Ir para o conteúdo PPGRI Ir para o menu PPGRI Ir para a busca no site PPGRI Ir para o rodapé PPGRI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

GECAP esteve presente no II Encontro Regional Sul da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED).



Danielle e JulioO Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP) esteve presente no II Encontro Regional Sul da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED), ocorrido nos dias 22 e 23 de agosto na Facudade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; em Porto Algre – RS.

A segunda edição do encontro é uma iniciativa conjunta da Associação e dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Política e em Estudos Estratégicos Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que conta com financiamento da CAPES e apoio do Comando Militar do Sul. O evento integra o plano de ação da ABED que visa fomentar intercâmbio entre universidades vizinhas, aprofundando o diálogo acadêmico e contribuindo para o incremento na qualidade das pesquisas e publicações ligadas aos Estudos de Defesa no Brasil. Assim, o evento contou como tema central o debate dos Os Novos Documentos de Defesa Nacional submetidos ao Congresso Nacional.

Na ocasião, professora pesquisadora do GECAP Drª Daniellle Jacon Ayres Pinto juntamente com o bolsista de iniciação científica Julio Werle Berwaldt (RI/UFSM) apresentaram a pesquisa, desenvolvida em parceria com o GEPPIC/UFSM, initulada ”Cibersegurança e a Construção do Poder do Estado no Século XXI”. O trabalho integrou o simpósio temático sobre Segurança Internacional e procurou explorar como a difusão dos recursos de poder cibernéticos poderão influenciar e determinar as relações da política internacional. Também houve a apresentação do pós-graduando vinculado ao GECAP, Augusto César Dall’Agnol (PPGEEI/UFRGS) em co-autoria com o pós-graduando Lariecianne Piccolli (PPGEEI/UFRGS) e Tito Lívio Barcellos Pereira (PPGEEI/UFRGS), no simpósio sobre Segurança Internacional.

O evento contou ainda com a coordenação do prof. Dr. Igor Castellano da Silva, coordenador do GECAP, no simpósio temático sobre as orçanizações e operações Militares.

Além disso, quatro graduandos vinculados ao ao GECAP apresentaram trabalhos relacionados a pesquisas em andamento. Foram eles, Brenda de Cassia Silva Gomes (RI/UFSM) em co-autoria com Leonardo Miglioranza Castagna (RI/UFSM) apresentando o trabalho A Evolução dos Documentos Naiconais de Defesa: um comparativo entre as versões da PND e END; Douglas Marcelo Becker Dilkin (RI/UFSM) apresentando o trabalho As Influências da Relações Bilaterias entre Irã e Iraque na Construção dos seus Estados; e Gabriela Alves de Borba (RI/UFSM) apresentando o trabalho Estratégias de Segurança do Pré-Sal (2006-2016).

Confira alguns momentos do evento!

{djmedia 30}

 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-497-573

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes