Ir para o conteúdo PPGRI Ir para o menu PPGRI Ir para a busca no site PPGRI Ir para o rodapé PPGRI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Última edição do Café Defesa | 2016 falou sobre o papel do Estado nas estratégias de inovação e desenvolvimento na área de defesa



Foi realizada na segunda-feira, 12 de dezembro, a edição de encerramento do ciclo de palestras do Café Defesa | 2016. O evento contou a palestra do Prof. Dr. Érico Esteves Duarte, intitulada “Inovação e Desenvolvimento em Aviação de Combate: Estados Unidos, Rússia, China e Índia”.

A palestra teve como objetivo contextualizar a questão de inovação e desenvolvimento da aviação de combate a partir de casos empíricos e históricos, em especial os casos de Estados Unidos, Rússia, China e Índia, no intuito de pensar a situação brasileira. Em sua fala, o professor avaliou a relação entre tecnologia e defesa, a economia de defesa em países em desenvolvimento, o porquê da decisão pelos aviões de combate Gripen e o mercado internacional de aviação de combate.

O professor também destacou o papel do Estado como gerenciador social nas estratégias de inovação e desenvolvimento, além da necessidade de autoridade e planejamento estatal de longo prazo na área de defesa. Com isso, reforçaram-se as discussões dos encontros anteriores, que pautaram a importância de parcerias entre Estado, Forças Armadas, universidades, sociedade civil e empresas na construção de um plano estratégico de longo prazo para o Brasil.

Confira as fotos do evento:

{djmedia 29}
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-497-493

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes