Ir para o conteúdo PPGRI Ir para o menu PPGRI Ir para a busca no site PPGRI Ir para o rodapé PPGRI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Universidades de Santa Maria e Porto Alegre participam do 2º Curso de Simulação de Combate



IMG 2003

O Grupo de Estudos em Capacidade Estatal e Defesa (GECAP) juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (PPGRI/UFSM) participaram de mais uma edição do Curso de Extensão em Simulação de Combate.

 

Uma parceria entre o Comando Militar do Sul (CMS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o curso é realizado com o intermédio do Núcleo de Estudos Estratégicos do CMS. Como proposta o curso apresentou suas atividades divididas em duas etapas: a primeira em Porto Alegre e a segunda em Santa Maria.

 

Em Santa Maria, as atividades ocorreram durante o dia 22 de maio, no Centro de Adestramento Sul (CA-Sul), no Centro de Instrução de Blindados (CI Bld) e na sede do Campo de Instrução de Santa Maria (CISM). A realização desta segunda etapa do Curso contou com a integração do GECAP e do PPGRI/UFSM, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e do Curso de Jogos Digitais da Universidade Franciscana (UFN) com o Programa de Pós-graduação de Estudos Estratégicos Internacionais, da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS.

 

Como parte do conteúdo programático, o curso visou proporcionar as noções básicas de Simulação de Combate, nas modalidades construtiva, virtual e viva. A proposta foi dividida em duas etapas, ocorrendo parcialmente nas cidades de Porto Alegre (Simulação Virtual e Emprego da Simulação) e Santa Maria (Simulação Tática, Simulador de Apoio de Fogo, Simulação Construtiva, Instrução de Blindados e Simulação de Combate no CI Bld).

 

Foto: Sd Marques, 3ª DE

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-497-725

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes