do Curso, de acordo com a Resolução 003/10 *, o aluno de Doutorado da UFSM deverá realizar o Teste de Suficiência em Língua Estrangeira – TESLLE. Para tanto o aluno deverá fazer sua inscrição via web (www.ufsm.br). O período para inscrição no 2º semestre 2016, de acordo com o calendário letivo da UFSM, será de 15/08 a 02/09/2016. O teste será no dia 07/10/2016. 
* I – Os alunos brasileiros e estrangeiros oriundos de países de língua portuguesa poderão escolher entre as línguas estrangeiras oferecidas a cada edição do teste. 
II – Os demais alunos estrangeiros deverão submeter-se ao teste em língua portuguesa. 


O calendário estudantil 2016 encontra-se disponível no site www.ufsm.br e www.ufsm.br/ppgq

O regulamento do PPGQ encontra-se disponível no site www.ufsm.br/ppgq – O Programa

* Eventuais mudanças de datas (se houver) serão disponibilizadas no site da UFSM (www.ufsm.br) em Alunos- calendário letivo