Ir para o conteúdo PPGRI Ir para o menu PPGRI Ir para a busca no site PPGRI Ir para o rodapé PPGRI
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pesquisador do GECAP participou do IX Congresso Latino-Americano de Ciência Política



GECAP 2017 CLACP JULIOO Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP) esteve presente durante dos dias 26 a 28 de julho, no IX Congresso Latino-Americano de Ciência Política, na Associação Uruguaia de Ciência Política – AUCiP, Montevideu, Uruguai.

O congresso na sua nona edição teve como tema: ¿Democracias en Recesion?, onde buscou fomentar o debate acerca da evolução da ciência política na região latino-americana e a inseparável da trajetória com a democrática, além de trazer em questão temas sobre o panorâma político complexos da região como as suspeitas de corrupção na América Latina, a mudança no clima da economia regional.

Na ocasião esteve presente o prof. Dr. Júlio Cossio, pesquisador efetivo do GECAP, apresentando no painel Política exterior, seguridad y defensa en la región sudamericana, a pesquisa El rol de Brasil en la seguridad regional: de la convergencia al aislamiento. Onde buscou analisar na sua fala o papel do Brasil na segurança regional, após a crise política e econômica.

Além disso, o Dr. Júlio César apresentou o trabalho Condicionantes da Política Externa na América Latina: uma análise histórico-comparativa dos casos de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Venezuela no painel Políticas exteriores comparadas. A fala do professor teve como objetivo comparar as políticas externas dos cinco países e avalia-las às condicionantes mais importantes das mudanças de orientação de suas políticas externas. Assim, ressaltou ao longo da apresentação o peso relativo e o relacionamento de cada condição com o caso, destacando o peso relativo de cada nível analítico (interno e externo) em função da presença ou ausência como condição necessária da mudança na política externa de cada um dos casos avaliados.

CLACP: Congresso Latino-americano de Ciência Política é um evento promovido no âmbito da Associação Latino-americana de Ciência Política e a sua nona edição teve como orgão organizador a Associação Uruguaia de Ciência Política.

AUCiP: Associação Uruguaia de Ciência Política é uma oranização científica internacional sem fins lucrativos. O objetivo da associação é integrar acadêmicos, investigadores e profissionais e promover o debate político sobre a América Latina e Caribe.

 


Notícia vinculada a


Publicações Recentes