Ir para o conteúdo PPGRI Ir para o menu PPGRI Ir para a busca no site PPGRI Ir para o rodapé PPGRI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pesquisa aplicada é uma das esferas de trabalho do GECAP



O Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP) se situa no âmbito do Departamento de Economia e Relações Internacionais, do Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM. O grupo é coordenado pelos professores Igor Castellano da Silva e Júlio César Cossio Rodriguez, e conta atualmente com a participação de mais de 30 pesquisadores e pesquisadoras, em vários níveis de formação.

O grupo procura pesquisar e divulgar a relevância das temáticas de Capacidade Estatal, Segurança e Defesa nas Relações Internacionais, com o foco na contribuição para o fortalecimento da soberania, segurança e desenvolvimento do Brasil e de seu entorno estratégico. As atividades se dividem em pesquisa e extensão.

As pesquisas focam o desenvolvimento de duas esferas principais: pesquisas básicas e pesquisas aplicadas. As pesquisas básicas buscam contribuir para o avanço teórico e metodológico e o desenvolvimento de estudos inovadores, na vanguarda do conhecimento internacional sobre Relações Internacionais, Segurança e Defesa. Seus achados servem de base para o desenvolvimento das pesquisas aplicadas, que fazem parte da esfera prática do grupo. As pesquisas aplicadas têm como objetivo produzir diagnósticos, avaliações e recomendações de políticas públicas para setores como defesa, cooperação internacional, segurança pública, arranjos produtivos, inovação e processos de integração. Buscam, assim, nortear processos de desenvolvimento local, regional e nacional, orientadas pelo contexto estratégico em que se inserem. As atividades de extensão, por sua vez, priorizam a socializar e divulgar os avanços obtidos nas atividades de pesquisa e prospectar as demandas sociais que devem ser investigadas.

 O Polo de Defesa e

Exemplo de projeto de PESQUISA APLICADA desenvolvido pelo grupo

O Polo de Defesa e Segurança de Santa Maria: Inteligência Comercial, Tecnológica e de Governança

Relevância: Prospectar modelos virtuosos para o desenvolvimento e a governança do APL Polo de Defesa e Segurança de Santa Maria, a partir da realização de diagnósticos comparativos (econômico, comercial, tecnológico e institucional) de polos de defesa nacionais e internacionais.

Contribuições para a sociedade: Parcerias com o setor industrial e com a as Organizações Militares, tanto a nível municipal quanto estadual e nacional. Os diagnósticos produzidos pelos membros contribuíram para o debate em instituições de governança do Polo e fomentaram a mentalidade de Defesa em instâncias múltiplas, a exemplo do Seminário Internacional de Defesa de Santa Maria. Internamente, o projeto possibilitou a identificação de carências teóricas e metodológicas no estudo da inovação tecnológica e da articulação entre indústrias de defesa, instituições de pesquisa e os setores de aquisição das forças armadas, provendo insumos para pesquisas futuras com aplicações específicas aos contextos regional e nacional.

Produtos: Elaboração do livro ‘Polos de Defesa e Segurança: Estado, Instituições e Inovação’, a ser publicado pela Editora UFSM, com lançamento previsto para 2019. Organização de eventos que promovem o debate entre as diferentes esferas, tais como, o Curso de Extensão em Defesa Nacional do Ministério da Defesa, o Seminário Internacional de Defesa de Santa Maria, o Café Defesa, a Jornada de Estudos Estratégicos da Escola de Comanda e Estado-Maior do Exército e o III Encontro Regional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa . Participação no grupo gestor do APL Polo de Defesa e Segurança de Santa Maria. 

 

Assessoria de Pesquisa

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-497-752

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes