Ir para o conteúdo PPGRI Ir para o menu PPGRI Ir para a busca no site PPGRI Ir para o rodapé PPGRI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

GECAP integrou a programação do III SEMINDE



ProfessoresDurante os dias 8, 9 e 10 de novembro, o Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP) esteve presente no III Seminário Internacional de Defesa (SEMINDE), na região de Santa Maria, RS. A terceira edição do evento teve como objetivo reunir empresários, militares, representantes do poder público e de instituições vinculadas aos setores de defesa e segurança pública, além de acadêmicos, pesquisadores e imprensa especializada, para discutir oportunidades de desenvolvimento dos setores.

Representado pelo coordenador do grupo, Prof. Dr. Igor Castellano da Silva, o GECAP compôs a Comissão Organizadora do evento, e coordenou a realização do I SEMINDE Acadêmico. O SEMINDE Acadêmico procurou produzir insumos e debater propostas que amparem os objetivos do SEMINDE, por meio de análises estratégicas, aplicadas e técnicas vinculadas aos desafios estratégicos, econômicos e tecnológicos da base industrial de defesa. Demais pesquisadores do GECAP também compuseram a Comissão Científica do SEMINDE Acadêmico. Foram eles, o Prof. Dr. Júlio César Cossio Rodriguez (CCSH/UFSM), a Profa. Dra. Danielle Ayres (CCSH/UFSM), a Profa. Dra. Nilza Luiza Venturini Zampieri (CT/UFSM) e o Prof. Dr. Julio Eduardo Rohenkohl (CCSH/UFSM). Além de trabalharem na concepção e organização do evento, os pesquisadores do GECAP auxiliaram nas atividades de coordenação e avaliação de Grupos de Trabalho (apresentações orais) e da Mostra de Iniciação Científica (pôsteres).

 

Nas atividades do evento, o coordenador do grupo mediou o painel “Agenda de Segurança e Defesa na América do Sul”, que reuniu os professores Andrés Malamud (ICS/Universidade de Lisboa) e Antonio Jorge Ramalho da Rocha (UnB e ESUDE-CDS) e debateu as perspectivas para cooperação em matéria de Segurança e Defesa na América do Sul e o papel do Conselho de Defesa Sul-Americano.

Na apresentação de trabalhos, a Profa. Dra. Danielle Jacon Ayres Pinto apresentou, juntamente com o estudante vinculado ao GECAP, Julio Werle Berwaldt, a pesquisa “Defesa Cibernética: desafios e oportunidades para os países da América do Sul”. O objetivo foi identificar as demandas dos atores estatais frente à construção do seu poder e as dificuldades de resposta que a fricção do ambiente cibernético impõe aos paradigmas tradicionais das Relações Internacionais.
Além disso, estudantes vinculados ao GECAP participaram do I SEMINDE Acadêmico na modalidade iniciação científica com a apresentação de oito projetos de pesquisa vinculados ao grupo. Foram eles:

• Ana Luiza Vedovato Rodrigues: ‘‘ Ordem regional na América do Sul: mudanças e causas sistêmicas’’;
• Douglas Marcelo Becker Dilkin: ‘‘As influências das relações bilaterais entre Irã e Iraque na construção dos seus estados’’;
• Gabriela Alves de Borba: ‘‘Estratégias de Segurança do Pré-Sal Brasileiro (2006-2016)’’;
• Guilherme de Almeida Pastl: ‘‘Contribuições de Angola para a segurança e defesa no Atlântico Sul: atuais limitações e potenciais capacidades’’;
• Julio Werle Berwaldt: ‘‘O Polo de Defesa e Segurança de Santa Maria: Inteligência Comercial, Tecnológica e de Governança’’;
• Leonardo Miglioranza Castagna: ‘‘Guerra e Construção do Estado na África’’;
• Thaís de Campos Moreira: ‘‘Polos de Defesa Nacionais: modelos de governança institucional em evolução’’; e
• Thayara Cassenote dos Santos: ‘‘Fundamentos Teóricos das Firmas inovadoras’’.

 

Confira alguns momentos do evento.

 

 

{djmedia 34}
 Fotos Oficiais do III SEMINDE

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-497-636

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes