Ir para o conteúdo PPGRI Ir para o menu PPGRI Ir para a busca no site PPGRI Ir para o rodapé PPGRI
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

GECAP no Seminário Internacional América do Sul na Era Nuclear



O Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP) esteve presente no Seminário Internacional “América do Sul na Era Nuclear: riscos, desafios e perspectivas” que ocorreu nos dias 20 e 21 de agosto, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria. O evento teve como Coordenador-Geral o Prof. Dr. Júlio César Cossio Rodriguez, pesquisador efetivo do GECAP.

A conferência reuniu mais de 20 especialistas nacionais e internacionais para debater a temática da energia nuclear, a partir de sua importância tanto para a segurança internacional, como suas consequências socioeconômicas. Entre os 22 convidados haviam representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), a organização Women In Nuclear Global (WiN Global) e a Fundação de Não Proliferação para Segurança Global (NPSGlobal). Além disso, o evento contou com a presença de três organizações que receberam o Prêmio Nobel da Paz. Foram elas: a International Physicians for the Prevention of Nuclear War (IPPNW), Internacional para Abolição de Armas Nucleares (ICAN) e a Pugwash Conferences on Science and World Affairs, esta que foi uma das idealizadoras do projeto.

Além da coordenação-geral, o GECAP esteve presente na primeira mesa do evento, intitulada “Medidas nacionais e regionais para a segurança de instalações nucleares existentes; riscos decorrentes do terrorismo sectário; Cooperação regional e sub-regional para os usos pacíficos da energia nuclear; tratamento e eliminação de resíduos radioativos” com a moderação do Prof. Dr. Igor Castellano da Silva.

O seminário também contou com uma Mostra Acadêmica, da qual estudantes vinculados ao GECAP fizeram parte:

  • Ana Luiza Vedovato Rodrigues – Causas estruturais para a cooperação nuclear na América do Sul: transição de poder e institucionalização da ordem regional de governança
  • Gabriela Alves de Borba, Gabriela Tamiris Rosa Corrêa, Henrique Jorgielewicz Rogovschi, Julia de Castro Martins, Laiza Fortes Siqueira, Valentina Tâmara Haag – Sistema de Alocação dos Royalties do Petróleo Brasileiro: um estudo sobre a gestão orçamentária dos Projetos de Defesa da Amazônia Azul.
  • Yuri Bravo Coutinho – Polos de Defesa Internacional: um estudo comparativo

Mais de 900 pessoas compareceram ao evento, que teve repercussão dentrofora do país. Os certificados de participação serão disponibilizados no site do evento. Os vídeos completos das diversas mesas podem ser assistidos aqui. A cobertura completa do evento e as demais fotos estão disponíveis no site Lex. Em breve, disponibilizaremos a galeria de fotos completa aqui no site do GECAP. 

 

{djmedia 43}

Foto: Cobertura do Lex – Labotário Experimanetal de Jornalismo (Laura Coelho, Marcos Oliveria e Rafael Happke).

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-497-682

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes