Ir para o conteúdo PPGRI Ir para o menu PPGRI Ir para a busca no site PPGRI Ir para o rodapé PPGRI
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Segunda edição do Café Defesa | 2016 enfatizou a importância de parcerias entre Exército, universidades e sociedade civil



Na quinta-feira, 22 de setembro, ocorreu a segunda edição do Café Defesa | 2016. Realizado no Auditório do Prédio da Antiga Reitoria, o evento contou com dois palestrantes, Cel. Mário Giussepp ANDREUZZA (NEE/CMS) e Cel. Piraju BOROWSKI Mendes (EP/3ª DE), que discorreram a respeito da temática “A Rede de Estudos Estratégicos do Exército e seus Pilares no Sul e em Santa Maria”.

Em sua fala, o Cel. Mário Giussepp Andreuzza abordou as principais questões geoestratégicas da atualidade e como elas são lidas pelo Brasil, em especial pelo Núcleo de Estudos Estratégicos, Órgão de Assessoramento do Comando Militar do Sul que integra a Rede de Estudos Estratégicos do Exército (RE3). Ainda pensando a questão dos Estudos Estratégicos, mas dando enfoque ao trabalho no Escritório de Projetos da 3ª Divisão do Exército, o Cel. Borowksi relatou a rotina de contatos com instituições, entidades e empresas, a fim de estreitar os vínculos com os segmentos da sociedade envolvidos na pesquisa e desenvolvimento de tecnologia e produtos da área de defesa e segurança.

Como ponto comum entre as duas falas, os palestrantes enfatizaram a importância das parcerias entre Exército, Universidades e think thanks para a construção de um plano estratégico de longo prazo no Brasil. O Café Defesa se consolida, assim, como um desses espaços de aproximação, que tem como intuito ampliar o debate público e aproximar agentes interessados nas discussões sobre Capacidade Estatal, Segurança e Defesa. Como objetivo fim, o Café Defesa visa instigar o interesse da sociedade civil na temática, questão também apontada como de extrema importância para os palestrantes dessa edição.

Confira as fotos:

 

{djmedia 26}
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-497-487

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes